quinta-feira, 29 de maio de 2014

'Delta Emerald' registado no Japão - algumas considerações

No passado dia 2 de Maio, a Nintendo registou, em território nipónico, uma patente com o sugestivo nome "Delta Emerald" mas só hoje a informação foi tornada pública. Ainda não se sabe se o nome se refere a um remake do terceiro jogo da trilogia hoenniana lançado no Japão em 2004 e no resto do mundo em 2005, para o Game Boy Advance, embora o nome não dê lugar a muitos equívocos. A ser verdade e tendo em conta o provável lançamento mundial, 2015 correesponde ao 10º aniversário do jogo original (Ocidente), o que poderá ser uma pista credível.


Consideremos, portanto, as hipóteses em cima da mesa. 

A confirmar-se o terceiro jogo do remake da trilogia de Hoenn estamos perante uma inovação e, ao mesmo tempo, um regresso à tradição. 
Inovação no sentido de nunca ter sido desenvolvido um remake de uma terceira versão (de uma trilogia em pleno). Os remakes da 1ª geração, FireRed e LeafGreen, foram lançados sem que um remake de Yellow os sucedesse (correram rumores de um remake da versão Blue quando do registo da patente WaterBlue). Da mesma forma, com o lançamento de HeartGold e SoulSilver, a versão Crystal não viu a luz do dia como remake standalone, sendo antes integrada, em termos de história, nas duas versões dos remakes da 2º geração na forma de eventos in-game
Regresso à tradição precisamente pela renovação do conceito do terceiro jogo complementar, do qual Pokémon Platinum é, para já, o mais recente exemplo, a fechar a 4ª geração.

A 5ª geração foi expandida na forma de duas continuações de Black e White. Em termos práticos (entenda-se, de expansão concreta), o efeito é semelhante a uma terceira versão, no entanto não servem como um exemplo de ligação das histórias das versões anteriores, na medida que tanto Black 2 como White 2 funcionaram como versões "espelhadas", tal como Black e White imediatamente antes, cuja história foi desenvolvida como um "espelho" de duas realidades semelhantes mas paralelas (ou seja, que nunca se encontram). O "encontro narrativo" nunca foi consumado como geralmente acontece numa terceira versão. Hoenn (Emerald) e Sinnoh (Platinum) serão, provavelmente, o melhor exemplo.
Ainda na 5ª geração, a patente de Pokémon Gray foi registada mas a versão da qual Kyurem seria a mais que provável mascote lendária acabou por não ir além desse mesmo registo.

No entanto, e já que o assunto é uma hipotética terceira versão, há um tópico que permanece por esclarecer: a possibilidade das versões X e Y serem complementadas com a Versão Z após os remakes de Hoenn.


No nosso entender, é uma via previsível na medida em que a região de Kalos, tal qual se apresenta em X e Y aparenta estar incompleta, sobretudo a nível narrativo. O lançamento de um Pokémon Z seria, nesta óptica, uma complementação natural para uma geração que aparenta estar subaproveitada, quer a nível de história como, por exemplo, de Pokédex regional, além de que a própria região dá a sensação de ser muito mais pequena em comparação com as anteriores.

O hipotético lançamento de Delta Emerald coloca algumas 'reticências' relativamente à hipótese anterior, pois é de crer que, na lógica de lançamento de jogos e no aproveitamento das respectivas gerações, a Versão Z fique em causa, a não ser que a sexta geração seja "esmiuçada" até ao limite (possível?):

Assim, em vez da fórmula (aplicada na 4ª geração, a última que registou remakes):

[Nova geração: X&Y] + [Remakes: OR/AS] + [Nova geração (3º jogo): Z]

[Diamond & Pearl + HeartGold/SoulSilver + Platinum] 
(Não se aplica a ordem das datas de lançamento, apenas os títulos da geração)

...seria de esperar algo do género,

[Nova geração: X &Y] + [Remakes: OR/AS] + [Remake (3º jogo): DE (?)] + [Nova geração (3º jogo): Z]

Ou seja, "esticar" a geração para um novo recorde de seis jogos em vez de cinco.

Possibilidade? É esperar por um anúncio oficial.
Poderá a Versão Z sobreviver a um hipotético Delta Emerald?

quarta-feira, 28 de maio de 2014

"Grand voyage" ao Pokecenter de Paris



Boas  Noites minna,


Hoje venho falar-vos da viagem ao PokéCenter na Cidade Luz.

Depois de uma sondagem da nossa parte, temos para vos sugerir um orçamento para podermos ir a Paris passar um fim-de-semana em boa companhia.

A grande aventura em Paris (bom nome para um livro) começa dia 13 de Junho com a viagem de avião (RyanAir), com partida do aeroporto do Porto (hora ainda a estabelecer), ficando já nesse dia hospedado na cidade de Paris.

Dia 14 será o dia em que poderão receber a tão afamada Vivillon especial com padrão de Poké Bola. *__*


Assim pelo domingo bem cedo vamos ver Paris e o que a cidade nos tem a oferecer (claro que antes de mais vamos outra vez ao Poké Center Paris).
Dia 16 será o dia da partida.

As duas noites serão passadas no Woodstock Hostel (se entretanto não acabarem as reservas).


Agora vamos as contas:

O orçamento a que chegámos comparando as melhores tarifas de viagens e alojamento foi no valor máximo de 210€ por pessoa. Parece muito, mas se tivemos em conta que é um fim-de-semana completo em Paris, não fica assim tão caro.
Temos ainda de informar que se os valores de viagem e alojamento aumentarem muito durante o período de reservas teremos de cancelar a viagem por motivos óbvios.

Este orçamento não está incluído a alimentação (pelo que Pliskin diz serão bastantes baguetes e croissants).


 
Reservas abertas até dia 31 de Maio.

Infelizmente só poderemos aceitar até no máximo de 9 reservas, por isso DESPACHA-TE e faz já a tua reserva por e-mail ou pelo Facebook.
 
Qualquer duvida que tenhas, já sabes, contacta-nos por e-mail (pokecenterblog@gmail.com) ou por PM através da nossa página no Facebook.


 Até já França,


Abraços e Beijos a todos os treinadores ;)

Tutan Green

terça-feira, 27 de maio de 2014

A Vingança! Capítulo 9

A Vingança! Capítulo 9 ~ Arun Versus Katsumo! Parte 2

Katsumo perde os sentidos com o impacto de tantos golpes. Arun levanta os braços e orgulhoso da sua vitória, começa a rir selvaticamente:

- Uáhh! Ah ah ah ah ah! Estás a ver Katsumo Hoshi? Finalmente, depois de tanto tempo, o meu objectivo cumpriu-se! Ah ah ah ah ah ah ah!

O árbitro aproxima-se de ambos e diz:

- Tenha calma Arun! Só é declarado vencedor, caso o seu adversário esteja deitado no chão, no final da contagem!

- Sim, sim! Claro! Está à espera de quê para começar a contar? – perguntou Arun.

Shinta virou costas, levemente decepcionado! Não era aquele o final que ele esperava! Suspirando entredentes, ele diz:

- Katsumo, Katsumo…afinal não és assim tão bom! Ou então nós é que somos demasiado fortes para ti! Mwa ah ah ah ah!

Katsumo estava atordoado. O público vai gritando, uns para o incentivar a acordar, outros a celebrar já a vitória de Arun… De repente, ele deu consigo a pensar:

- “Não posso perder…mas já não tenho forças…o Arun merece ganhar…

O árbitro começou a fazer a contagem. Katsumo pensava nas pessoas que já tinham perdido a vida naquele torneio. Shian…ela era tão nova! Ia o árbitro no 9, quando…

- Eu..não posso desistir! – respondeu Katsumo, levantando-se!

Toda a gente se mostrou surpreendida! Shinta, Arun e muitas pessoas do público não conseguiam acreditar! Arun, fechando os punhos, respondeu, raivoso:

- Preparado para outra dose? Garanto-te que desta já não te levantas!

Arun aproxima-se de Katsumo para lhe prender o pescoço e aplicar-lhe joelhadas, como fizera com Shian. Katsumo deixa-se prender e quando Arun se prepara para atacar, Katsumo dá-lhe socos na cara, desprendendo-se daquele “abraço”. Katsumo salta, apoia-se na perna de Arun para ter mais lance e aplica uma joelhada no queixo de Arun! Deixa-se estar em cima de Arun e dá-lhe uma cotovelada em cheio na cara! Como Arun começa a cair para trás, Katsumo salta e quando Arun já está entendido no chão, Katsumo aplica toda uma joelhada sobre a barriga de Arun!  

Arun grita desesperado! O árbitro começa a fazer a contagem:

- 1,2,3,4,5,6,7,8,9…

Shinta levanta-se, irritado:

- Acorda, meu grande idiota! Levanta-te!

 - 10! Katsumo Hoshi é o vencedor e avança para a Final! – exclama o árbitro, muito satisfeito!

Shinta parte o copo que tinha na mão, atirando-o com toda a força contra a parede e desfazendo-o em mil pedaços.

- Maldição! Este idiota perdeu! – resmungava Shinta, colocando a máscara de novo.

Katsumo aproximou-se de Arun e estende as mãos para o ajudar a levantar-se. Pergunta-lhe:

- Então Arun, estás bem?

Arun aceita a ajuda e fechando os olhos, responde:

- …..Obrigado miúdo…por 2 vezes lutei contra ti, das duas vezes saí derrotado…que destino cruel o meu! Tu lutaste com muita bravura e honra…soubeste esperar pelo momento certo para aplicares o mais forte dos teus golpes…isso faz de ti um grande guerreiro, Katsumo Hoshi! Mesmo eu, tenho que admitir isso!

Katsumo sorriu e levemente envergonhado, disse:

- Obrigado Arun! Tu realmente és um campeão, os teus golpes são excepcionais! É pena lutares do lado errado…

- Ah ah ah ah! Voltaremos a ver-nos um dia, Katsumo! E da próxima vez, serei eu a ganhar! – declarou Arun, saindo do ringue.

Toda a gente bateu palmas! Tinha sido um combate impressionante! Muitos felicitaram Arun, apesar de ele ter perdido! Ele tinha conquistado a atenção e a admiração de toda a gente. Lentamente, porque estava mais ferido do que aparentava, Arun seguiu para o seu refúgio. Precisava de descansar e recuperar forças, para poder fugir dali antes que acabasse o torneio. Ao chegar ao corredor onde ficava o seu quarto…

- Espero que tenhas uma boa explicação, Arun! Como foste capaz de perder contra o Katsumo? Depois de tudo o que fiz por ti?! – Shinta estava possesso!

Com um bocado de esforço, Arun ajoelha-se e responde:

- Mestre…peço-vos perdão…de facto, o senhor fez tudo o que pôde por mim, mas o Katsumo está muito mais forte do que eu imaginava. Ele conseguiu aniquilar o meu golpe mais poderoso! Ele ainda contra-atacou com um belo combo! Que poderia eu fazer, mestre? Não tive hipóteses…O Katsumo provou que é melhor do que eu! Por mais que me custe a admiti-lo….

Arun dá uns murros na parede, completamente frustrado. Shinta fecha os olhos, suspira e sussurra em tom melífluo:

- Muito bem, sendo assim, já não preciso de ti…para nada!

Arun, em pânico, pergunta:

- Ah? O quê? O que vai fazer, mestre?

- Adeus idiota! Manda cumprimentos meus ao inútil do Ghrishma! Vejo-vos no Inferno! – responde Shinta, aplicando uma injecção na perna de Arun.

Arun começa a estrebuchar e a espumar pela boca. A morte não tardaria a adormecê-lo, com um ataque cardíaco. Depois de confirmar que o seu capanga estava morto, Shinta vira costas, calmamente. Começando a assobiar, diz para si mesmo:

- Foste mesmo um grande imbecil, Arun! Apenas mais uma peça no meu tabuleiro! Agora só falta acabar com aqueles dois! Mwa ah ah ah ah!

Regressando à sala de torneios, onde todos o aguardavam, Shinta diz:

- E agora, vamos chamar os dois guerreiros que chegaram à Grande Final! Katsumo e Hao, apresentem-se!

Todas as pessoas começaram a bater palmas e a assobiar, bastante curiosas para ver como iria terminar aquele torneio! Quem irá ganhar?

[Continua...]

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Evento: Vivillon (padrão Fancy) [GTS]

Pelos vistos as Vivillon não param de aparecer. 

Depois do anúncio oficial da Vivillon com padrão de Poké Bola, a ser distribuida em exclusivo (temporário?) no Pokémon Center Paris entre 4 e 21 de Junho, acabou de ser anunciada mais uma Vivillon exclusiva com padrão inédito, denominada Fancy Vivillon.


Esta Vivillon de padrão floral será distribuida quando o GTS (Global Trade Station) alcançar a marca dos 100 milhões de trocas (presentemente a marca está nos 85 milhões) como uma forma de agradecimento da Pokémon Company aos trainadores que desde o lançamento de X&Y têm vindo a usar o GTS como plataforma de trocas. A Vivillon é o Pokémon mais trocado - compreensível tendo em conta a exclusividade regional de determinados padrões - sendo um Pokémon concebido para tirar o máximo partido do GTS e  desta forma será a protagonista deste evento. A distribuição será a nível mundial.



Serão disponibilizados mais detalhes do evento - entre os quais o método de distribuição - quando a marca dos 100 milhões for alcançada, portanto continuem a "usar e abusar" do GTS. Faltam 15 milhões de trocas para poderem adicionar uma nova Vivillon à vossa colecção.





domingo, 18 de maio de 2014

Pokémon Battle League: Apresentação

Olá treinadores,

Após uma primeira fase de divulgação centrada no Facebook, hoje apresentamos os detalhes por detrás da Pokémon Battle League (PBL), uma iniciativa para a qual o Poké Center Blog tem vindo a trabalhar nos últimos tempos, juntamente com o Pokémon VGC Portugal, FNAC, Nintendo Portugal e DiverCentro.


É então chegado o momento de "levantar o véu" por completo e de vos colocar a par de todos os detalhes desta iniciativa inédita.

A Pokémon Battle League nasceu de um conjunto de circunstâncias felizes que permitiram construir gradualmente as condições para levar a cabo o evento. 

As razões por detrás desta "empreitada" são evidentes: por um lado, a falta de um circuito nacional que permita o encontro de jogadores dos videojogos (VGC) de Pokémon em contexto competitivo e, por outro, a necessidade - e de certa forma, desejo - de promover um encontro de jogadores que não se limite apenas à esfera local ou regional mas que em última análise permita o convívio entre jogadores de todo o país, através de um esforço colectivo para chegar a esses mesmos jogadores e promover, desta forma, uma descentralização que permita a participação e mobilização dos treinadores portugueses que assim o desejarem, em igualdade de circunstâncias.


A luz verde que permitiu passar da ideia à prática surgiu através de uma importante parceria com a FNAC, que por via de outras iniciativas realizadas no passado em conjunto com o Pokémon VGC Portugal, disponibilizou algumas das suas lojas portuguesas como o "palco" das paragens do circuito, que então se passou a denominar de FNAC Tour VGC. E da mesma forma, a abertura e disponibilidade da Nintendo Portugal foi essencial para, em parceria com a FNAC, dotar a iniciativa do importante apoio logístico e estrutural que um evento como a PBL necessita.

Por outro lado, a DiverCentro também mostrou, desde o primeiro momento, abertura para receber a PBL e desta forma, a Grande Final da Pokémon Battle League será integrada no evento Coimbra GameCon, a realizar em Coimbra no fim-de-semana de 5 e 6 de Julho. A Grande final decorrerá no Domingo (5) e no Sábado a FNAC do Forum Coimbra receberá de novo a PBL para um torneio de últimas qualificações.
Durante o fim-de-semana do Games Day (um evento dedicado sobretudo a TCGs e jogos de tabuleiro, entre outros), a PBL irá também promover um torneio de Trading Card Game Pokémon, como representante da franquia no evento.

Os prémios da PBL serão patrocinados pela Nintendo Portugal e DiverCentro (VGC e TCG) 
A PBL estará presente em seis lojas FNAC, distribuidas pelas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro e Sul.

A Tour arranca do Norte, mais concretamente na Cidade Invicta, a 31 de Maio e decorre durante todo o mês de Junho.

Aqui ficam as datas (cliquem nos tópicos para serem reencaminhados para a páginas de evento no Facebook):





Estendemos desde já o convite à participação de todos. A mobilização e interesse dos treinadores de VGC é essencial para o sucesso da iniciativa, sobretudo quando se trata da primeira edição. A primeira de muitas, se o formato funcionar. E para isso é essencial o contributo de todos.

Participem, preparem as vossas equipas de eleição e divirtam-se num ambiente de convívio competitivo salutar. Façam parte da Pokémon Battle League, contribuindo activamente para colocar a PBL no panorama nacional de eventos da comunidade portuguesa de Pokémon.

- - -

Inscrições:  Limitadas a 16 jogadores por escalão e atribuídas por ordem de chegada.

Jogos: Pokémon X | Pokémon Y


Formato: VGC '14 (Doubles - Kalos Dex)

Regulamento oficial (PDF): Pokémon VGC '14 (PT)



Os jogadores serão divididos pelos seguintes escalões de idade:


Jogadores que nasceram em 2003 e mais tarde: Juniors

1999, 2000, 2001, 2002: Seniors

1998 e anteriormente: Masters


O desafio está lançado a todos os treinadores portugueses.

Estás à altura?

- - -

Para mais informações - e para se manterem a par de todas as actualizações - consultem a



Para esclarecimento de dúvidas ou envio críticas e sugestões, podem contactar a organização da PBL através do email:


pokemonbattleleaguept@gmail.com


Como promotor da Pokémon Battle League, o PCB irá assegurar a cobertura integral de todo o evento.

- - -
Apoios e promotores

sábado, 17 de maio de 2014

A Vingança! Capítulo 8

                                               A Vingança! Capítulo 8 ~ Arun Versus Katsumo!

Após um longo treino…

- Que coisa! Se me contassem aquela história, eu nunca acreditaria…! Como pode ser? – pergunta Ghrishma a Arun.

Arun fecha o punho direito com alguma raiva.

- Eu compreendo perfeitamente…fez-me lembrar o dia…aquele fatídico dia em que eu perdi contra o Katsumo…foi uma derrota humilhante…para mim…eu nunca esquecerei aquele dia…nunca!

- O mestre e o Katsumo ainda eram crianças…mas pronto, a tua raiva eu acho que compreendo… - responde Ghrishma, num suspiro.

Arun sorri para o colega e remata:

- Bom…deixo-te agora…até amanhã!

Enquanto Ghrishma se dirige para o seu quarto, Arun vai ter com Shinta, o seu mestre. Encontra este um pouco perturbado…

- Aquele Ghrishma…fez-me abrir feridas que ainda não sararam! Desta vez, ele foi longe demais! Arun…amanhã…será o último dia dele, ouviste?

Arun abre a boca espantado:

- Mestre? Porquê isso agora? Ele faz o trabalho dele…

Shinta levanta-se chateado e responde:

- Sim! A menos que queiras ser TU a ser eliminado!

Arun endireita-se logo. O seu mestre estava a ficar furioso e ele sentia uma aura de energia muito forte a concentrar-se. Sabia que aquele homem teria algum trunfo caso ele partisse para o ataque…estava quase na hora…depois de ele vencer Katsumo, poderia deixar aquilo… Suspirando, respondeu:

- Não mestre, não é preciso…eu faço isso! Eu tratarei do assunto!

Sem que se apercebessem, Ghrishma escutava-os atrás de um pedestal. Em pânico, apercebeu-se que só lhe restava fugir. Mas não ia fugir de mãos vazias. Correndo para o cofre do esconderijo, agarrou um saco de viagem e começou a enchê-lo de dinheiro.

- Se pensam que fico à espera da morte, estão muito enganados! Está na hora de me pôr a milhas daqui!

Quando o saco ficou cheio, Ghrishma correu o mais que pôde para o porto. Lá, meteu o saco numa lancha e ligado o motor, a lancha começou a avançar para fora da ilha. Sorrindo feliz, ele olhou para trás, fazendo uma vénia.

- Finalmente! Adeus mestre! – gritou Ghrishma, já bem longe da costa.

Feliz da vida, ele abriu o saco e pegou em vários maços de notas. Tanto dinheiro!

- Vou realizar todos os meus sonhos! Custou, mas consegui! – suspirou.

A viagem começava a tornar-se monótona. Ghrishma decidiu ligar o rádio para ter companhia.

E assim…

CABOOUUUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!

O barco foi pelos ares com tamanha explosão.

Um novo dia começa, com o sol a brilhar timidamente.

Era um grande dia para Arun. Iria defrontar Katsumo, o seu sonho. Recordava-se da dor que tinha sido perder contra um miúdo, anos antes. E depois, a proposta de Shinta…é certo que a aceitara, mas no íntimo, Arun sentia-se enjaulado desde essa altura. Começava a ficar farto de aturar aquele homem. Ele tratava-os sempre tão mal, a ele e a Ghrishma… ainda havia mais isso…ele teria de acabar com o colega naquele dia. Ghrishma podia ser um idiota, mas Arun habituara-se a tê-lo por perto. Até podiam pensar em trabalhar juntos quando acabasse aquele maldito torneio…

- Hoje acaba tudo! Vou derrotar aquele maldito miúdo e o tal Hao será canja depois! Ah ah ah ah ah! – respondeu para si mesmo.

 Acabando de se preparar para o combate, vai ter com Shinta. Chegado lá…

- Bom dia mestre!

- Bom dia Arun! Vejo que já arrumaste o Ghrishma! Muito bem! Mwa ah ah ah! – respondeu Shinta com um sorriso diabólico.

- Ah? Como assim? – perguntou, confuso.

Shinta responde:

- Então, comigo não precisas de fingir! Ele não está no quarto, nem sequer desfez a cama! Já andei a rondar e ninguém o viu na ilha! Muito bom trabalho!

Arun ri-se divertido, para disfarçar o embaraço:

- Sim mestre! Ah ah ah ah ah! Foi fácil!

Shinta sorriu:

- É assim mesmo! Vá, acaba com o Katsumo! Vinga-te dele! Mwa ah ah ah!

Arun segue para o ringue, orgulhoso. Shinta vira-se e resmunga entredentes:

- Finalmente! Já falta pouco! Em breve, a vitória será minha! Pouco importa qual de vocês ganhe, já que vos vou destruir a todos! E tu Hao, não perdes pela demora…

- Senhoras e senhores, vamos dar início à próxima meia-final do torneio X! Este combate espectacular, uma verdadeira final antecipada, opõe Arun, que vem da Tailândia…a Katsumo, que vem do Japão!! – exclama o árbitro, perante os gritos do público.

- Katsumo, Arun, boa sorte aos dois! Que vença o melhor! – declarou o árbitro.

O público ovacionou uma vez mais e Shinta, bastante satisfeito, suspirou:

- Finalmente! Já falta pouco! Em breve a vitória será minha!

Arun lançou-me um esgar:

- É hoje! É hoje que me vou vingar de tudo o que me fizeste!

Eu virei-lhe costas e respondi:

- Boa sorte para ti também!

Dong, dong, dong!

- Que comece o combate!

Mal o combate começa, Arun avança sobre Katsumo. Lança-se impiedoso, com uma poderosa combinação de socos, aproximando-se cada vez mais de Katsumo. Katsumo faz os possíveis para se defender, bloqueando os socos, que eram lançados ao peito e à cara. Como Katsumo continuasse a bloquear e a proteger a cara, Arun prosseguia com o ataque, empurrando Katsumo contra uma parede da arena. A dada altura, Arun, para desbloquear a defesa, pega no braço esquerdo de Katsumo e puxa-o com violência, para o fazer perder o equilíbrio. Ao mesmo tempo, com o cotovelo direito, Arun atinge a cabeça de Katsumo.  

Shinta ria-se, completamente extasiado:

- Mwa ah ah ah ah! Katsumo, vais pagar por tudo!

Arun deu por si a pensar:

- “Hummm…ele tem treinado a sério…Este combate vai ser mais interessante do que pensava…

Eu também aproveitei a pausa e comentei para comigo mesmo:

- O Arun está mesmo mais forte e confiante do que da última vez…! Vai ser um bom desafio!

- Então Katsumo? Estás a gostar do aquecimento? Acho que deveríamos começar a lutar a sério! – perguntou Arun, com um sorriso trocista.

Acenei com a cabeça:

- Sim, desta vez concordo contigo!

Katsumo aproveitou a conversa para recuperar um pouco os sentidos e ficar mais atento ao seu oponente. Arun lança-se de novo sobre Katsumo, mas desta vez, Katsumo estava preparado. Arun lança-se para dar dois socos de esquerda, e ao dar um terceiro golpe, desta vez com a direita, Katsumo defende-se. Ele dispersa o golpe, lançando-se com o corpo para a frente e dá um soco com toda a força no plexo solar de Arun! Arun recua ligeiramente. Katsumo lança um pontapé baixo na perna esquerda de Arun. Em seguida, aproveita-se do momento e dá um pontapé lateral na face dele! Katsumo continua com o ataque, saltando e lançando um pontapé rotativo na cara de Arun! Este por sua vez, agarra o pé de Katsumo e aplica uma valente cotovelada no peito de Katsumo! Este cai cheio de dores! Arun ri-se e imponente, afirma:

- Ah ah ah ah! Gostaste, Katsumo? Sente na pele a dor que me provocaste, seu miserável!

- Aiii…ahmmmm…este foi em cheio…mas não posso desistir…! – replicou Katsumo.

- É só o princípio! – declarou Arun.

Katsumo coloca-se imediatamente em pé. Esfregando o peito, ele corre de encontro ao Arun e este ao encontro de Katsumo! Arun dá uma joelhada em salto! Katsumo salta, não só para evitar o golpe, mas também para aplicar dois socos: um no peito e outro na cara de Arun!

- Eles estão em pé de igualdade! – respondeu o árbitro a dada altura.

Katsumo pensava:

- “Como é possível que Arun se tenha tornado tão forte! Ambos estamos feridos, mas, tal como eu, ele não desiste! Se as coisas continuarem assim, vai ser um combate até à morte!

Arun, por sua vez, perdeu-se em pensamentos:

- “O combate está mesmo renhido! Mas como pode este rapaz conseguir antever os meus golpes e ainda me ferir? Onde vai ele buscar tamanho poder?

*Arun recorda-se do primeiro encontro com Shinta*

- Arun, eu dou-te o poder necessário para venceres o Katsumo, mas em troca, quero total lealdade! Vais ficar a treinar com o Ghrishma, assim poderás desenvolver o teu talento! – afirmou Shinta, com ar sério.

- Às suas ordens, mestre! – respondeu Arun, com uma vénia.

Despertando das suas memórias, Arun pensa:

- “Aqueles tempos foram mesmo difíceis…o Ghrishma era um grande lutador, mas o mestre não lhe deu a oportunidade que ele merecia de mostrar o seu potencial…ele não merecia uma punição tão severa… Hummmm…o mestre está a começar a ir longe demais! Espera lá…Não, nem pareço eu..! Concentra-te Arun! Tens um combate para acabar…e ganhar!

Katsumo olha para Arun. Espantado por o ver sem reacção aparente, pensa para consigo mesmo:

- “Arun está diferente…não sei o que aconteceu, mas ele aparenta estar perturbado com algo…está a lutar como nunca vi, mas parece que o seu espírito está ausente…

Shinta levanta-se impaciente e começa a franzir o sobrolho:

- Arun, Arun, Arun….o destino é mesmo cruel…o Katsumo já está em ligeira vantagem e se não te concentrares, vais deitar tudo a perder!

Arun desperta dos seus pensamentos e orgulhoso, vira-se para Katsumo:

- Treinei duramente durante todos estes anos! Chegou a hora de acabarmos com isto! Assim que acabar contigo, recuperarei a honra e o respeito que me roubaste!

Katsumo responde-lhe, determinado:

- Tens razão! Está na hora deste combate terminar!

Recuperado, Arun lança um pontapé lateral, com toda a força. Katsumo defende aquele poderosíssimo ataque, mas acaba por desequilibrar-se. Ao desequilibrar-se, Arun prepara-se para dar outro pontapé na cara, mas Katsumo coloca-se novamente em guarda, tentando absorver o impacto do golpe. O golpe é tão forte, que Katsumo cai e sussurra:

- Não! Como poderei vencer este adversário? Eu não posso perder…

[Continua…]

sexta-feira, 16 de maio de 2014

As Conversas do Professor Fadário #17: Pokémon Alpha Sapphire e Omega Ruby

Olá treinadores,

As Conversas do Professor Fadário estão de regresso!
O episódio 17 já se encontra disponível para todos, onde falamos de vários temas, incluindo:
  • Imagine Dragons Killing Fairies [IDKF]
  • Pokémon - A Origem
  • Pokémon Omega Ruby & Pokémon Alpha Sapphire
Podem assistir ao episódio em baixo:


Jikai madde, minna!

OH, LOOK WHAT THEY'VE FOUND! :D




Esta faixa foi encontrada escondida nos dados dos jogos da sexta geração. Provavelmente será esta faixa a ser reproduzida nas finais dos Mundiais deste ano. Enjoy :)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Evento: Vivillon (padrão Poké Bola) [Pokémon Center Paris]

Boas notícias para os caçadores de borboletas.

A Vivillon especial com o padrão de Poké Bola acaba de ser anunciada para distribuição em evento, no entanto este será exclusivo para os visitantes do Pokémon Center temporário que abrirá brevemente na cidade de Paris.

A Vivillon Poké Bola é distribuida a nível 12, com o seguinte moveset:

Stun Spore | Gust | Light Screen | Powder





Ainda não se sabe se o evento será disponibilizado para o resto do mundo.

Os treinadores interessados (e que eventualmente possam dar um "saltinho"ao país que inspirou a região de Kalos) poderão apanhá-la na Cidade Luz entre os dias 4 e 21 de Junho, um curto período de tempo que corresponde aos dias de actividade do Poké Center.


O Pokémon Center estará localizado no histórico Hotel de Villeroy, na zona da Crémerie de Paris. Para além de borboletas especiais, os visitantes poderão ver uma colecção de ilustrações oficiais da franquia, onde se incluem sketches raros e inéditos ao público. O Pikachu será a estrela em destaque, pois para além de um espaço onde os visitantes podem aprender a desenhar a mascote (provavelmente uma promo relacionada com Pokémon Art Academy), estes poderão tirar fotos com o próprio.

E claro, não seria um verdadeiro Pokémon Center se não tivesse o típico merchandising Pokémon à disposição das carteiras dos visitantes, com o incentivo extra de Paris contar com peluches, t-shirts e outros items exclusivos para loja francesa (ou seja, merchandising de edição especial durante um curto espaço de tempo).



Morada:
Crémerie de Paris (Hôtel de Villeroy) 
11-15, rue des Halles – angle 9, rue des Déchargeurs 
75001 Paris / France

Localização (Foursquare)
Portanto mes amies, se puderem, aproveitem! Não é todos os dias que se visita um Poké Center, sobretudo um exclusivo e temporário.

Novo título Pokémon a caminho da Wii U?

Sim, é uma possibilidade e não apenas um mero rumor. Uma hipótese "sugerida" pelo próprio presidente e CEO da Nintendo, Satoru Iwata numa reunião de investidores da Big N na semana passada, onde reforçou o optimismo no melhoramento da performance de mercado da actual consola doméstica da empresa.


As vendas da Wii U não têm sido animadoras, o que obrigou a Nintendo a reduzir drasticamente a previsão de vendas para o corrente ano fiscal: 3,6 milhões de unidades, conforme foi avançado pela empresa (em 2013 foram vendidos cerca de 2,7 milhões de consolas. A Nintendo colocou a fasquia nos 9 milhões no início do ano). No entanto, Iwata mantém o optimismo na adversidade ao sublinhar que "um só jogo, qualquer que ele seja, pode inverter positivamente o destino da consola". Ou seja, o jogo "certo" pode fazer com que a Wii U recupere terreno em termos de vendas e compense, de certa forma, as perdas registadas, uma situação que Iwata acredita ser temporária. Quando questionado sobre o desempenho da consola no futuro, o presidente da Nintendo colocou as expectativas de vendas gerais entre os 5 milhões anuais ou mesmo, num cenário bastante positivo, 10 milhões.


A necessidade de recuperar vendas torna-se ainda mais prioritária tendo em conta a concorrência directa no mercado das consolas domésticas. Se no departamento portátil, a 3DS regista vendas equiparáveis às de "pãezinhos quentes", mantendo uma liderança segura face à concorrente directa (PlayStation Vita), a situação não poderia ser mais contrastante no que toca às consolas 'de sala', apesar de a Wii U ter sido a primeira consola next-gen a ser lançada no mercado. No entanto, apesar da "partida antecipada", a Wii U não singrou em termos de vendas e com a chegada da PlayStation 4 e Xbox One ao mercado, a situação piorou para a empresa de Quioto, que agora tem de procurar estratégias para manter a Wii U a par dos sistemas concorrenciais da Sony e Microsoft.

 

Apesar das óbvias dificuldades, o sentimento de optimismo parece ser a regra na Nintendo ou, pelo menos, em Iwata. O ano de 2014 é encarado como o ano de recuperação (definitiva?) da Wii U com a chegada ao mercado de títulos como MarioKart 8 (dentro de poucas semanas), Bayonetta 2Super Smash Bros. (Inverno).

Mas há razões para acreditar num outro trunfo, que pode estar num futuro título Pokémon para a Wii U, a julgar pelas palavras de Iwata, que recorreu a um interessante exemplo:

"O destino de um sistema de videojogos é decidido pela introdução (no respectivo catálogo) de um único título. Como muitos certamente recordarão, antes do lançamento dos (primeiros) jogos Pokémon (Red&Green no Japão, Red&Blue no ocidente), o Game Boy demonstrava (em termos de vendas) um fraco crescimento, o que fez com que muitas pessoas questionassem se tal situação representaria o fim do Game Boy. Mas os jogos Pokémon mudaram, isoladamente, o panorama do sistema, que então passou a registar as vendas mais significativas (*de todo o seu ciclo de vida."

* As vendas globais do Game Boy aproximam-se da base dos 120 milhões de unidades. Os títulos da primeira geração de jogos Pokémon estão actualmente em quinto lugar no ranking dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Fonte: VGChartz


Fica a dúvida: Iwata recorreu a Pokémon como mero (mas paradigmático) exemplo para as suas expectativas face à Wii U ou "piscou o olho", indirectamente, a um futuro título Pokémon na consola? 

Talvez sejam ambos os casos visto que, mais tarde ou mais cedo, é de esperar que cheguem mais títulos Pokémon para a Wii U (à semelhança de Pokémon Rumble U , já disponível), apesar de estes não representarem, em termos de vendas, sucessos estrondosos em comparação com os títulos Pokémon das portáteis, onde se localiza a série principal e os spin-offs mais bem sucedidos. A Wii, a anterior consola doméstica que serve aqui de modelo comparativo, contou com alguns jogos Pokémon no catálogo (Pokémon Battle Revolution e a série PokéPark, a título de exemplo), no entanto estes títulos spin-off nunca registaram vendas significativas ao ponto de serem revolucionários no catálogo da consola e nas vendas desta, algo que para a Wii U seria, definitivamente, necessário e bem vindo. 


Assim sendo, resta esperar para discernir o significado das palavras de Satoru Iwata. Com o aproximar da E3, onde a Nintendo não fará conferência, optando pela transmissão de um 'evento online' (provavelmente um Nintendo Direct) tal como em 2013 e o Mundial de Pokémon (Pokémon World Championships), esperam-se mais novidades e revelações de vária ordem no que a Pokémon diz respeito. O spotlight vai, obviamente, para os remakes da 3ª geração, OmegaRuby e AlphaSapphire mas as novidades podem não ficar por aí. 

Será que é desta que a Nintendo disponibiliza informações concretas sobre o misterioso Pokken Fighters, brevemente vislumbrado no final de um trailer no Pokémon Game Show (Tóquio) em Agosto do ano passado? Desde a sua revelação, há quase um ano, Pokken Fighters tem dado muito que falar no seio da comunidade Pokémon. Há quem acredite que o jogo (se for um jogo) poderá representar o "sucessor espiritual" dos Pokémon Stadium da Nintendo 64.

Será Pokken Fighters "o" jogo para a Wii U que Iwata poderá ter, indirectamente, referenciado? Ou será algo completamente inédito?

Pokken Fighters (de novo na ordem do dia)

Ou será apenas mera especulação? Esperemos (sinceramente) que não.

É esperar para ver (e quiçá confirmar).
.
.
.
Please understand.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pokémon Art Academy: lançamento europeu confirmado.

O lançamento europeu de Pokémon Art Academy foi confirmado.

A partir de 4 de Julho poderão aplicar os vossos dotes de desenho e pintura neste novo título da série Art Academy dedicado exclusivamente a Pokémon. No Japão, o jogo tem lançamento marcado para 19 de Junho e na Austrália a 5 de Julho, um dia depois da Europa. O lançamento americano será durante o Outono.


À semelhança de outros títulos Art Academy, Pokémon Art Academy é um jogo que alia a arte ao factor didáctico. O artista de stylus terá à sua disposição mais de quarenta Pokémon diferentes onde poderá treinar diferentes técnicas de desenho e pintura, dependendo to pocket monster excolhido. Juntamente com o modo de aprendizagem, o jogo disponibilizará um 'modo livre' para criações "avançadas", para uma total liberdade criativa e maior desafio.

Pokémon Art Academy permitirá a partilha dos desenhos na comunidade Miiverse.

Capa europeia de Pokémon Art Academy




domingo, 11 de maio de 2014

Petição: Língua Portuguesa em OmegaRuby e AlphaSapphire

Olá treinadores,

Para quem acompanhava as notícias anteriores ao lançamento dos jogos Pokémon X e Pokémon Y saberá que, assim que foi anunciado pela Pokémon Company que os novos jogos iriam ser lançados suportando várias línguas (e nenhuma delas era o Português), um jovem brasileiro criou uma petição para defender a tradução dos jogos para Português de Portugal e para Português do Brasil.

Essa petição ultrapassou as 17 000 assinaturas e chegou mesmo aos "ouvidos" da Game Freak que chegou a dar resposta ao pedido.
(Infelizmente não estamos em condições de dizer qual a resposta, sabemos contudo que a Nintendo andou à procura de Portugueses para irem trabalhar como tradutores)

No seguimento do anuncio dos remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire, o mesmo criador da petição anterior decidiu avançar com uma nova petição, esta direccionada, obviamente, para os novos títulos.



Acreditando que a Pokémon Company e a Game Freak vão manter a mesma filosofia de disponibilizar várias línguas no início do jogo (que deverá acontecer, já que o lançamento será, mais uma vez, mundial), esta é uma excelente oportunidade de fazer com que vejam que a comunidade Portuguesa está em peso a apoiar esta medida!

Convidamos todos os nossos leitores a assinarem esta petição, independentemente se pretendem jogar ou não os jogos em Português!
Apesar de lá ter o Português, a escolha será sempre nossa se o queremos usar ou não, mas temos de pensar que, assinando a petição, não só estamos a defender a nossa língua (uma das mais faladas no mundo inteiro) bem como estamos a ajudar todos os jovens treinadores que, ao contrario dos mais experientes, não dominam a língua Inglesa.

Assinemos todos, e juntos vamos fazer com que a Game Freak e a Pokémon nos reconheçam! Podem assinar a petição, AQUI!

Jikai madde, minna!

Pokémon Get☆TV (11/5) - Novidades OmegaRuby/AlphaSapphire

Pokémon Get☆TV acabou de divulgar novidades relativas a Pokémon OmegaRuby e Pokémon AlphaSapphire, novidades que se centram, concretamente nas primeiras imagens in-game dos remakes da 3ª geração. Mas contrariamente ao que se poderia pensar, as revelações foram... breves.

De tal forma breves que o plural não se aplica de todo. Foi, aparentemente, uma revelação em forma de sneak-peek.


Antes das novidades propriamente ditas, não faltaram referências a outras iniciativas ligadas à franquia, sobretudo dentro do Japão. Promos de brinquedos, em concreto o Mega Ring comercializado pela Takara Tomy, promo da mais recente expansão de TCG (Flash Fire), promo ao Darkrai de evento a ser distribuido no Japão em algumas lojas, promo à série de anime e ao filme de Diancie entre outros conteúdos promocionais, intercalados por algumas actividades com crianças como é típico do programa.

Familiar.
As primeiras imagens de OR/AS a correr directamente na 3DS
No que diz respeito aos conteúdos inéditos de OmegaRuby e AlphaSapphire, esses ficaram para o final da emissão e, como já referimos, foram muito breves. Fomos presenteados com o que poderá corresponder a parte da sequência de abertura dos remakes, onde as respectivas mascotes de cada versão aparecem em toda a sua glória tridimensional. Groudon surge numa pequena ilha no meio do oceano e Kyogre emerge à superfície do mesmo oceano, uma alusão ao confronto épico entre os dois Pokémon lendários. As sequências, embora integradas no mesmo vídeo, poderão corresponder a uma junção das duas aberturas de cada jogo.


De seguida houve referências à Mega Evolução (Mega Shinka) quando Groudon e Kyogre (nas suas formas normais) surgiram no ecrã principal do programa, pelo que temos razões para acreditar que as versões alternativas de Groudon e Kyogre que aparecem na capa dos jogos são, de facto, as Mega Evoluções dos lendários mascote de Ruby e Sapphire. Não faltaram referências às Mega Evoluções durante todo o programa, o que poderá reforçar esta conclusão. No entanto, limitações a nível da compreensão plena da Língua Japonesa não nos permitem apontar esta hipótese como correcta, para já.

Desta forma trata-se apenas de uma suposição da nossa parte. Agradecemos desde já qualquer esclarecimento por parte dos nossos leitores habitués ao Japonês, relativamente a este pormenor.

O suposto 'momento da verdade': Mega Evoluções de Groudon e Kyogre?
De qualquer forma, a revelação pode ser esta, a ser confirmada. De resto, não é nada que a Pokémon Company não nos tenha habituado ao longo dos tempos. Revelações pontuais e devidamente "doseadas" sem "avalanches" de novidades, pelo menos tão cedo, tendo em conta que a revelação dos remakes tem dias.

No final do programa, a Pokémon disponibilizou no YouTube o sneak-peek com o essencial das novidades. Aqui fica:


Muito provavelmente, as maiores revelações estarão reservadas para os meses de Outono, já numa fase de preparação para o lançamento em Novembro. Nos "entretantos", a Pokémon estará a guardar, sem grandes dúvidas, "trunfos" de relevo tanto para a E3 como para o Mundial de Pokémon, portanto, o Verão também será certamente quente em termos de novidades e revelações.

Para já, resta-nos esperar pelos leaks da revista Coro Coro que sai ainda esta semana. E quem acompanha as revelações associadas a Pokémon sabe que a revista é uma relevante fonte de novidades. As Mega Evoluções foram reveladas nas páginas da Coro Coro, a título de exemplo.


Podem contar com os updates do costume por parte do PCB, assim que estes estiverem disponíveis.


sábado, 10 de maio de 2014

Nova parceria: PkPortuga

Em com imenso prazer que anunciamos a mais recente parceria do Poké Center Blog: o blog PkPortuga.


O PkPortuga (antes PokéPortuga) foi fundado a 8 de Maio de 2009, completando em 2014 o seu 5º aniversário ao serviço dos treinadores portugueses.

Este blog veterano da blogosfera portuguesa dedicada a Pokémon tem como presente objectivo reunir o máximo de informação possível sobre o anime Pokémon em Português (Portugal). Tendo este objectivo em conta, a diponibilização de episódios em Português, com especial ênfase nas temporadas mais recentes, no respectivo canal do YouTube, tem sido uma das vias de actuação mais relevantes do projecto PkPortuga.

O objectivo do PkPortuga também passa por criar uma enciclopédia portuguesa com várias informações sobre a franquia Pokémon. Actualmente, o blog está sobretudo focalizado na divulgação do anime e na criação de páginas que representem todos os espisódios e respectivos resumos.


A equipa do Poké Center Blog vem por este meio saudar o seu novo parceiro. Deixamos desde já os nossos sinceros Parabéns pelo importante trabalho desenvolvido pelo PkPortuga nos últimos cinco anos, fruto de uma notável dedicação que, gradualmente, tornou o projecto numa referência no seio da comunidade Pokémon portuguesa.



 Um inegável exemplo de inspiração para os que trabalham nesta 'casa', cuja parceria muito nos honra.


Endereços:





Shaymin Pokeball