segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Starters de Kanto em Pokémon X&Y [rumor]

Sim, mais um rumor, desta vez devido a peluches.


Como podem ver pela imagem, foram revelados os primeiros peluches de Pokémon X&Y, produzidos pelo fabricante de brinquedos japonês Tomy, que serão lançados no mercado em Outubro e Novembro deste ano, acompanhando o lançamento de Pokémon X&Y. Para já, o 'catálogo' abrange os três Pokémon iniciais de Kalos (Chespin, Fennekin e Froakie), Halioptile, o 'clássico' Pikachu e... Bulbasaur, Charmander e Squirtle, os três Pokémon iniciais de Kanto.
É o que se pode constatar tendo em conta a imagem, embora sejam visíveis dois espaços por preencher, que provavelmente corresponderão a outros Pokémon a revelar mais tarde.

O enigmático da situação é precisamente a presença dos três iniciais de Kanto na apresentação de uma nova gama de peluches dedicada à 6ª Geração, situação que desde logo gerou o rumor de que os três iniciais da 1ª geração estariam, de alguma forma, presentes em X&Y.
O rumor em si é complementado pela informação de um leak anterior, onde, entre outros detalhes, se deu a conhecer o Pokémon Inkay antes da sua revelação oficial.

Segundo a informação então disponibilizada, o Professor Sycamore oferece ao jogador um dos três starters de Kanto, sensivelmente a meio da história do jogo. Não é um episódio inédito, pois nos remakes da 2ª Geração (HeartGold e SoulSilver), o Prof. Oak oferece essa mesma hipótese de escolha ao jogador, depois de este obter os dezasseis crachás do jogo (Johto e Kanto) e de derrotar Red no Mt. Silver.

No entanto, tendo em conta a proximidade (em vários aspectos) entre a 1ª e 2ª geração, a obtenção de um inicial de Kanto até faz algum sentido, não sendo de todo descontextualizada. No caso de Kalos, torna-se uma situação relativamente estranha. Podemos perguntar "Porquê Kanto e não Johto, Hoenn, Sinnoh ou mesmo Unova?"

Por outro lado, ao analisarmos o universo Pokémon nos últimos anos, apercebemo-nos que existe uma tendência cada vez maior para o regresso de alguns Pokémon ditos "clássicos", seja no jogos, no anime (a título de exemplo, o regresso do Charizard de Satoshi/Ash em Best Wishes) ou noutras instâncias ligadas a Pokémon.


Aqui está uma questão interessante para o debate. O que vos parece, prezados leitores do PCB, toda esta onda de "revivalismo" no universo Pokémon?

  • Uma maneira de manter as gerações mais antigas "renovadas" e presentes, de certa forma?
  • Uma via para dar a conhecer essas mesmas gerações (mesmo que apenas através de alguns elementos) a jogadores mais novos que não cresceram com elas?
  • Ou será que todo este revivalismo poderá estar relacionado com o hipotético fim (próximo?) da franquia Pokémon, sendo ele uma maneira de promover um "encontro geracional" antes do "fim" (sim, é uma hipótese remota [e nada agradável de perspectivar], mas há que a considerar).  

Estamos a jogar no campo das hipóteses mas é sempre interessante debatê-las.
Não deixem de comentar a vossa opinião, se assim quiserem. Tamos todo o gosto em vos "ouvir" nesta e noutras temáticas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Shaymin Pokeball