quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pokémon Direct(ly to you!) 4/9 - Resumo e análise das novidades

Well, well, well... como é tradição dos anúncios da Nintendo, o Pokémon Direct de 4 de Setembro foi (mais uma vez) curto mas eficiente no que toca a aumentar o já épico hype que rodeia Pokémon X&Y.

A transmissão teve lugar na sede da Pokémon Company em Roppongi Hills, Tóquio e foi orientada por três caras bem conhecidas do ´publico da Nintendo/Pokémon: Satoru Iwata (Presidente/CEO da Nintendo) Junichi Masuda (director da Game Freak) e Tsunakazu Ishihara (Presidente/CEO da Pokémon Company), que se reuniram numa interessante conversa informal em torno da série principal da franquia.

Junichi Masuda, Satoru Iwata e Tsunakazu Ishihara
Não há dúvida de que a "onda de revivalismo" em Pokémon está para ficar. A conversa iniciou-se com uma pequena (e saudosista) retrospectiva da série principal, desde Red & Blue (ou Red & Green na versão japonesa), onde a comunicação entre jogadores foi focalizada desde início, comentando-se o processo de transferência de Pokémon via Link Cable (e a relativa awkwardness de todo o processo old-school tendo em conta a maneira simples e íntuítiva com que todo o processo de interacção multi-jogador é efectuado na actualidade). A interacção, seja entre dois jogadores ou a nível global, desde início até à mais recente geração, foi um pormenor que sempre destacou Pokémon de outros jogos e, como tal, um  processo que evoluiu naturalmente com os anos, adaptando-se às exigências dos jogadores e conferindo-lhes novas capacidades de partilha tendo em conta as inovações tecnológicas ao dispor do público. 

De forma unânime, Iwata, Masuda e Ishihara fundamentaram a importância de todo este processo, salientando que Pokémon X&Y irá contribuir, naturalmente, para que um novo passo seja dado em nome da evolução, nomeadamente através do recurso à cloud (armazenamento remoto de informação em servidor), tão em voga nos dias de hoje.

Momento de revivalismo. And plushes. Plushes everywhere!
O recurso à cloud vai permitir oferecer aos jogadores um novo serviço (que provavelmente muitos, sobretudo os "Dex Collectors", já esperavam, mais tarde ou mais cedo), o Pokémon Bank.
Como o próprio nome indica, este serviço permitirá aos jogadores organizar um banco de dados (em suporte cloud) através da 3DS (que liga directamernte à cloud), para o qual podem ser transferidos Pokémon capturados nos jogos, desde que estejam nas versões X&Y. O Bank conta com um total de 100 boxes, o que corresponde a um total de 3000 slots para armazenamento dos Pocket Monsters.

Para permitir a transferência, para X&Y, de Pokémon de outras gerações e o seu armazenamento no Pokémon Bank, os jogadores terão à sua disponibilidade um add-on como complemento ao Bank: o Poké Transporter, que irá permitir a transferência de Pokémon a partir dos jogos da 5ª Geração (Black, White, Black 2 e White 2) e como tal, de qualquer Pokémon que os jogadores tenham guardado nas boxes de Unova, eventualmente oriundos de outras versões (e gerações).


Segundo Ishihara, o conceito inicial por detrás do Bank já havia sido abordado, muito superficialmente, há cerca de cinco anos, tendo entretanto evoluído para o serviço que X&Y vai disponibilizar. Masuda, por sua vez, menciona que durante o processo de desenvolvimento de Pokémon Crystal, considerou desenvolver um adaptador que permitisse o armazenamento remoto de Pokémon no dispositivo. 
No entanto, tendo em conta os custos de manutenção inerentes ao serviço do Bank, que servirá mais do que uma geração (sétima geração confirmada?), Iwata salienta que o serviço terá uma subscrição anual. Se é temporária ou definitiva, ainda não se sabe pois não foram avançados mais pormenores.

Finda a apresentação do Pokémon Bank e do Poké Transfer, a conversa foi orientada para mais novidades ingame de X&Y. As novidades centram-se em torno dos Pokémon iniciais:

  • Ao contrário do que até agora era tradição da série principal, em que o Professor de cada região dava a escolher ao jogador o seu Pokémon inicial, em X&Y será um amigo do jogador (provavelmente um dos rivais) que dará essa hipótese de escolha. À semelhança do que acontece com a Bianca em Black 2 e White 2, embora esta esteja representada como assistente da Profª Juniper (mas não deixa de servir como uma transição entre Professor e amigo (rival?). No entanto, o papel do Professor Sycamore não se perde, adquirindo um novo significado, que remete de novo para a tal "aura" de revivalismo, oferecendo ao jogador a escolha de um dos iniciais de Kanto: Bulbasaur, Charmander e Squirtle. Não deixa de ser interessante o porquê de tal gesto, que une a primeira e a sexta geração. É bem provavel que X&Y reserve mais surpresas "inter-geracionais" para o jogador, old-schooler ou novato.
  • A segunda revelação reforça a notoriedade dos starters de Kanto em X&Y: Mega Venusaur, Mega Charizard e Mega Blastoise são revelados, uma revelação que, de certa forma, não surpreende, tendo em conta que já havia sido revelado um inicial com evolução Mega, Blaziken. Por uma questão de "justiça" e equiparação, o mais natural seria não haver um inicial privilegiado em relação aos demais. Desta forma, acreditamos que todos os Pokémon iniciais terão direito, mais tarde ou mais cedo, à sua Mega Evolução.

Mega Venusaur
Mega Charizard
Mega Blastoise

  • Após a  revelação dos novas Mega Evoluções, segue-se uma breve explicação do funcionamento do respectivo processo de evolução: A ligação entre Pokémon e Treinador será crucial para que a transição para a forma Mega seja bem sucedida (algo à semelhança da evolução por amizade?) e dependerá de dois items que funcionam em conjunto, a Mega Stone (que já conhecíamos) e o Mega Ring, o aparelho-bracelete que o jogador transporta no pulso e que já tinha suscitado algum interesse e dúvidas quanto à sua função. Sabe-se agora que a sincronização dos dois objectos é  mandatória para todo o processo da Mega Evolução, servindo o Mega Ring, pela nossa análise preliminar, para transferir algum tipo de "sentimentos" do Treinador para o Pokémon (e vice versa?) de modo a despoletar, juntamente com a Mega Stone, a evolução.
  • Em conclusão, fica-se a saber que as Mega Evoluções são "o grande segredo" da região de Kalos, o que lembra (é praticamente impossível não associar) o objectivo do Colress em Black 2 e White 2 de explorar todo o potencial dos Pokémon através da sua ligação ao respectivo treinador. Ficamos na dúvida se não haverá aqui algum tipo de ligação entre Unova e Kalos.
A terminar esta edição do Pokémon Direct, salienta-se o objectivo básico por detrás de X&Y e das suas funções, desde o Pokémon Amie às Mega Evoluções: fun for everyone, ou seja, divertimento para todos, por via das diferentes funcionalidades que X&Y oferece, residindo o essencial na ligação entre Pokémon e Treinador, que pode ser reforçada e explorada das mais diferentes formas.

É também revelada a versão em vermelho da edição especial de X&Y da Nintendo 3DS XL, que se junta à versão azul já revelada, confirmando-se que as edições especiais em azul e vermelho também estarão disponíveis na Europa e na América. Ambos os sistemas estarão à venda nos mercados europeu e americano a 27 de Setembro e, por razões óbvias, não trazem Pokémon X e Pokémon Y pré-instalados, ao contrário do lançamento japonês previsto para o dia de lançamento de X&Y (12 de Outubro).


Aqui fica o trailer que acompanha este Pokémon Direct:


Vídeo do Pokémon Direct:


6 comentários:

  1. E estarão à venda já em finais de Setembro!

    ResponderEliminar
  2. "este serviço permitirá aos jogadores organizar um banco de dados através do computador" <- não tenho a certeza se a informação está incorrecta ou se fui eu que interpretei mal...
    O Pokémon Bank é uma aplicação da 3DS que guarda os dados num servidor online. No entanto, não se utiliza nenhum computador durante este processo.
    Só queria esclarecer isso. ^^'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento, Pedro. Admito que, entre prestar atenção ao stream e tirar apontamentos, me tenha escapado esse pormenor. Pela informação que consultei entretanto, por via das dúvidas, parece que sim, a interacção e transferências são efectuadas, directamente, entre a 3DS e a cloud.

      Está corrigido. :)

      Eliminar
    2. Confesso que quando vi a stream também fiquei com essa ideia mas depois estive a ler o site oficial e assim que vim aqui, algo não me estava a fazer sentido. ^^'
      Acontece, também so estava mesmo a tentar ajudar! =P
      Continuem com o bom trabalho! =D

      Eliminar

Shaymin Pokeball