quinta-feira, 25 de julho de 2013

Interface de Batalha (X&Y) - primeiras imagens

Surgiram as primeiras imagens da Interface de Batalha de Pokémon X&Y na eShop da Nintendo 3DS, uma interface que se baseia no que a GameFreak já havia desenvolvido para os jogos da 5ª geração, com um upgrade gráfico substancial graças às capacidades técnicas da consola.

Talonflame em plena acção
Uma interface mais "limpa", graficamente definida e minimalista. No ecrã inferior, o botão FIGHT (que apresenta o Pokémon que se encontra em batalha, através do respectivo sprite da PokéDex) mantém-se como o elemento central, ao qual se juntam os botões BAG, RUN e POKÉMON, com as palavras inseridas em botões coloridos (as mesmas cores que definiam a cor das letras na 5ª geração). Um olhar mais atento permite identificar elementos gráficos no background dos botões, que acentuam a função de cada um. No ecrã superior, podemos contemplar de frente o modelo 3D do Pokémon que se encontra em batalha.

E Pancham
O design minimalista traz algumas mudanças notórias em comparação com a 5ª geração: o relógio situado no topo do ecrã inferior deixa de existir, presumindo-se que o jogador tenha de pressionar o botão HOME da 3DS para consultar o relógio interno da consola, não o podendo fazer in-game. Da mesma forma, os indicadores de infravermelhos (IR), Wi-Fi, Wireless e Bateria, assim como a contagem de Pokémon da equipa do jogador, desaparecem to ecrã inferior (ainda não é claro se o indicador de condição metereológica desaparece ou permanece), uma decisão que pode ter como intenção tornar X&Y mais "polido" e simples, evitando-se sobrecarregar o jogador com demasiada informação no ecrã. "Economia de espaço", basicamente.

Estas mudanças geraram, como seria de esperar, opiniões diversas. Há quem considere que a omissão de indicadores como o da bateria é desnecessário e pouco funcional, por ser uma via rápida e intuitiva para o jogador saber o estado da bateria do sistema. Por outro lado, há quem desvalorize estas mudanças, alegando que o simples acto de pressionar o botão HOME da 3DS é mais do que suficiente para aceder à informação geral da consola, sem grande prejuízo da experiência de jogo, à semelhança do que acontece com outros jogos da Nintendo 3DS.


Interface de Batalha da 5º Geração

4 comentários:

Shaymin Pokeball