domingo, 26 de outubro de 2014

Pokémon Battle League (2ª edição) - Apresentação

Treinadores,

Depois do sucesso da primeira edição da Pokémon Battle League (PBL), que devemos ao interesse e à participação de todos os treinadores envolvidos, é com imenso prazer que anunciamos a segunda edição, conforme prometido.


Se pensavam que teriam de esperar muito tempo para participar num novo tour, fiquem a saber que 2014 não irá terminar sem que um segundo desafio seja lançado a todos os treinadores portugueses. A 2ª edição da PBL será mais curta que a anterior (o que não significa que o mesmo se irá aplicar a eventuais futuras edições do evento) mas não será menos intensa pois reveste-se de um significado especial tendo em conta que irá decorrer durante o mês de Novembro, ou seja, o mês de lançamento dos tão antecipados remakes da 3ª geração, Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha SapphireÉ, para todos os efeitos, uma edição comemorativa do regresso a Hoenn.




Desta forma e como poderão constatar pelo calendário do Tour, apesar de encurtado por questões de calendário, nomeadamente devido ao lançamento de OR/AS e das preenchidas agendas das lojas FNAC (que mais uma vez, juntamente com a Nintendo Portugal, se alia à PBL como 'mecenas' da iniciativa), procurou-se abranger, na medida das possibilidades, todo o território nacional.

Assim sendo, o FNAC Tour VGC irá percorrer as seguintes lojas FNAC, com a excepção à qualificatória lisboeta, que irá decorrer nas instalações da Fábrica 22, a mais recente recente parceria logística da PBL. Naturalmente, Porto e Lisboa figuram no Tour. Albufeira regressa e Leiria e Guimarães estreiam-se na PBL. Chamamos a atenção para o facto de as qualificatórias de Albufeira e Guimarães decorrerem no mesmo dia (cliquem nos tópicos para serem encaminhados para a respectiva página de evento no Facebook, onde poderão confirmar presença e consultar as informações de cada qualificatória, nomeadamente a consulta rápida do regulamento e horário):


Prémios FNAC Tour VGC - Escalão Senior e Junior (a atribuir no final de cada evento do Tour)

Nota: As qualificações não são restritas aos treinadores "residentes", ou seja, não se limitam a apurar jogadores da região onde decorre o torneio do Tour em questão. Todos os participantes são livres de participar em mais do que uma qualificatória do FNAC Tour VGC até obterem a dita qualificação (no caso dos Masters, deverão fazer a inscrição prévia sempre que pretenderem participar numa outra qualificatória).
Por exemplo, um participante do Porto que não tenha sido apurado na Invicta pode deslocar-se até Guimarães ou a outra paragem do Tour e tentar o apuramento. Não existe limite de participações, desde que o participante não tenha sido qualificado anteriormente. Se ficar qualificado para a Grande Final no Porto, não poderá participar, naturalmente, noutra qualificatória.
O mesmo se aplica aos escalões Seniors e Juniors caso o participante não figure no TOP 4 de um anterior torneio do Tour.

Importante:
Os oito melhores treinadores (TOP 8) de cada FNAC do escalão Masters serão qualificados para a Grand Final de 29 de Novembro, na FNAC do Vasco da Gama (Lisboa).

limite de inscrições para o escalão Masters, limite esse variável conforme a eliminatória em questão. Consultem regularmente (os detalhes estão em actualização) a descrição de cada eliminatória na respectiva página de evento para ficarem a par de toda a informação e não se esqueçam de enviar a pré-inscrição para o email da PBL (consultar a secção INSCRIÇÕES mais abaixo).

- - -

O dia de todas as decisões é a 29 de Novembro, com a reunião dos treinadores do escalão Masters apurados no FNAC Tour VGC para o derradeiro desafio de apurar o melhor treinador português entre os melhores. É a capital que recebe a Grand Final da PBL nesta 2ª edição, concretamente a FNAC do centro comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações.



Prémios - Escalão Masters
Esta final terá uma 'aura' especial visto decorrer um dia depois do lançamento de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire pelo que, dada a vertente comemorativa do regresso a Hoenn que reveste esta segunda edição da PBL, reservamos a todos os participantes uma festa de lançamento dos remakes da 3ª geração a decorrer em simultâneo com a final. Ainda está para ser confirmada a hipótese de fazer a primeira parte da festa no próprio dia de lançamento (28 de Novembro), um dia antes da final, para assim se expandir a comemoração.

A organização da PBL está a desenvolver um plano de actividades complementares para celebrar o lançamento de OR/AS, cujos detalhes serão divulgados atempadamente. Fiquem atentos aos nossos media para ficarem a par de todas as novidades e revelações:



Twitter PBL - @PKBattleLeague

Poké Center Blog

Twitter PCB - @PokeCenterBlog

Pokémon VGC Portugal 
(comunidade)

- - -


REGULAMENTO

Plataforma: Nintendo 3DS ou 2DS
Jogos: Pokémon X | Pokémon Y
Formato: VCG '14 (Doubles - Apenas Kalos Dex)

Os jogadores serão divididos em 2 Flights


Escalões de idade:
Jogadores nascidos em 2004 e mais tarde: Juniors
2000, 2001, 2002, 2003: Seniors
1999 e anterior: Masters

- - -

INSCRIÇÕES

Todos os jogadores do escalão Masters devem realizar a sua inscrição prévia para:
pokemonbattleleaguept@gmail.com

Devem preencher e incluir no email o seguinte formulário :

  • Nome:
  • Sobrenome:
  • Data de Nascimento:
  • POP ID (Pokémon Organized Play ID)(Se já tiverem um com o qual estejam registados na Pokemon.com para efeitos de acumulação de Championship Points (CP)* (consultar final da publicação). Se não tiverem poderão fazer um POP ID no próprio evento).
  • Loja FNAC em que vão participar:
Quando a inscrição for processada receberão um email de recepção com os detalhes da vossa participação. Menores de idade necessitam de autorização de um encarregado de educação para a participação na PBL.

Escalões JUNIOR e SENIOR devem inscrever-se no local. (inscrições limitadas).

- - -

Contacto e inscrições de Masters:
pokemonattleleague@gmail.com

- - -



Mas não é tudo!

Antes do Tour, a PBL começa mais cedo com o Premier Challenge do Porto - Especial Halloween (> página de evento <) que se irá realizar na loja PressPlay/MultiVersus no dia 1 de Novembro, Uma excelente oportunidade para os treinadores portuenses acumularem pontos (CP) e fazerem o "aquecimento" para a qualificatória do Tour uma semana depois, enquanto aproveitam para festejar o Halloween.

A participação no torneio é gratuita e todos os participantes vão receber um Pokémon de IVs perfeitos, competitivo, sobre as regras do VGC '14 e um Pokémon especial de evento, ambos a ser anunciados em breve.

Poderão contar também com diversos brindes e prémios. <Fiquem atentos à página de evento para saberem o que podem ganhar.

Atenção: Para participar no evento devem trazer uma lista da equipa que vão utilizar no torneio de forma a poupar no tempo de inscrição e assegurar que o precioso (e regulamentado) tempo de torneio não é "queimado". Podem elaborar e imprimir a vossa equipa AQUI

Jogos: Pokémon X | Pokémon Y
Formato: VCG '14 (Doubles - Apenas Kalos Dex)


Escalões de idade:
Jogadores nascidos em 2004 e mais tarde: Juniors
2000, 2001, 2002, 2003: Seniors
1999 e anterior: Masters


HORÁRIO DO EVENTO:



14:00 às 15:00 – Abertura de inscrições 

15:10 às 16:30 – Swiss Rounds Bo1

16:30 às 16:50 – Pausa para o Lanche

16:50 às 19:30 – TOP Bo3



São precisos no mínimo 8 jogadores inscritos no Premier Challenge para este se realizar.

O horário acima é apenas uma estimativa e aplica-se a todos os escalões de idades podendo ou não sofrer algum tipo de atraso ou antecipação conforme o número de participantes ou algum imprevisto.

Championship Points (CP) que podem ganhar:

Premier Challenges



Placement CP Kicker

1 ----------- 40 --- 0
2 ----------- 32 --- 0
3–4 -------- 26 --- 0
5–8 -------- 20 --- 16
9–12 ------ 14 --- 32
13–16 ----- 8 ---- 32
17–32 ----- 4 ---- 64
33–64 ----- 2 ---- 128

*Premier Challenges e Championship Points (CP) [FAQs]:


O que é um Premier Challenge?
Premier Challenge (PC) são torneios inseridos numa temporada com um total de dez, sancionados pelos melhores organizadores seleccionados pela Pokémon Company, cujos prémios são a atribuição de CP - Championship Points.

O que são Championship Points?
Championship Points (CP) é a moeda que dá entrada nos Mundiais de Pokémon (Pokémon World Championship ou, abreviado, Worlds). Por toda a Europa realizam-se PC e Nacionais, cujas qualificações individuais revertem para uma tabela de classificação de CP. No final da temporada, os melhores classificados são selecionados pela Pokémon Company para mostrar o que valem a nível mundial.

Quanto CP ganho num PE?
Depende do teu número de presenças em PE e qualificação nos mesmos. Podes encontrar mais informação AQUI (NuggetBridge)

E quanto CP preciso para me qualificar?
Sendo uma tabela de classificação e havendo inúmeros torneios pela Europa, é difícil prever-se uma margem confortável. Recomenda-se a participação em todos os PC possíveis, eventos online e Nacionais para obter a pontuação máxima possível.

Como posso aderir a um PC e ganhar CP?
Todos os PC em Portugal vão ser divulgados na página da Pokémon Battle League e nos restantes media da organização por isso coloquem like, sigam a página e o Twitter e fiquem atentos! 

Os próximos seguirão o exemplo! Fica atento.

- - -



No seguimento do 1º Premier Challenge do Porto, anunciamos que está a decorrer um giveaway de cinco Gengar shiny de evento, passatempo promovido pela Pokémon Battle League, PressPlay/MultiVersus e a Eurogamer Portugal.

Se não tiveste oportunidade de agarrar este Gengar especial nas lojas selecionadas, não deixes de aproveitar esta oportunidade. Só tens de seguir os passos na página oficial da PressPlay no Facebook.

- - -

Pokémon Battle League

Compete, diverte-te e habilita-te a ganhar fantásticos prémios!
Passa a palavra, traz amigos e participa.

O desafio está lançado a todos os treinadores portugueses.

Estás à altura?


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Super Smash Bros. (Wii U & 3DS): Mewtwo junta-se aos combates!

(Antes de mais, não. Não é publicação troll nem wishful thinking.)

Eis uma notícia que vai certamente alegrar muitos jogadores de Pokémon e Super Smash Bros. Acabou de ser transmitido o Nintendo Direct especial dedicado à versão Wii U de Super Smash Brothers (4) entitulado "50 Razões para Jogar".

No decorrer da apresentação, entre as (mais de) cinquenta razões apresentadas pela Nintendo, destacou-se (no que a Pokémon diz respeito) um detalhe que surgiu de forma enigmática durante a exposição da 34ª razão, relacionada com a obtenção de troféus exclusivos da versão, onde as duas formas mega evoluídas de Mewtwo (X e Y), em pleno combate, surgem como um dos troféus que será possível adquirir na versão da consola doméstica e, eventualmente, na versão portátil.

Troféu (pormenor) - Mega Mewtwo X VS Mega Mewtwo Y
Como é apanágio nestes pequenos teasers visuais, este pormenor não foi inocente e a revelação veio no final do especial, com a  54ª razão: Mewtwo, após a ausência no título precedente da série (SSB Brawl) regressa aos stages do fighter da Nintendo, volvidos treze anos da sua estreia em Super Smash Bros. Melee. A franquia Pokémon ganha assim mais um representante, com o regresso de Mewtwo ao roster, juntando-se a Pikachu, Jigglypuff, Lucario, Charizard e Greninja. 

Várias perguntas surgem de imediato: as Mega Evoluções são apenas troféu ou serão Final Smashes de Mewtwo à semelhança de Lucario e Charizard? E se são de facto Final Smashes, de que forma serão alternáveis, já que foram mostrados os modelos da forma X e forma Y? Será a forma X exclusiva da versão Wii U e a forma Y exclusiva da 3DS (ou vice-versa)?
As respostas a estas (e outras) perguntas ainda permanecem em segredo. Mewtwo Returns e é isso que importa para já.

Mewtwo - modelo Wii U


Mewtwo em Super Smash Bros. Melee (modelo e troféu) [2001]

Mas há uma condição para obter o Pokémon Genético e tem como base a aquisição e o registo no Club Nintendo de ambas as versões do mais recente Smash Bros. (3DS e Wii U). Para desbloquear Mewtwo, será necessário registar ambas as versões durante um período promocional a designar, o que permitirá transferir o 6º Pokémon na forma de download gratuito.  

No entanto, Mewtwo não estará disponível para download imediato quando do lançamento da versão Wii U se Smash Bros.No especial é adiantado que "a personagem ainda se encontra a ser desenvolvida" (quiçá num laboratório obscuro (HAL Laboratory...hm) no interior dos estúdios da Bandai Namco com supervisão do Dr. Sakurai), sendo apontada a Primavera de 2015 como o período estimado de disponibilização da personagem, o que será importante ter em conta para efeito dos registo das versões de SSB4, na medida em que o período de registo e desbloqueio da personagem poderá ser iniciado pela mesma altura. Para quem não pode (ou não quer) obter as duas versões do jogo, Mewtwo estará disponível como DLC pago na eShop da Wii U e da 3DS.

Podem (re)ver o especial "50 Razões para Jogar (SSB Wii U) no vídeo abaixo:

Troféus (inc. Mega Mewtwo X e Y) a partir dos 22m03s,
Revelação Mewtwo a partir dos 33m23s, a fechar o especial.




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Demo OR/AS: Lista de lojas FNAC aderentes (em actualização)

Bom dia, treinadores.

A partir de hoje, a demo especial de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire encontra-se (teoricamente) disponível em todo o território português, através nas lojas FNAC. Mas o processo de distribuição está longe de ser claro e homogéneo para todas as lojas, dada a informação contraditória que nos tem chegado. Desde lojas que já foram sinalizadas sobre a distribuição mas que ainda não garantiram que a partir de hoje teriam os códigos disponíveis a outras lojas que nem sequer detém informação a respeito da distribuição, o caos instalou-se e as dúvidas dos treinadores são muitas e legítimas.
- - -

Antes de mais, deixamos um ponto da situação relativamente às vias disponíveis (e confirmadas pela Nintendo Portugal) para a obtenção de códigos para além das lojas FNAC:

Eventos:

Como certamente saberão por esta altura, não foram distribuídos códigos no IberAnime OPO '14 (11 e 12 de Outubro) devido a um atraso na chegada dos mesmos. A loja PressPlay, localizada no Porto (Rua do Bonjardim, nº 513) comprometeu-se a garantir que todos os interessados em obter a demo poderão fazer o  levantamento presencial do código na respectiva loja, ainda esta semana. A loja acabou de divulgar um comunicado onde informa que disponibilizará códigos da demo aos seus visitantes a partir do próximo Sábado, 18 de Outubro. É o primeiro local onde podemos confirmar a distribuição.


Relativamente aos restantes eventos, a informação adiantada pela Nintendo Portugal permanece inalterada. Haverá distribuição de códigos na Lisboa Games Week (entre 6 e 9 de Novembro) e na Comic Con Portugal (5, 6 e 7 de Dezembro).

Entretanto, fomos informados de que será possível ganhar um dos códigos da demo através da participação em iniciativas dos media partners oficiais da Nintendo, concretamente imprensa especializada online: BGamer; Eurogamer.pt; IGN Portugal; VideoGamer Portugal; GameReactor.pt; Próximo Nível; FNintendo e Meus Jogos DS.

- - -   

Quanto a lojas, o cenário inicialmente previsto mudou. A informação inicialmente avançada apontava para uma distribuição de códigos em três cadeias de lojas (FNAC, MediaMarkt e El Corte Inglês) mas, mas conforme se pode ler no site oficial português dos remakes de Hoenn, apenas a FNAC se encontra assinalada. Esta mudança de cenário foi um dos factores que contribuiu para a confusão que se instalou, juntamente com a falta de garantias de distribuição por parte da FNAC.

Assim sendo, vimos por este meio apelar à vossa ajuda, treinadores, na clarificação deste processo de distribuição nas lojas FNAC. Infelizmente não possuímos recursos humanos que permitam a confirmação (ou não) da distribuição pelos nossos próprios meios (fora o 'raio de acção dos redactores), pelo que a única forma de divulgar de forma evidente a situação da distribuição a nível nacional depende necessariamente de terceiros.

Ou seja, de vocês, se assim entenderem e quiserem colaborar nesta 'investigação'. A situação actual é chata a vários níveis, desde logo porque, na eventualidade dos códigos não serem disponibilizados hoje, gera-se um "vai-vem" constante nos próximos dias dos treinadores que têm a facilidade de se deslocar a uma FNAC, por se encontrarem perto de uma na sua "área de residência". Mas há que ter em conta que muitos treinadores se encontram longe das lojas, o que em muitos casos implica deslocações de longa distância para adquirir os códigos. Como se pode imaginar, neste caso em particular seria extremamente aborrecido constatar que, após uma longa viagem (com as despesas associadas), ainda não há códigos disponíveis na FNAC "de eleição".

Daí o nosso apelo para, mais do que nos ajudarem a nós, ajudarem a comunidade, através da elaboração de uma lista de lojas onde seja possível destacar as lojas onde a distribuição está a decorrer como as que ainda não abriram o processo de distribuição. Naturalmente, a lista será actualizada com novas adições ou actualizações de lojas, conforme a informação que nos chegar. 

Caso se desloquem hoje (15) a uma FNAC ou mesmo a uma MediaMarkt ou El Corte Inglés (nestes dois últimos casos nem que seja para ter a certeza se há, de facto, distribuição) ou durante os próximos dias, solicitamos o preenchimento de um breve formulário que deixamos abaixo e que podem enviar por mensagem privada para a nossa página de Facebookpara o nosso email (pokecenterblog@gmail.com) ou por comentário nas partilhas da publicação nos grupos de Facebook (não é necessário formulário neste caso desde que forneçam as informações mínimas). Utilizem o meio que vos for mais conveniente. 

Serve este formulário para ficarmos ao corrente da situação em cada loja para que possamos actualizar a lista (que deixamos em actualização nesta publicação) e assim informar a comunidade, nomeadamente os treinadores interessados em deslocar-se à mesma loja. Na eventualidade de visitarem a loja mais do que uma vez nos próximos dias (ou no mesmo dia) não hesitem em nos recontactar para actualizar a situação do vosso lado.


Formulário (a enviar por MP ou email):

  • [Nome] - primeiro e último;
  • [Loja(s) que everiguaram] Para além de FNAC podem incluir Media Markt e El Corte Inglés;
  • [Distribuição]: Aqui confirmam se a distribuição está a decorrer ou não;
  • [Observações]: Podem incluir aqui detalhes que considerem relevantes;

Exemplo de preenchimento:
  • Nome: Fulano Sicrano
  • Lojas: FNAC Colombo (Lisboa)
  • Distribuição: Códigos de demo OR/AS disponíveis a partir da tarde de *dia em questão* (ou não disponíveis), assim como de Gengar shiny.
  • Observações: Aproveitei a proximidade e passei pela MediaMarkt de Benfica (Estádio da Luz) e confirmei que a loja não está a distribuir códigos, seja da demo como do Gengar shiny.
- - -

A lista de lojas aderentes segue abaixo e será actualizada durante uma semana, até dia 22 de Outubro, período em que a situação já deverá estar regularizada. Ficamos à espera das vossas contribuições e desde já agradecemos a vossa colaboração na clarificação desta situação. Toda a ajuda é bem vinda para colocar alguma ordem no caos instalado e, acima de tudo, para assegurar a entreajuda entre treinadores. E passem palavra para a lista chegar a mais interessados.

A lista será actualizada durante o dia, dependendo da disponibilidade dos redactores do PCB, mas contamos ter uma lista minimamente ordenada pelo fim da tarde.

Boa sorte na 'investigação' e, caso consigam deitar as mãos aos códigos, votos de uma boa jornada no regresso (mesmo que momentâneo, para já) a Hoenn. 



LOJAS ADERENTES

[Distribuição de Demo Especial OR/AS e Gengar shiny]
FNAC | MediaMarkt | El Corte Inglés

*em actualização*


NORTE (incl. Grande Porto)

FNAC Santa Catarina (Porto)
Update#1 [Códigos de demo disponíveis.] [✓]
[Códigos do Gengar shiny apenas disponíveis a partir de Segunda-Feira (data estimada)] [...]
(Confirmado pelo PCB)

FNAC NorteShopping (Porto-Matosinhos)
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Vítor Correia, Maria João Maio e Abel Maio, Jorge Costa)

FNAC GaiaShopping (V. N. Gaia)
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
[Códigos de Gengar shiny esgotados.] [OUT]
(Agradecimento: Henrique Teixeira, Nuno Castanho e Gabriel Teixeira) 
(Confirmado pelo PCB)

FNAC GuimarãeShopping
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
Nota: Códigos de Gengar shiny distribuidos com pré-reserva de OR/AS
(Agradecimento: Nuno Sousa)

FNAC Braga Parque
[Códigos não disponíveis. Ainda não têm mais informações] [x]
Update#1 [Códigos de demo disponíveis a partir das 20h de dia 15] [✓]
Update#2 Um segundo informador (identifica-se apenas como André) diz-nos que as demos apenas estarão  disponíveis
 amanhã (16) ou mais tardar, sexta (17) [...]
(Agradecimento: João Pedro Carvalho, Emanuel Barros e André 'de Braga' ^^)

MediaMarkt Braga
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
(Agradecimento: André 'de Braga')

MediaMarkt Parque Nascente (Gondomar)
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
[Não há informação sobre Gengar shiny[x]
Nota: Apenas permitem levantamento do jogo com pré-reserva do jogo.
(Agradecimento: Maria João Maio e Abel Maio)

MediaMarkt Aveiro
[Códigos de demo OR/AS disponíveis a partir de 16 de Outubro [...]
[Não há informação sobre Gengar shiny[...]
Nota:  Em principio só é possível obter as demos
(Agradecimento: José Vieira)


El Corte Inglés (V. N. Gaia)
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
[Não há informação sobre Gengar shiny[x]
(Agradecimento: Christian Neves)

*

CENTRO

FNAC Forum Coimbra
[Códigos de demo e Gengar shiny esgotados] [OUT]
Nota: Códigos de Gengar shiny apenas para pré-reserrvas de OR/AS
(Confirmado pelo PCB)
(Agradecimento: Felipe Pereira e Christian Neves)

FNAC Leiria
[Códigos disponíveis a partir de sexta-feira, 17)] [...]
(Agradecimento: André Castro)

FNAC Palácio de Gelo (Viseu)
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Mónica Santos) 

*

SUL (incl. Grande Lisboa)

FNAC Colombo (Lisboa)

[Códigos de demo disponíveis] [✓][Códigos de Gengar shiny esgotados.] [OUT]
(Agradecimento: Diogo Lemos, Catarina Pires, Henrique Jaime, Vasco Durão e Francisco Picado) 

FNAC Vasco da Gama (Lisboa)
[Distribuição de códigos possivelmente a partir da 18 horas, embora seja  provável ser só amanhã, 17 de Outubro] [...]
Nota: A loja foi informada da distribuição, a ser iniciada hoje ao final do dia ou no dia 16.
(Agradecimento: Óscar Morgado)

FNAC Chiado (Lisboa)

[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Óscar Morgado e Marta Arnaldo)

FNAC Almada Forum
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Cerberus Batista, Ruben Pereira e Hélio Rafael e Filipe Maia)

FNAC CascaisShopping
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: João Marques e João Carreu)

FNAC Amoreiras Shopping
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Eduardo Fernandes)

FNAC Algarve Shopping
[Códigos de demo e Gengar shiny disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Rui Marcelo e Marco André)

MediaMarkt - Estádio da Luz (Lisboa)
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Luís Costa e Marcos Figueiredo)

MediaMarkt - Retail Park Forum Sintra
[Códigos de demo esgotados.] [OUT]
[Não há informação sobre Gengar shiny[x]
Nota: Um por pessoa
(Agradecimento: Miguel Reis e João Marques)

MediaMarkt Setúbal
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Daniel Carrilho e Tiago Soares)

MediaMarkt Alfragide
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
[Não há informação sobre Gengar shiny[x]
Nota: Códigos de demo apenas para pré-reserva de OR/AS
(Agradecimento: Francisco Moreira)

El Corte Inglés (Lisboa)
[Códigos de demo disponíveis] [✓]
(Agradecimento: Carolina Miguel, Daniel Carrilho e Eduardo Fernandes)

*

AVISO

Algumas lojas FNAC estão apenas a distribuir códigos de Gengar shiny a quem efectuou pré-reserva de Omega Ruby e Alpha Sapphire. No entanto, fizeram-nos chegar a a informação (nomeadamente na FNAC do GaiaShopping) de que esta directiva já não se aplica em todas as lojas. A ordem inicial para distribuição com as pré-reservas foi alterada, sendo agora possível adquirir o código do Gengar shiny SEM pré-reserva.

Na eventualidade de vos exigirem pré-reserva para o levantamento do código numa loja FNAC, fica a nota de que tal exigência já não é obrigatória e que podem solicitar o código na mesma tendo em conta o exemplo seguido por outras lojas.

Flyer de código da demo especial


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Segredos revelados: Demo OR/AS chega ao Japão (e info sobre Portugal)

Olá treinadores,

Os japoneses e os sul-coreanos acabam de ter acesso às versões demo de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire.

São várias as imagens e streams que já começam a sair ou a ser transmitidas das Demo especiais japonesas mas em Portugal (tal como nas Américas), o regresso momentâneo a Hoenn fica adiado para amanhã.


As versões demo dos jogos chegam amanhã a Portugal e a hype dos treinadores não podia estar mais elevada para experimentarem as novidades e descobrirem os segredos escondidos nas versões de demonstração.
As demos poderão ser obtidas nas lojas FNAC (ao contrário do que foi anunciado, será a única loja onde serão distribuídos os códigos) e nos eventos Lisboa Games Week (6 a 9 de Novembro) e na Comic Con Portugal (5, 6 e 7 de Dezembro).

Até agora, já temos duas confirmações, através de live streams de japoneses que estão a mostrar treinadores completamente colados à demos. Através deles temos a confirmação não de uma, mas duas novas Mega Evoluções para OR/AS: Mega Steelix (demo japonesa) e Mega Glalie (demo coreana).

Mega Steelix na Demo especial de OR/AS
Mega Steelix - mantém os seus tipos Ground e Steel, mas a Ability muda para Sand Force.


Mega Glalie na Demo especial de OR/AS
Mega Glalie - Torna-se um tipo Ice puro e adquire a Ability Refrigerate.

Mega Steelix e Mega Glalie - arte oficial

Na demo será também possível batalhar com a evolução final de um dos Pokémon iniciais de Hoenn à escolha, o que permite ver a respectiva Mega Evolução em combate. Estes poderão aprender de imediato os seus melhores golpes (Frenzy Plant, Blast Burn, Hydro Cannon). Ainda não foram divulgadas informações de como poderão ser transferidos para o jogo completo, assim como items encontrados dentro da demo. Esperam-se mais informações a qualquer momento neste campo.


Actualizações:

Update #1 - A personalização de roupa do jogador, introduzida em X&Y, não transita para OR/AS. Informação adiantada por Junichi Masuda em entrevista à USGamer.

- - -


Mais informações relacionadas com a versão final dos jogos foram reveladas pela Pokémon Company.

O método de voar no Mega Latios ou Mega Latias é chamado de Soar e permite os jogadores controlarem o vôo do Pokémon em questão. Elevando-se acima do mapa terrestre, o jogador poderá explorar os Mirage Spots, onde podem surgir objectos valiosos e Pokémon raros, entre os quais os lendários mascote que já aqui falámos.





O Eon Ticket poderá ser obtido no final deste ano (provavelmente através de evento) que servirá para nos dar acesso à Southern Island da região de Hoenn. Será a única forma de os jogadores apanharem o Latios/Latias (conforme a versão do jogo) já que está confirmado que não estarão disponíveis durante o jogo normal. Deverá ser um evento à semelhança do que nos trouxe o Victini aos jogos Black e White.

Eon Ticket, distribuído em evento a anunciar.
Confirmados estão os Mega Pidgeot e Mega Beedrill, bem como mais alguns detalhes sobre os mesmos!

Mega Pidgeot - arte oficial
Mega Pidgeot vai receber um boost na sua Speed e Special Attack. Poderá ainda aprender um novo ataque: Hurricane, que causa uma grande tempestade em torno do oponente e pode deixá-lo confuso. A habilidade será No Guard.

Mega Beedrill - arte oficial

Mega Beedrill vai receber um aumento do seus stat de Ataque. Aprende um novo ataque, chamado Fell Stinger, que vai aumentar ainda mais o Attack do Pokémon, mas só se o golpe derrotar o oponente. Em Mega, a habilidade será Adaptability

- - -

Entretanto, as novidades da última edição da CoroCoro "saltaram" das páginas da revista para trailer, como é habitual. As formas mega evoluídas dos Eon Pokémon, Mega Latios e Mega Latias são apresentados pela primeira vez em vídeo, quer em ambiente de batalha como a executar o Soar, o "vôo especial" que, para além de proporcionar uma perspectiva aérea única da região de Hoenn, permite a visita aos misteriosos Mirage Spots, portais dimensionais (cuja origem permanece uma incógnita) que permitem o encontro e a captura de Pokémon lendários de outras gerações, nomeadamente Lugia e Ho Oh (2ª), Palkia e Dialga (4ª) e Reshiram e Zekrom (5ª). Segue-se a apresentação do novo PokéNav Plus (anteriormente referido com o termo japonês MultiNav) multifunções, com as aplicações DexNav, AreaNav (jap: MapNav), BuzzNav (jap: TVNav) e PlayNav.






Mega Latios - arte oficial

Mega Latias - arte oficial

Mega Latios e Mega Latias - escala


Encontros lendários nos Mirage Spots
PokéNav Plus
DexNav

Este post será actualizado à medida que nos chegarem novas informações.

sábado, 11 de outubro de 2014

Balanço das novidades OR/AS e demo (nota IberAnime) | Teaser 18º filme (análise)


Com a chegada de Outubro e com a revelação faseada das prometidas novidades, o 10º mês tem correspondido, em maior ou menor grau, para "alimentar" o hype dos treinadores, agora que falta pouco mais de um mês para o tão esperado lançamento de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire. O live stream da NicoNico no dia 2 e os leaks da CoroCoro que nos chegaram ontem, dia 10 (a publicação foi entretanto actualizada com mais informações), foram, sem surpresas, a origem das mais relevantes novidades relacionadas com os remakes de Hoenn.

Resumidamente,
  • Livestream da NicoNico: Revelação de Mega Rayquaza
  • CoroCoro (Novembro): Revelação de Mega Beedrill e Mega Pidgeot e confirmação oficial das Mega Evoluções de Latios e Latias | Captura especial dos lendários "mascote" da 2ª, 3ª e 4ª geração em Hoenn | PokéNavigator expandido (agora MultiNav) com novas funcionalidades.

Apesar das novidades ditas "oficiais", chegou-nos um outro conjunto de detalhes relacionados com OR/AS que, até confirmação em contrário, divulgamos como rumores. Podem consultar aqui a lista de tópicos mas chamamos a atenção para a eventualidade de, a ser informação verídica, se tratarem de spoilers de OR/AS.

Dado o calendário em questão e tendo em conta que outras novidades poderão "cair" a qualquer momento, seja em forma de rumor como informação oficial, é seguro afirmar que o mês de Outubro ainda não fechou definitivamente no que toca a novas revelações, embora seja admissível considerar que, com a publicação da edição de Novembro da CoroCoro, as novidades mais relevantes já foram reveladas. Ainda assim, nunca se sabe que trunfos a Pokémon Company ainda guarda, sobretudo tendo em conta que, a pouco mais de um mês dos lançamentos, entrámos na fase do "tudo ou nada" no que diz respeito a novas informações.

- - -

Demo de Omega Ruby e Alpha Sapphire:

No que diz respeito ao território português, lembramos que a demo especial de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire estará disponível e desbloqueada a partir de quarta-feira, 15 de Outubro, sendo possível solicitar os códigos de download em lojas designadas e em três eventos a decorrer em território português:
  • Lojas: FNAC; MediaMarkt e El Corte Inglés;
  • Eventos: IberAnime OPO '14 (Pavilhão Multiusos de Gondomar - 11 e 12 de Outubro); Lisboa Games Week (FIL - Feira Internacional de Lisboa, entre 6 e 9 de Novembro) e Comic-Con Portugal (EXPONOR, nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro);

No momento em que escrevemos esta publicação, está a decorrer o primeiro dia do IberAnime OPO '14 em Gondomar. Ao contrário do ano passado, o PCB não estará presente nesta edição pelo que não estamos em condições de avançar em primeira mão com informação relativa à distribuição da demo de OR/AS. Assim sendo, temos de nos basear em informações oriundas de terceiros. E de facto chegou-nos a seguinte informação: a distribuição antecipada dos códigos para a demo de OR/AS no IberAnime não está a decorrer, ao contrário da informação avançada pelas fontes oficiais. Segundo consta, os códigos não chegaram a  tempo do evento, pelo menos do primeiro dia. No entanto, foi-nos avançado que a loja PressPlay, representada como banca no evento, está a fazer os possíveis por garantir a distribuição dos códigos aos seus visitantes.

Update #1: Fomos informados que, na eventualidade de não ser possível distribuir a demo de OR/AS durante o IberAnime, a PressPlay irá procurar garantir a todos os treinadores interessados o levantamento do código na respectiva loja (Rua do Bonjardim, nº 513 - Porto) antes de dia 15. Agradecimento ao nosso parceiro Guilherme Costa (Pokémon Center) pela notificação.

Como referimos, não podemos confirmar a situação pelos nossos próprios meios pelo que agradecemos desde já qualquer confirmação/esclarecimento (textual e/ou fotográfico) por parte dos nossos leitores que se encontrem no evento. Qualquer tipo de colaboração é sempre bem-vindo (podem enviar PM para a nossa página de Facebook ou email para pokecenterblog@gmail.com).

[Actualizaremos esta secção caso nos cheguem mais informações]

- - -

Evento digital: Distribuição de Mega Gengar e Diancie

Falando em lojas e eventos (neste caso digital), e conforme noticiámos em inícios de Setembro, a partir de dia 15 de Outubro e até 5 de Novembro, ao levantar o código da demo de OR/AS será possível solicitar um código para Pokémon X&Y, que permitirá a transferência de um Gengar shiny com Sludge Wave como golpe exclusivo e uma Gengarite (a segunda, caso tenham obtido a primeira in-game) como item. A segunda distribuição, também por código, terá início no dia 6 de Novembro, estendendo-se até 28 de Novembro (dia do lançamento de OR/AS) e permitirá a "captura" de uma Diancie. 



Os jogadores que receberem a Diancie através deste evento poderão transferi-la para Omega Ruby e Alpha Sapphire. Em Hoenn (e não em Kalos), os jogadores encontrarão uma  Diancite, a Mega Pedra que permitirá evoluir temporariamente Diancie para Mega Diancie.

À semelhança dos códigos para a demo de OR/AS, os códigos para X&Y do Gengar shiny e da Diancie serão distribuídos, em princípio (ainda não nos chegou a confirmação) nas mesmas lojas designadas (FNAC, MediaMarkt e El Corte Inglés). Trataremos de confirmar este detalhe o mais depressa possível. Desconhecemos, para já, se estes códigos serão (ou não) disponibilizados na Lisboa Games Week e na Comic-Con Portugal (neste último caso em regime de excepção, tal como a demo).


TCG: Expansão XY - Phantom Forces




Para os entusiastas do TCG, o dia 5 de Novembro também será especial, dado que será o dia do lançamento da versão ocidental da expansão Phantom Forces que aumenta o actual set XY em mais de 100 cartas, onde se incluem Pokémon poderosos como Diancie, Mega Gengar EX ou Mega Manetric EX.

Um lançamento que juntamente com as distribuições do Gengar shiny e de Diancie em X&Y, complementará o Halloween de muitos treinadores.

- - -

Teaser trailer do 18º filme Pokémon

Com a estreia de The Cocoon of Destruction & Diancie nas salas de cinema nipónicas do Verão, a chegada do Outono é sinónimo do primeiro vislumbre do novo filme anual da franquia Pokémon que, seguindo a tradição sazonal das longas metragens antecessoras, irá estrear no Japão no próximo Verão, ou seja, 2015.



Como seria esperar de um teaser, a informação visual é parca mas neste caso concreto, é possível depreender outro tipo de informação tendo isto em conta. É o primeiro vislumbre de Primal Groudon e Primal Kyogre nas suas versões 'anime' (naturalmente, com algum CGI aplicado), pelo que sabemos desde já que o 18º filme, o segundo da era XY, será dedicado aos remakes de Hoenn.

Ash (jap: Satoshi), Serena, Clemont (jap: Citron) e Bonnie (jap: Eureka) serão, naturalmente, os protagonistas do filme (nada indica uma quebra de tradição). O factor "estranho" é que, pela primeira vez no já longo legado cinematográfico da franquia, o 18º filme, aparentemente e à semelhança de OR/AS, remete para um regresso a uma região, Hoenn, que aparentemente havia sido encerrada com o término do ciclo de Hoenn no anime (Advanced Generation) com o 9º filme (Pokémon Ranger and the Temple of the Sea). De notar que os dois ciclos de remakes que antecederam OR/AS (Fire Red/Leaf Green e Heart Gold/Soul Silver) não "mereceram" uma readaptação em filme, ao contrário de Hoenn (Pokémon a Origem não serve aqui de termo de comparação para o caso de Kanto).

Tudo indica que Ash poderá estar de regresso momentâneo a Hoenn, desta vez acompanhado pelo grupo de Kalos. Se assim for, isto poderá significar que personagens ligadas à região poderão reaparecer, como May e o irmão, Max ou mesmo Steven Stone e outros treinadores de elite. 

No caso das mascotes lendárias, Groudon e Kyogre foram mais destacados (surpreendentemente) nos episódios de Advanced Generation e não nos filmes complementares, com a excepção da relevância do papel de Kyogre no 9º filme e a "presença" (aspas intencionais) de Groudon em Jirachi: Wish Maker (6º filme). De resto, para além de cameos subtis de ambos nas aberturas de alguns dos filmes que se seguiram, ambos se "silenciaram" em termos de animação. Até agora.

Tendo em conta as novidades mais recentes, não se pode deixar de pensar no hipotético regresso de Rayquaza juntamente com Groudon e Kyogre. No que diz respeito a filme, Rayquaza partilhou o estrelato com Deoxys em Destiny Deoxys (7º filme). Tal como Groudon e  Kyogre, fez cameos em filmes posteriores e apareceu no anime quer em Sinnoh (Diamond & Pearl) como em Unova (Best Wishes).  

Para já, pouco mais se pode "esmiuçar" do teaser. Esperemos por mais informações, como é costume.


Cameo de Groudon em The Rise of Darkrai (10º filme)
Kyogre em Pokémon Ranger and the Temple of the Sea
Rayquaza em Destiny Deoxys

E por enquanto é tudo, treinadores.

Shaymin Pokeball