domingo, 31 de agosto de 2014

'The Strongest Mega Evolution' - Data de estreia do Acto II anunciada

A emissão da Pokémon Get☆TV de 31 de Agosto acabou de divulgar a data de exibição do Acto II do especial de Pokémon XY, 'The Strongest Mega Evolution'. A jornada de Alan em torno dos mistérios da Mega Evolução será retomada a 6 de Novembro.


Em Abril, quando da estreia do especial, o PCB publicou uma análise do Acto I, à qual acrescentou uma nota referente ao conceito de Mega Evolução. Podem (re)ler aqui a nossa análise (aviso: a segunda parte do artigo, que corresponde à análise propriamente dita, contém spoilers).

Foi também adiantado que Mega Sceptile fará a sua primeira aparição no anime no dia 4 de Setembro.


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Nova 3DS - O essencial da nova 'handheld' da Nintendo

O anúncio chegou através do Nintendo Direct de 29 de Agosto dedicado exclusivamente à Nintendo 3DS e respectivos conteúdos.


Conforme apresentado no Direct, está prestes a chegar ao mercado uma versão profundamente renovada da Nintendo 3DS, com actualizações substanciais ao nível do desenho da consola, poder de processamento e bateria. Em termos do corpo da Nova 3DS (assim denominada), serão acrescentados novos elementos como botões adicionais, (ZL e ZR, tal como no Gamepad da Wii U) ao passo que outros são relocalizados: o esquema de botões Select | Home | Start da 3DS desaparece da moldura do ecrã inferior (touch screen), onde fica apenas o botão Home. Os botões Select e Star reassumem a posição em sentido vertical que ocupavam no layout da Nintendo DS (e na 2DS), imediatamente abaixo dos botões ABXY.


A relocalização vai mais longe, sobretudo nos painéis laterais (esquemas iguais em ambas as versões da consola): no painel de topo, junto da dobradiça de ecrã, os novos botões ZL e ZR juntam-se aos "clássicos" R e L. A ficha AC do carregador mantém-se nesta posição assim como o sensor IR (infravermelhos). A presilha para porta-chaves também se localiza neste painel, sendo a ausência mais notória a entrada para cartuchos de jogo, que é movida para o painel frontal da Nova 3DS.

O compartimento do stylus (que volta ao esquema da 3DS original mas invertido) localiza-se neste painel, assim como o botão ON/OFF e a  entrada áudio jack de 3,5 mm. As luzes indicadoras de presença/funcionamento e de ligação à corrente mantêm-se na mesma posição, às quais se junta a luz indicadora de Wi-Fi. O rocker de volume desloca-se para a borda lateral esquerda da moldura do ecrã superior, onde "espelha" o sensor 3D que se mantém na borda lateral direita do referido ecrã. As câmaras (frontais e interior) não foram alvo de alterações, com excepção de um sensor de luminosidade colocado junto da câmara interior, no topo do ecrã superior. A renovação estética nota-se quer no formato das consolas como em pequenos pormenores, como por exemplo a mudança do padrão das das aberturas das colunas de som.


É adicionado um stick analógico (denominado C-Stick) no painel inferior direito da consola (mais pequeno em comparação com o principal. Ainda não é claro se o C-Stick elimina a necessidade de recorrer a um Circle Pad Pro como nas actuais versões da 3DS), ecrãs maiores nas nas versões normal e XL das novas consolas, em comparação com os actuais modelos e um sensor NFC embutido na consola que permitirá, à semelhança do Gamepad da Wii U, recorrer a tecnologia de comunicação de proximidade para usufruto de funcionalidades como a leitura das figuras Amiibo. Tal como nos actuais modelos, a capacidade de leitura de cartões SD transitará para a Nova 3DS, sendo a principal novidade a capacidade de leitura directa de cartões Micro SD. 


Conforme mencionado anteriormente, a Nova 3DS chegará ao mercado na forma de duas versões: normal e XL (LL no Japão). O sistema mais pequeno permitirá a aplicação de capas personalizadas (Cover Plates) à venda em separado. Os jogadores veteranos das consolas Nintendo terão na Nova 3DS (nas versões apresentadas, visto que certamente não serão as únicas a chegar ao mercado) um pequeno tributo estético à Super Nintendo (SNES), ou no caso dos jogadores japoneses, à Super Famicom: os botões ABXY serão coloridos, representando um esquema cromático que, em complementação ao tom branco-cinza do corpo da de uma das versões, serve de alusão ao comando das versões europeia/australiana e japonesa da consola que a Nintendo apresentou ao mundo nos inícios dos anos 90, a sucessora da revolucionária NES (Nintendo Entertainment System).



Um "piscar de olho" ao passado da Nintendo

Ao nível interno, o processamento será beneficiado com uma CPU e RAM melhorados, dando origem a um boost de desempenho que, segundo a Nintendo, permitirá acelerar quer o processamento gráfico de jogos e outro software, como downloads e a navegação da interface. Será possível personalizar o menu Home da consola, a vários níveis. O efeito 3D do ecrã superior será alvo de melhorias em termos de visualização tridimensional, o que permitirá a percepção do 3D de outros ângulos e a redução substancial do efeito blur característico do modo 3D das actuais consolas, através do reconhecimento da posição da cabeça do jogador durante as sessões de jogo, através da câmara interior. Este tracking permitirá um ajuste constante do ângulo de visão 3D, reduzindo o blur. No campo da gestão de dados, será possível transferir directamente ficheiros da Nova 3DS para o computador, sem necessidade de retirar o cartão da consola.

No que diz respeito a jogos, Xenoblade Chronicles, RPG de mundo aberto lançado originalmente para a Wii, terá direito a uma versão recriada de raíz para a Nova 3DS, sendo um exemplo de jogo que tirará partido das novas funcionalidades/capacidades da consola. A Nintendo anunciou que se encontra a desenvolver outros "software exclusivos" para a nova consola. A compatibilidade com os jogos da Nintendo DS e 3DS mantém-se na nova versão mas alguns dos jogos para 3DS a ser lançados após a chegada da consola ao mercado serão desenvolvidos tendo o novo sistema de jogo como plataforma exclusiva. Xenoblade, cujo processamento dependerá directamente do novo CPU da Nova 3DS, será um desses jogos.





O Navegador de Internet terá um filtro de conteúdos pré-instalado, como mecanismo automático de controlo parental, sendo possível aos pais manter o controlo sobre as pesquisas dos filhos, se for o caso. A remoção do filtro implica o pagamento de 30 iénes (cerca de 0,20€) através de cartão de crédito/débito.


O Nova 3DS chega ao mercado nipónico a 11 de Outubro do corrente ano. Para além do Japão, a única região onde foi confirmado o lançamento do novo sistema é a Europa, sendo que a Nova chegará ao Velho Continente em 2015, em data a definir. Não foi confirmado lançamento para o território americano. A confirmação europeia partiu de um dos porta-vozes da Nintendo:

"Regiões diferentes gerem as a suas próprias decisões de mercado em termos de produtos individuais e tempo. Planeamos lançar estes produtos (as consolas) na Europa em 2015. Temos uma boa variedade de portáteis para o consumidor no tempo presente e para o período natalício, onde se incluem a Nintendo 2DS e a Nintendo 3DS XL. Temos também um grande catálogo de jogos para esses sistemas que apelam a todos os tipos de jogadores, como Super Smash Bros. for Nintendo 3DS, Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, jogos que serão lançados antes do final do ano."





Personalização do menu Home
Nota: Estranhamente, a funcionalidade da Nova 3DS é apresentada num template de 3DS.

- - -


Especificações técnicas
Nova NINTENDO 3DS XL:
  • Tamanho: 93.5mm de altura, 160mm de largura; 21.5mm de espessura (quando fechada)
  • Peso: 329 gramas (com bateria, stylus e cartão MicroSD)
  • Ecrã superior: 4.88" (diagonal), tela wide-screen LCD que exibe 16.77 milhões de cores com 800x240 pixels de resolução. 400 píxeis são alocados a cada olho quando o 3D está ligado;
  • Ecrã inferior: 4.18" (diagonal), Touch-screen LCD que exibe aproximadamente 16.77 milhões de cores com 320x240 pixels de resolução
  • Bateria*: Aproximadamente 3.5 a 7 horas com jogos de Nintendo 3DS; 7 a 12 horas de com jogos de Nintendo DS

Nova NINTENDO 3DS:
  • Tamanho: 80.6mm de altura, 142mm de largura; 21.6mm de espessura (quando fechada)
  • Peso: 253 gramas (com bateria, stylus e cartão MicroSD)
  • Ecrã superior: 3.88" (diagonal), tela wide-screen LCD com16.77 milhões de cores com 800x240 píxeis de resolução. 400 pixeis são alocados a cada olho quando o 3D está ligado;
  • Ecrã inferior: 3.33" (diagonal), Touch-screen LCD que exibe aproximadamente 16.77 milhões de cores com 320x240 pixeís de resolução
  • Bateria*: Aproximadamente 3.5 a 6 horas com jogos de Nintendo 3DS; 6.5 a 10.5 horas de com jogos de Nintendo DS

*Dependendo da iluminação dos ecrãs, a duração da bateria pode variar. Quando o "modo de ajuste de iluminação automático" estiver ligado, o nível de iluminação muda de acordo com a iluminação do local. Assim, a duração da bateria aumentará em locais escuros, e diminuirá em locais claros. Também, quando o "modo económico de energia" estiver ligado, a duração da bateria será maior. A duração da bateria acima são valores aproximados e podem ser mais curtos, dependendo do estado e da utilização da consola.





Nintendo Direct (29/08/14). A apresentação começa aos 34:30m:

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Edição Especial das caixas de ORAS




Boa tarde minna,

Novidades do mundo Pokémon!

Foi anunciado ao mundo e principalmente à Europa uma edição especial "Steelbook" de OmegaRuby e AlphaSaphira, estas com uma artwork dedicada aos jogos como se vê nas imagens seguintes.


Esta edição especial será apenas lançada na Europa.
Ao menos somos compensados de alguma maneira o atraso do jogo em relação ao lançamento no Japão.


Foram também revelados alguns coleccionáveis relacionados com a pré-encomenda de ORAS. Estão confirmados:
As figuras do Primal Kyogre e Primal Groudon distribuídas na Official Nintendo UK Store e GAME (presumimos que seja na GAME inglesa);


Porta-chave do Torchic, um dos iniciais dos jogos, na lojas ShopTo, ainda a confirmar se haverá portas-chaves de todos os iniciais com a pré-encomenda.


Em Portugal também já são conhecidos os brindes coleccionáveis:
  • FNAC será entregue uma peça magnética;
  • Nas lojas Media Markt, Toys r' Us e Auchan um porta-chaves do Mudkip;
  • Worten e El Corte Inglês o brinde é um porta-chave do Torchic.
Por outro lado se repararem bem, com a vinda dos remakes há sempre novidades. Em FireRed e LeafGreen surgiu os adaptadores wireless, como HeartGold e SoulSilver apareceu os PokeWalkers.
Reparo agora nas caixas de cartão dos jogos, são bem avantajadas, que virá de novo aí?


Abraços a todos os treinadores que como eu, só querem “catch them all!”

Marcelo, O Tutan

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Monthly Famitsu - Pokkén Tournament anunciado (análise)

Após uma semana repleta de especulação, chega-nos o tão esperado anúncio "chocante" por parte da Pokémon Company. O cenário estava montado para uma grande surpresa e o que foi divulgado não ficou a dever ao hype gerado nos últimos dias (ou desde há um ano para sermos mais correctos).


Às 22h no horário de Tóquio (14h em Portugal Continental), teve início o stream, via NicoNico, da Monthly Famitsu, apresentado por Ayana Tsubaki e Bunbun-maru. O convidado especial foi, como já havia sido divulgado, Tsunekazu Ishihara, presidente e CEO da Pokémon Company que se fez acompanhar por Aoi Yuki e Nobuhiko Okamoto, voice-actors (seyuu) do anime. Foi também divulgado que a transmissão contaria com a pressença de dois convidados surpresa.

Estes dois convidados foram Katsuhiro Harada ("pai" da série Tekken) e Masaaki Yoshino (produtor do Project Soul, que supervisiona o desenvolvimento da série Soul Calibur), em representação da Bandai Namco, estúdio responsável por ambas as séries de beat 'em up.

Estava portanto reunido o essencial do anúncio: A Pokémon Company, em parceria com a Bandai Namco, está a desenvolver um novo jogo spin-off de Pokémon. Confirmou-se (finalmente) a origem do misterioso teaser apresentado no Pokémon Game Show em Agosto de 2013 (ou seja, há precisamente um ano) e que desde então tem alimentado a especulação dos jogadores.



O novo jogo chama-se Pokkén Tournament (num claro jogo de palavras com a série Tekken, onde as semelhanças são óbvias quer no nome como no logótipo do jogo). É, de facto, um fighting game por excelência como o teaser original permitia inferir, mas não se trata do 'sucessor' de jogos previamente lançados como os Stadium (N64), Colosseum e Pokémon XD (GC) ou Battle Revolution (Wii), como muitos certamente esperariam. Trata-se de um beat 'em up puro ao estilo das séries da Bandai Namco que lhe servem de base, sem elementos de estratégia de combate característicos da série Pokémon. As mecânicas base de Pokémon, particularmente os movesets dos Pokémon escolhidos para figurar no roster, serão incorporados na forma dos típicos combos, tirando partido, tanto quando se pode depreender, das mecânicas de combate quer de Tekken (com maior influência) como de Soul Calibur. A razão que nos leva a acreditar nesta via segue a seguir ao novo teaser apresentado no stream:




O novo teaser, que coloca frente a frente Lucario e Machamp em ambiente de combate, permite ter uma ideia de como este "casamento" de mecânicas poderá funcionar. Ainda não se sabe, para já, o nível de adaptação dos movesets ao novo tipo de jogo mas é de prever que sejam variados na medida que integrarão quer ataques físicos/de proximidade (Attack) como ataques especiais/de distância (Special Attack), dependendo do Pokémon escolhido, pelo que esta flexibilidade de movimentos poderá ser um dos factores de inovação mais evidentes no que toca à inclusão dos Pocket Monsters. Da mesma forma, poderá justificar uma maior familiaridade em termos de combate quer para os jogadores de Tekken como os de Soul Calibur e, como tal, o recurso a uma miscelânea de estilos de combate tendo em conta (e sublinhando mais uma vez) que cada Pokémon tem o seu estilo característico. É com base nesta observação que crê-mos que Tekken, apesar de ser a base estrutural, não representará a plenitude do conceito. No entanto, há que ter em conta que o conteúdo do trailer é WIP (work in progress), pelo que não será certamente uma amostra do produto final. Muito poderá mudar até à conclusão do desenvolvimento do novo jogo.

Por outro lado, há um outro factor que poderá pesar no desenvolvimento de Pokkén Tournament: Super Smash Brothers para a Wii U e Nintendo 3DS. A equipa de Masahiro Sakurai está a desenvolver o beat 'em up da Nintendo nos estúdios da Bandai Namco de maneira que poderá eventualmente desenvolver-se um "empréstimo" de ideias quer a nível de Pokémon jogáveis como de 'emulação' (em maior ou menor grau) de técnicas de combate. Lucario, por exemplo, fará parte dos rosters de Super Smash Brothers (introduzido em Brawl) e Pokkén Tournament, sendo para já o único Pokémon em tal condição. Esta coincidência (?) poderá não significar nada e muito menos estar relacionada, mas fica a nota. A nível de lutadores de Pokkén Tournament, apenas foram revelados três (Lucario, Blaziken e Machamp), por enquanto.

O lançamento de Pokkén Tournament está marcado para 2015 e apenas para as arcadas japonesas. No entanto, Ishihara deu a entender que o jogo chegará primeiro às arcadas. À semelhança de outros jogos do género (Tekken, Soul Calibur ou mesmo Street Fighter (Capcom), o lançamento nas arcadas antecede o lançamento para as consolas domésticas, servindo as arcadas para "tomar o pulso" à receptividade do jogo junto do público, neste caso o japonês. 

Não foi avançada, para já, uma data para lançamento na Wii U no Japão (nada indica que uma versão 3DS está a ser desenvolvida), seguramente pela razão já adiantada e tão pouco foi anunciado um lançamento no Ocidente, quer em versão arcada como Wii U e ainda será cedo para tal, como é compreensível. No entanto há pistas que apontam nesse sentido, nomeadamente a divulgação das informações do anúncio e o respectivo teaser trailer pelos suportes de media online e redes sociais das células americana e europeia da Pokémon Company. Normalmente quando se trata da divulgação de conteúdos exclusivos para o território japonês, a divulgação não vai além das plataformas da Pokémon Company nipónica. A outra pista assenta no registo dos nomes Pokkén Fighters e Pokkén Tournament quer na América como na Europa em Maio deste ano, por parte da Pokémon Company, o que será certamente uma pista credível para antever a intenção de seguir com o lançamento, mais tarde ou mais cedo, das versões ocidentais.

domingo, 17 de agosto de 2014

Portugal - Vice-Campeão do Mundo de TCG

Olá treinadores,

Durante este fim-de-semana, o Pokémon World Championships realizaram-se em Washington, nos Estados Unidos da América.

Treinadores de todo o mundo foram medir forças para tentarem encontrar o melhor de todos, e Portugal fez-se respresentar em Trading Card Game.


Esta tarde, Igor Costa, que já foi Campeão do Mundo em 2012, esteve perto de repetir a proeza, mas a falta de sorte apenas lhe permitiu atingir o 2º lugar na prova de Masters.
Numa final renhida contra o Canadiano Andrew Estrada, o português acabou por perder por 2-1 e ficar assim com a medalha de prata na prova.

A equipa do PokéCenter Blog dá os parabéns ao Igor Costa por mais uma vez representar Portugal de forma fenomenal. Gostariamos ainda de estender o nosso cumprimento aos jogadores Paulo Silva (TOP 4) e Gonçalo Pereira (TOP 8) por terem conseguido chegar à fase final da prova!

Não esquecendo ainda todos os outros Portugueses que chegaram até a este mundial, Gonçalo Ferreira e Tiago Teodoro.

Jikai madde, minna!

PokéCenter TV - Estreia!

Olá treinadores,

Hoje é mais um marco importante na vida do nosso blog.

Depois de termos começado o espaço do PokéCenter Blog, decidimos inovar e expandir, criando uma rádio online para toda a comunidade: a PokéCenter Chatter.

Pois hoje, nasce um novo projecto, quando o blog caminha a olhos vistos para o seu 2º aniversário.


A PokéCenter TV é mais um projecto ambicioso que trazemos até vocês! E arranca hoje!

Para todos os nossos seguidores que são clientes MEO com MEOBox, seguir este canal será fácil! Basta acederem ao canal utilizando o botão verde do vosso comando e introduzirem o nº do canal. Tão simples quanto isso!
O Canal é o nº 929767

Para quem é cliente de outros serviços de televisão, infelizmente, a opção por enquanto será esperar que consigamos arranjar uma outra solução.

Para a programação de hoje temos algo especial: uma programação de lançamento.

Desde as 10h até às 00h, o canal estará a transmitir, com algumas pausas para acertos, até porque o canal ainda está agora a sair da fase de testes! Precisamente por isso, após a meia-noite, o canal deverá estar indisponível para os últimos acertos até Terça-feira!

Mas, durante o Domingo, vamos brindar os nossos seguidores com uma programação especial que inclui:

  • Pokémon (Liga Indigo)
  • Pokémon: A Origem
  • Avatar: A Lenda de Aang
  • Dragon Ball
  • Navegantes da Lua
  • Pink Panther
  • SpiderMan: O Homem-Aranha
  • D'artagnan e os Três Mosqueteiros
  • Cinderella Monogatari
  • Neon Genesis Evangelion
  • Recreio
  • American Dragon: Jake Long
  • Digimon
Teremos ainda, durante a tarde, 2 filmes:
  • 15h - Pokémon: O Filme
  • 16h30 - Monstros: A Universidade

Relembramos que esta será a nossa versão de teste ao público, todo o feedback será bem-vindo!

Jikai madde, minna!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CoroCoro leaks (Setembro): Novos Mega + Contest Pikachu

Olá treinadores,

Os leaks da CoroCoro do mês de Setembro já chegaram à internet e, tal como tinha sido prometido na edição anterior, chagam-nos novas informações sobre novas Mega Evoluções e sobre os Contest Pikachu.

Vamos então primeiro abordar as novas Mega Evoluções:

Mega Lopunny
O Mega Lopunny é talvez a Mega Evolução que mais espanta, já que ninguém contava que este Pokémon recebesse tanto destaque, mas o que é certo é que em Omega Ruby e Alpha Sapphire, ele vai ter uma Mega Evolução!

Atingindo este novo estágio, passará a ter também o tipo Fighting associado ao seu já habitual Normal Type. Com a sua habilidade a mudar para Scrappy, os Pokémon do tipo Ghost deixam de ser imunes contra os ataques do Mega Lopunny.

Mega Altaria
A Mega Altaria será o Pokémon que mais surpreende, não pelo Pokémon em si receber Mega Evolução, mas pela combinação de tipos que dela resulta!
Dragon/Fairy são os tipos com que a Mega Altaria fica, ainda ganhando a habilidade Pixilate, transformando todos os ataques de tipo Normal em ataques tipo Fairy.

Mega Salamance
O Mega Salamance é o último dos novos Mega anunciados. è o único Mega que não altera os seus tipos, permanecendo assim com Dragon e Flying. A maior alteração, para além de ficar bem mais magro, é que na sua Mega Evolução o Salamance vai buscar a habilidade que até aqui era do Mega Pinsir: Aerilate, que tranforma todos os ataques Normal em ataque Flying.


Á semelhança do que aconteceu quando os jogos X e Y foram lançados, também teremos uma distribuição de um Pokémon de evento quando os remakes saírem.
Desta vez será um Shiny Beldum que virá fazer as delicias dos treinadores. Ficamos também com uma imagem do Shiny Mega Metagross.

A jovem treinadora que vemos na segunda imagem junto a uma Altaria chama-se Lucia e será ela quem nos vai dar as roupas para se participar nos Pokémon Contest.

Pikachu no Pokémon Contest
Por falar nos Pokémon Contest, novas informações são-nos reveladas relativamente às fatiotas que vimos nos Pikachu!
Cada fatiota destas dará ao Pikachu um novo ataque para utilizar nos Contest. Vejam aqui a lista:

  • Pikachu Rock Star: Meteor Mash;
  • Pikachu PhD: Electric Terrain;
  • Pikachu Pop Star: Draining Kiss;
  • Pikachu Belle: Icicle Crash;
  • Pikachu Libre: Flying Press.
Ao que tudo indica, estes ataque só estarão disponíveis quando o Pikachu está dentro do Pokémon Contest e desde que tenha vestido o fato correspondente.

E são as novidades que estão disponíveis por agora!
Jikai madde, minna!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Vivillon Padrão PokéBola disponível na América do Norte (Mystery Gift) | Update: Europa e Austrália

Em comemoração da reabertura do PokemonCenter.com, o website americano de Pokémon anunciou a distribuição da Vivillon com padrão PokéBola em exclusivo para o território americano, através de Mystery Gift via Nintendo Network. Este padrão especial foi apenas distribuído de forma oficial (até agora) aos visitantes do Pokémon Center Paris (aberto temporariamente durante o mês de Junho), pelo que o ramo americano da Pokémon Company justificou esta distribuição tendo em conta a dificuldade de aquisição desta Vivillon do outro lado do Atlântico, juntamente com o factor comemorativo. No Japão, esta Vivillon encontra-se em distribuição nos Pokémon Centers durante o mês de Agosto.


A distribuição já está a decorrer e termina a 12 de Agosto. Desconhecemos, por enquanto, qualquer método alternativo de acesso a esta distribuição para o território europeu, à semelhança do que aconteceu com o Charizard de evento britânico, o que permitiu o acesso ao evento para além do Reino Unido. No entanto, vamos ficar atentos a eventuais updates por parte da comunidade. 




Update:

Temos agora a confirmação de que a Vivillon padrão PokéBola será distribuída na Europa e na Austrália de forma faseada. A primeira fase de distribuição (excluindo a distribuição parisiense) será exclusiva para a Alemanha, mais concretamente para os visitantes da Gamescom, evento que irá decorrer na cidade de Colónia entre os dias 14 e 17 de Agosto. 

A segunda fase será uma distribuição via Mystery Gift semelhante à que está agora a decorrer em território americano e terá lugar entre 29 de Agosto e 8 de Setembro. A distribuição australiana decorrerá durante o mesmo período. Os jogadores que receberam a Vivillon no Pokémon Center Paris e os que a obtiverem na Gamescom não terão acesso ao evento online visto que já têm/terão a Vivillon registada no jogo.

Shaymin Pokeball