segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pokémon Shuffle Mobile chega ao Ocidente!

Olá treinadores,

No final de Junho, demo-vos a noticia de que o Pokémon Shuffle iria ganhar uma versão Mobile.

A semana passada a aplicação foi lançada no Japão, e hoje já chegou ao Ocidente.



Mas calma, não corram ainda para a Play Store nem para a App Store, isto se estiverem fora dos Estados Unidos, Reino Unido ou Austrália.
Para já só estes 3 países é que têm a aplicação disponível para fazer download.

Espera-se que esteja para breve a expansão da disponibilidade ao resto do mundo nos próximos dias ou até na próxima semana.

Para quem utilizar dispositivos Andriod ou Apple poderá descarregar esta aplicação de forma gratuita e funcionará de forma semelhante à sua versão para a 3DS.

Fiquem atentos, que avisamos quando a aplicação estiver disponível para os utilizadores portugueses.

Jikai madde, minna!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Rúbrica semanal de Pokémon XY Anime

Bom dia treinadores!
É altura de mais uma análise de como vai o anime de Pokémon XY.



Episódio 84 - Chespin! Its First Errand!!

Este episódio é sobre um curto-circuito que afeta o Poké Centro. O nosso quarteto e os seus pokémon depressa se propõem a ajudar, até o Chespin, que parte numa pequena quest em junto com o Bunnelby. E...é basicamente isto?
Ah, também tem uma nova música (até ao momento não a consegui encontrar).

Nota final: 6/10 - Episódio perfeitamente dispensável. 



Próximo Episódio - A Broken Twig: A Broken Heart! Braixen's Strong Feelings!!

Até á próxima, pessoal!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Técnicon Pokémon League


A Técnicon Pokémon League é uma actividade durante a Técnicon que visa emular a experiência de um treinador e o seu percurso pela PokéLiga no mundo Pokémon. Ao contrário de um torneio, é uma actividade para diversão e sem um vencedor singular. Em parceria com a Pokémon Battle League, tenta também introduzir jogadores casuais ao formato usado em torneios oficiais, o VGC (Video Game Championship).

Regulamento


Regras VGC


Para participares só tens que escolher o teu boletim de inscrição (Normal ou VGC) na zona Pokémon e andar pelos quatro cantos do recinto à procura dos líderes de ginásio. Quando os venceres, podes voltar á zona Pokémon para desafiar os Elite Four...


...e até o Campeão, se tiver chegado antes de ti!


Este evento decorre entre 29-30 de Agosto, no Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Boa Sorte a todos os participantes!


Atualização: Os primeiros 20 treinadores a chegarem ao final do formato VGC da Técnicon Pokémon League receberão um convite para um Invitational de VGC, realizado nos escritórios da Nintendo Portugal, organizado pela Pokémon Battle League.


But wait, there's more!


Também vão haver prémios por parte da Nintendo 3DS Portugal para oferecer aos nossos treinadores!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O futuro da série principal numa palavra

Estamos em pleno rescaldo da edição de 2015 do Pokémon World Championship (PWC).

Dos Estados Unidos, mais concretamente da histórica cidade de Boston, chegam as novidades, celebram-se os vencedores e analisam-se as jogadas dos melhores jogadores das duas vertentes competitivas da franquia Pokémon.

No VGC, Shoma Honami arrecada o título de campeão da divisão Masters, fustigada por um implacável "tufão nipónico" no Top 8. O britânico Mark McQuillan vence na divisão Seniors e o conterrâneo de Shoma, Kotone Yasue, vence na divisão Juniors.

No TCG, o continente americano sai destacado. O americano Jacob Van Wagner sagrou-se campeão da divisão Masters (com Portugal, representado por Igor Costa, a alcançar uma honrosa medalha de bronze pelo 3º lugar na mesma divisão). O também americano Patrick Martinez vence na divisão Seniors e o canadiano Rowan Stavenow alcança o lugar cimeiro do pódio na divisão Juniors.

Para além do hype competitivo, não podemos deixar de salientar as expectativas extra criadas em torno desta edição do PWC, expectativas essas fruto de dois factores essenciais: o silêncio que rodeia (e antecipa) a revelação do próximo jogo da série principal (Pokémon Z, Pokémon X2/Y2, entre outras hipóteses) e a deslocação de Tsunekazu Ishihara, Shigeru Ohmori e Junichi Masuda ao evento, detalhe que colocou muitos treinadores em alerta dada a possibilidade de o PWC ser o palco escolhido para o anúncio que tantos esperam.

Sabemos agora, para desespero de muitos, que não foi o caso. Pokkén Tournament foi, fora a vertente competitiva, o grande destaque do evento, com a anúncio da expectável versão para Wii U e a organização de um torneio em formato Invitational que, para todos os efeitos, foi o primeiro torneio "oficial" no novo título. Importa salientar que Pokkén Tournament foi confirmado como um novo formato competitivo para o PWC pelo que em 2016, desta vez na costa oeste americana, em São Francisco (e provavelmente em anos vindouros), o jogo fará parte do alinhamento do PWC, juntamente com VGC e TCG.

No entanto, da série principal nem uma palavra.

Aliás, errado. Na verdade houve pelo menos uma palavra. Literalmente. A notícia chega-nos através do site Nintendo World Report que avançou uma entrevista  com J. C. Smith, Director de Marketing do Consumidor da Pokémon Company International, que decorreu durante o PWC. A entrevista abordou o futuro da série principal, o que levou os entrevistadores a incentivar Smith a dar uma pista em forma de uma única palavra associável ao novo título de modo a dar aos treinadores algo que pensar, por mais enigmática que fosse.

A pedido foi satisfeito e a palavra que saiu da boca de Smith foi:


"Flores"


Eis a palavra que vai fazer trabalhar a massa cinzenta dos treinadores até que nos cheguem mais detalhes sobre o próximo título da série principal. O analogia floral não é estranha, sobretudo seguindo a lógica de continuação (e conclusão) da 6ª geração, agora no regresso, mais que provável, a Kalos. 

Certamente muitos que leram a palavra pensaram imediatamente num certo Pokémon-fada: Floette, especificamente a Eternal Flower Floette (ou Floette-E), Pokémon central na história de XY (e na de AZ em particular) e até agora impossível de obter, seja em captura in-game ou como Pokémon de evento. Assim sendo, pode estar aqui a primeira pista concreta para o jogo que, em conciliação com outros factores, define um plot device central no que diz respeito ao término da 6ª geração e da história kalosiana em particular.


No entanto esta via é uma entre muitas, apesar de ser a mais fácil de perspectivar pela conotação imediata com o Pokémon em questão. Naturalmente, esta via pode vir a demonstrar-se redutora e implicar algo muito maior do que aquilo que podemos, na medida do possível, perspectivar tendo em conta as pistas deixadas por XY e, em parte, por Omega Ruby e Alpha Sapphire.

Enquanto aguardamos mais informações, que comece a teorização e venham daí essas interpretações.

domingo, 23 de agosto de 2015

Portugal em 3º no Mundial

Boa tarde treinadores,

Durante este fim-de-semana decorreu o Pokémon World Championship 2015 na cidade de Boston, nos E.U.A. e a atenção de muitos treinadores por todo o mundo esteve presa nos streams que eram feitos para a partir da cidade americana.


O Mundial é um grande evento para a comunidade de fãs e jogadores de Pokémon nas várias vertentes, quer seja em TCG, VGC ou, segundo parece, a partir de agora em Pokkén Tournament, jogo que foi anunciado que seria lançado para a Wii U durante a cerimónia de abertura do World.

Portugal é um dos países que, mais uma vez, se fez representar no campeonato do mundo. Em 2012, Igor Costa sagrou-se campeão do mundo da divisão de Masters de TCG, fazendo história na modalidade em Portugal. Em 2013 não teve uma prestação à altura, mas fez o Top 8 e no ano passado, arrecadou o 2º lugar da competição, depois de uma final intensa mas que não lhe correu pelo melhor.

O YouTuber The JWittz a reconhecer a qualidade de Igor através do Twitter

A esta altura, Igor Costa já faz o seu nome ser reconhecido no mundo do TCG e este ano, voltou a provar porquê. Igor perdeu na meia-final da prova e arrecada um standing incrível que o deixa como o 3º classificado na categoria de Masters.

Os nossos parabéns ao Igor Costa por mais uma magnífica performance no Mundial e esperemos que para o ano as coisas corram melhor.

Mas Igor não foi o único Português a defender as cores nacionais: Paulo Silva, Gonçalo Ferreira, Gonçalo Pereira, João Lagrifa, David Ferreira, Bernardo Dias (Masters) e Pedro Vicêncio (Senior) também estiveram a dar tudo de si na prova pelo TCG. VGC ainda não tem representação Portuguesa no mundial, mas é algo que queremos mudar a breve prazo.

Ficam aqui os Parabéns aos nossos representantes que tudo deram para chegarem longe e se tornarem verdadeiros Mestres Pokémon.

Jikai madde, minna!

Suplemento #1 da MegaZine já disponível

Olá treinadores,

Hoje disponibilizamos para todos vós o primeiro suplemento da MegaZine, a revista do PokéCenter Blog.

Este suplemento vem-vos trazer coisas que tinham ficado por mostrar na edição 0, a edição de testes que lançamos no mês passado.

Algumas temáticas não chegaram à versão final da edição "beta", mas agora tornamos disponíveis, para que fiquem com mais uma ideia das temáticas que vamos abordar na revista.

Podem encontrar aqui: Entrevista ao elenco de "Rapazes Nus a Cantar" e ao encenador Henrique Feist, Análise de Code Name S.T.E.A.M., Q&A do falecido presidente da Nintendo Satoru Iwata e dos accionistas da empresa, e mais...

Podem visitar o site oficial da nossa revista em megazine.pt.vu ou então podem ver este suplemento em baixo:


Jikai madde, minna!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pokkén Tournament anunciado para a Wii U

E já começam as novidades. Na cerimónia de abertura do 2015 Pokémon World Championships foi anunciado o, já à muito desejado, lançamento mundial do Pokkén Tournament, o jogo de arcade apenas disponível no Japão atualmente. Este jogo vai estar disponível para a Wii U na primavera de 2016.

Juntamente também foi anunciado o novo challenger: Pikachu Libre.

Este jogo desenvolvido em colaboração com a BANDAI NAMCO Entertainment Inc. (responsável pela famosa série de jogos TEKKEN®) promete ser um entusiasmante jogo de luta com uma verdadeira experiência Pokémon a que já estamos habituados.

Podem ver imagens e vídeo promocionais aqui:





Ansiosos por este jogo?

2015 Pokémon World Championships

Chegou o grande evento do ano da comunidade de Pokémon, por isso vamos todos assistir e apoiar os nossos preferidos. E talvez haja surpresas.

Os horários previstos são os seguintes (fuso horário de Portugal continental):

21 de agosto (sexta)
14h - Cerimónia de abertura
14h30 - Pokémon VGC
20h - Pokémon TCG

22 de agosto (sábado)
14h - Pokémon TCG
17h - Pokémon VGC
23h - Pokémon TCG

23 de agosto (domingo)
14h - Finais Pokémon TCG
20h - Finais Pokémon VGC



Podem assistir em direto aqui:

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Rúbrica semanal de Pokémon XY Anime

Boa noite treinadores!
É altura de mais uma análise de como vai o anime de Pokémon XY.
Antes de mais, têm que dar uma vista de olhos no novo opening dedicado ao filme do Hoopa:


Agora que está tudo com o HYPE, passemos aos episódios.



Pokémon XY Episódio 81 - Ash Leapt Through Time! Rotom's Wish

Este episódio é sobretudo focado no Lost Hotel, embora o aspecto deste esteja bastante diferente da versão dos jogos. Como o titulo indica, Rotom é a personagem principal (sendo que no jogo é possivel encontra-lo aqui nos caixotes do lixo) e mostra as suas formas. Além disso, os fãs de Miyazaki poderáo ficar surpreendidos com umas certas referências...a viagens no tempo.

Nota final: 8/10 - Embora seja um episódio inconsequente, foi bastante bem realizado e é quase um pequeno filme dos estúdios Ghibli.



Pokémon XY Episódio 82 -  The Gourgeist Festival! Farewell, Pumpkaboo!?

Neste episódio é nos apresentado uma espécie de festival de máscaras. Os fatos dos nossos protagonistas de sempre não vão deixar de vos meter um sorriso na cara (Wobbufett/Dedenne estão um mimo). Também são mostrados os diversos tamanhos de Pumpkaboo, sendo que a da Jessie tem o maior destaque (não fosse este um episódio de Halloween).

Nota final: 7/10 - Episódio relativamente average, mas com uma novidade no plantel...


Pokémon XY Episódio 83 -  Cross the Snow Mountains! Mamoswine and Abomasnow!!

Prosseguindo a aventura para Anistar City, o nosso quarteto tem agora de passar uma montanha de neve montando Mamoswines (como no jogo). E como no jogo, primeiro é preciso fazer um desvio pela ponte para ver o que se passa na caverna do Abomasnow. Sabiam que os Snover também apanham febre?

Nota final: 7/10 - Episódio normal, mas ganha pontos por ser incrivelmente parecido com esta parte do jogo. Até nas pedras destruíveis...


Próximo Episódio - Chespin! Its First Errand!!

Até à próxima, pessoal!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mega Evolution Act IV Trailer! Aparição do Misterioso Pokémon!

Neste trailer, que fecha o ciclo de 4 OVA's dedicadas à Mega Evolução, eis que teremos a participação do Pokémon Misterioso que apareceu no final do mais recente filme de Pokémon, no Japão, em Julho deste ano! O Pokémon verde, que muitos crêem ser um minion de Zygarde e que permitirá a Zygarde atingir a sua forma suprema está presente não só nesta OVA como também foi revelado que ele aparecerá no anime de Pokémon ainda antes desta OVA ir para o ar.

Quanto ao plot desta OVA, é o seguinte: Alain continua a sua jornada para ser o maior Mestre Pokémon de sempre. [O que não duvido nada que consiga, já que ele é bem mais forte que o Ash, lol!] xD

Ele vai apostar tudo o que tem, menos a alma, porque isso seria um anime mais hardcore, em como vence 10 Mega Evoluções de seguida. Malva, da Elite 4, aparece para se meter com o Alain e... vamos a ver no que isto dará! ^^

Vejam o trailer!


Mundial de Pokémon 2015: Temática + Distribuição de Pokémon com Mega Stone!

Já foi revelado qual será o tema deste ano do Mundial de Pokémon!


Quem participar no Mundial e levar as suas cópias de Alpha Sapphire/ OmegaRuby, receberá o seguinte Pokémon:

Sharpedo, Nível 50, Cherish Ball
Natureza: Adamant
Habilidade: Speed Boost / Strong Jaw
Ataques: Aqua Jet / Crunch / Ice Fang / Destiny Bond
Item: Sharpedonite 
Ribbon: Event Ribbon

"Legendary Collection Box" disponível em Novembro!

Em Novembor estará também disponível a Legendary Collection Box, que trará até nós o seguinte:

* Cada caixa tem como estrela o Pikachu EX ou o Hoopa EX;
* 1 pin de Pikachu ou de Hoopa;
* 5 Pokémons Lendários em formato full art;
* 5 Boosters;
* 1 Código para quem joga Pokémon TCG Online;

"Mega Mewtwo Box" posta à venda em Novembro!

Uma nova box será lançada em meados de Novembro.

Ainda não há imagens, mas já se sabe que terá 1 de duas cartas holográficas promo do Mewtwo, uma de duas cartas jumbo do Mega Mewtwo EX, 3 boosters e um código para quem joga PTCG Online.

Anúncios japoneses a Red Flash e Blue Impact!

E isto hoje não pára! xD

Os japoneses estão a fazer uma grande campanha de Marketing às novas expansões de Pokémon TCG, Red Flash e Blue Impact!

Novas BREAK Evolutions aparecem nos anúncios!


Graças aos anúncios, já ficamos a saber o seguinte:

* Raichu e Noivern terão BREAK Evolution;

* As cartas BREAK terão um tratamento holográfico especial - faz-me recordar as cartas de Dragon Ball Z que existiam há uns 16 anos atrás;

* Pikachu, Raichu, Noibat, Noivern fazem parte dos sets;

* Float Stone será reeditada;

* Octilery também entrará na colecção e tem 90 Pontos de Vida;

*  Haverá, pelo menos 2 Mega Mewtwo-EX e 1 Mewtwo-EX! Um dos Mega Mewtwo EX tem 230 Pontos de Vida e 1 ataque chamado Vanishing Stike, que tira 150 com 4 Energias [1 Psíquica, 2 Fogo e 1 Incolor]. O Mewtwo EX tem como primeiro ataque "Burst Ball" e o segundo ataque chama-se "Charge Damage".


E agora, as traduções de mais algumas cartas, visíveis nos anúncios:

Zoroark – Trevas – 100 Pontos de Vida
Estágio 1, evoluí de Zoroa

Habilidade: Impersonate
Tu podes usar esta Habilidade uma vez por turno, quando o Zoroark está no teu Banco. Troca Zoroark pelo teu Pokémon Activo.

[C][C] Mind Jack 10+. Este ataque provoca 10+30 por cada Pokémon no Banco do Oponente.

Fraqueza: Luta (x2)
Resistência: Psíquico (-20)
Custo para Recuar: 2
Raichu BREAK – Eléctrico – 130 Pontos de Vida 
BREAK Evolution
Break Evolution: Este Pokémon tem os Ataques, Habilidades, Fraquezas, Resistências, Custo para Recuar do Raichu do qual evoluiu.

[L][C][C] Grand Bolt: ??. Descarta todas as energias ligadas a este Pokémon.
Noivern BREAK – Dragão – 130 Pontos de Vida
Break Evolution
Break Evolution: Este Pokémon tem os Ataques, Habilidades, Fraquezas, Resistências, Custo para Recuar do Noivern do qual evoluiu.

[P][D][C] Synchro Woofer: ??. Se o número de cartas ue tens na mão for igual ao que o teu Oponente tem, este ataque tira +80 de dano.

Reveladas novas cartas de Blue Impact e Red Flash!

Olá pessoal!

A revista CoroCoro revelou com maior clareza, as duas cartas que estreiam a mecânica BREAK Evolution!


Para saberem como funciona a mecânica da BREAK Evolution, consultem o post anterior.

Para além das cartas BREAK, foram reveladas algumas cartas dos novos sets japoneses - que provavelmente farão parte do nosso set em Novembro/Dezembro:



Eis a tradução:

Chesnaught – Erva – 160 Pontos de Vida
Estágio 2 – Evolui do Quilladin

[G][C][C] Horn Piercing Lariat: 60+. Se o Pokémon Actiuvo do teu oponente já tiver algum marcador de dano, este ataque tira +60 de dano.

[G][G][C][C] Eternal Press: 100. Duranteo próximo turno do teu Oponente, o dano feito a este Pokémon pelos ataques dos pokémons do teu Oponente são reduzidos em 20.

Fraqueza: Fogo (x2)
Resistência: -
Custo para Recuar: 4



Chesnaught BREAK – Erva – 190 Pontos de Vida
BREAK EvolutionEvolui do Chesnaught

BREAK Evolution: Este Pokémon tem os Ataques, Habilidades, Fraquezas, Resistências, Custo para Recuar do Chesnaught do qual evoluiu.

[G][G][C][C] Tough Hammer: 160. Provoca 30 de dano a este Pokémon. Este ataque dá 30 de dano a todos os Pokémons do Banco do Oponente. Não apliques Fraqueza nem Resistência quando provocas dano aos Pokémons no Banco. 



Zorua – Darkness – HP60
Pokémon Básico

[D] Midnight Betting: O Pokémon Activo do teu Oponente está agora Confuso.

[D][C] Dark Edge: 30. Descarta uma Energia ligada a este Pokémon.

Fraqueza: Luta (x2)
Resistência: Psíquico (-20)
Custo para Recuar: 1



Zorua – Darkness – HP60
Pokémon Básico

[D] Spoiled Voice: Escolhe uma carta da mão do teu Oponente, sem olhar. Baralha aquela carta no deck do teu Oponente.

[D][C] Dark Edge: 30. Descarta uma Energia ligada a este Pokémon.

Fraqueza: Luta (x2)
Resistência: Psíquico (-20)
Custo para Recuar: 1

Revelada a mecânica de "BREAK Evolution"

Finalmente foi revelada a mecânica de "Break Evolution", uma nova forma de evoluir pokémons nos sets da nova Temporada 2015/2016!

Os europeus começarão a usar esta nova técnica até ao final do ano [possivelmente]. Eis uma imagem de uma carta BREAK Evolution:

zoroark-break

Este Zoroark é, como podem ver, dourado. É tipo um "Super Saiyan" e representa como serão as Break Evolution cards. Elas serão horizontais e terão os dados como nome, nível, se é básico ou evolução, a sigla BREAK, o tipo, os pontos de vida e uma pequena explicação sobre carta BREAK.

Eis a tradução desta carta, onde se explica como funciona a nova mecânica:

Zoroark BREAK – Trevas – 140 Pontos de Vida
BREAK Evolution

Regra para a Break Evolution: Este Pokémon tem os Ataques, Habilidades, Fraquezas, Resistências e Custo para Recuar do Zoroark de quem ele evoluiu.

Ora se pegarmos no Zoroark de Next Destinies, por exemplo...



Então passaremos a ter:

Zoroark BREAK – Trevas – 140 Pontos de Vida
BREAK Evolution  

1 (D) - Nasty Plot - Procura no teu deck por uma carta qualquer e coloca-a na tua mão. Baralha o teu deck depois disso.

2 (C) - Foul Play - Escolhe 1 dos ataques do Pokémon Defensor e usa-o como este ataque.

As cartas BREAK terão um tratamento holográfico especial. conhecem-se para já as seguintes cartas, que saírão nos sets "Blue Impact" e "Red Flash", a 26 de Setembro, no Japão:

* Mega Mewtwo X e Zoroark BREAK no set Blue Impact;

* Mega Mewtwo Y e Chesnaught BREAK no set Red Flash;

Red Flash e Blue Impact são os nomes dos Sets em japonês e quem sabe mais uma indirecta de que vêem aí os "Super" Remakes de Pokémon Blue e Pokémon Red. :P

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Leaks da CoroCoro de Setembro [análise]

Portanto treinadores, chegou aquela altura do mês.

No seguimento dos conteúdos apresentados na edição de Agosto e em 'sintonia' com a acesa discussão que entretanto se gerou em torno destes mesmos conteúdos, os leaks da edição de Setembro da CoroCoro vêm dar alguma luz sobre o misterioso teaser do 19º filme (a estrear no Verão de 2016) apresentado no final do 18º filme Pokémon: The Archdjinni of the Rings: Hoopa.

O teaser em questão apresentou dois elementos rodeados de mistério que poderão estar ou não relacionados: uma silhueta sombria que aparentemente poderá corresponder a uma forma alternativa de Zygarde (forma alternativa pode ser uma entre várias opções, Mega Evolução, forma primordial, etc.) e um pequeno Pokémon de forma sugestivamente celular (mais concretamente zigótica, segundo algumas interpretações)

Não avançando nenhum esclarecimento no que diz respeito à identidade destes dois elementos, a CoroCoro disponibiliza algumas informações a ter em conta assim como algumas imagens do pequeno Pokémon celular cuja forma até agora só tinha sido avançada por espectadores nas salas de cinema japonesas com boa memória visual e traço a condizer.

Como se pode observar nas imagens abaixo, os leaks confirmam que o que nos chegou em desenho não se afasta da realidade.




Um dos detalhes adicionais que nos chegou referente a este Pokémon colocava um núcleo vermelho na 'barriga', pormenor ausente nos primeiros esboços. Temos agora a confirmação de que esse detalhe não só está correcto como apresenta uma forma hexagonal. Curiosamente, esta constatação tem um efeito contraditório na ligação que foi feita entre este Pokémon e Zygarde: Por um lado a forma hexagonal remete para o terceiro elemento do trio lendário kalosiano mas por outro o vermelho não faz parte do esquema de cores do Pokémon lendário, sendo um elemento estranho à primeira vista e dissociável de Zygarde.

A silhueta que deu azo à discussão, conforme surgiu no teaser ao acompanhar o título da trilogia de filmes da era XY.

Temos também a confirmação de que os olhos, ou mais concretamente um deles, simula um núcleo celular, confirmando a natureza biológica deste Pokémon que aparentemente não será único. Uma das imagens da revista deixa antever cinco destes Pokémon reunidos, um central ("em pé") e quatro deitados à sua volta.

Este será provavelmente o factor mais intrigante no que diz respeito à renovada interpretação em torno deste Pokémon. Aparenta ser um Pokémon não-lendário dada a existência de mais do que um espécime deste Pokémon (embora esta não seja uma 'regra de ouro', sobretudo no anime que é o que está em análise), factor que o poderá aproximar de uma relação com Zygarde semelhante à de Carbink em relação a Diancie (sendo ambos da mesma geração) mais do que uma relação genética semelhante a Mew-Mewtwo (origem e derivação genética).

Tão pouco aparenta ser um Pokémon único que se multiplica em várias 'réplicas' embora, dada a natureza celular do Pokémon, se devam colocar aqui as devidas reticências pois este cenário não está fora de questão. Seja qual for a resposta oficial a este mistério, não parece plausível encarar este Pokémon como uma forma zigótica de Zygarde, sendo antes um Pokémon distinto contudo relacionado com o lendário, não só pela ligação visual que a CoroCoro (e o teaser) faz entre ambos como por pormenores evidentes como a cor verde, um elemento de design em comum (hexágono) e a natureza zigótica quer deste Pokémon como do nome do lendário em questão (Zygot > Zygarde). 


A revista informa que este Pokémon verde, cujo nome ainda é desconhecido, irá aparecer na série de anime antes da estreia do novo filme ao passo que Zygarde, na sua forma normal (se a silhueta sombria corresponder de facto a uma forma alternativa), irá marcar presença no Acto IV do Especial da Mega Evolução (The Strongest Mega Evolution). O papel de Zygarde num especial dedicado às Megas dá imediatamente que pensar. 
Pista para a verdadeira natureza da forma sombria do 19º filme? Para bom entendedor...


Outro mistério que poderá estar resolvido.
Desta forma o anime começa a preparar a sua última fase com a conclusão da história de Kalos em torno de Zygarde. A partir do anime e do especial lançam-se as bases para o filme o que, por outra via, poderá ser uma sugestão para o que nos espera em termos de jogos sendo neste momento praticamente certo que, mais tarde ou mais cedo, teremos ou uma terceira versão ou sequelas de XY onde Zygarde será estrela. 

Resta a dúvida quanto ao 'encaixe' deste Pokémon celular em termos de Dexes, pois ainda não se sabe se será uma nova adição à Dex kalosiana ou se este é o primeiro Pokémon da 7ª geração a ser revelado. Pela aparentemente óbvia ligação a Zygarde, a primeira via parece ser a mais coerente, sendo assim a mais que provável última entrada na Dex da 6ª geração. O "Mew" kalosiano de certa forma, lendário ou não.

No que diz respeito ao estranho Pokémon verde e a Zygarde, nada mais é avançado nas páginas da CoroCoro. Encontram-se respostas para algumas perguntas e surgem outras mas a revista adianta que a 15 de Setembro (quando do lançamento da edição de Outubro), serão publicados mais detalhes em relação ao dito Pokémon, à silhueta sombria e ao papel destes no anime.


- - -


O segundo tema abordado na edição de Setembro prende-se com Pokémon Super Mystery Dungeon, o muito antecipado novo título da série dos Pokémon exploradores.

Chega-nos um primeiro vislumbre de como funciona a Mega Evolução no jogo, sendo que uma das vantagens de mega evoluir passa por ganhar a capacidade de destruir paredes de masmorras em benefício de uma progressão melhorada, onde se inclui a descoberta/acesso a espaços secretos e inacessíveis de outra forma. Apresentam-se também dois novos items, Lapis e Ringle. 

O Ringle é um held item que, como o nome indica, tem forma anelar e é transportado pelo Pokémon. Tem, aparentemente, propriedades (e estética) semelhantes ao Mega Ring da série principal, a julgar pela arte que apresenta um Mega Salamence com um Ringle na pata dianteira esquerda. O Lapis (lapis = pedra em latim) é uma pedra (pois claro) anexável ao Ringle e que permite melhoramentos on the go dentro das masmorras. Exemplos: Power Up Lapis aumenta a força do Pokémon, Protect Up Lapis reduz o dano recebido e Barrage Protect Lapis impede que o Pokémon receba dano de múltiplos ataques durante um turno. Os Lapis só podem ser usados dentro das masmorras e não são acumuláveis como items pois desaparecem assim que a equipa sai de uma masmorra.

Apesar das óbvias semelhanças entre Mega Ring/Mega Stone e Ringle/Lapis, não é claro se o processo de Mega Evolução depende de algo como um Mega Evolution Lapis ou solução semelhante mas tendo em conta de que o elemento humano se encontra ausente (a não ser que a "alma" do Pokémon do jogador entre na equação já que, seguindo a tradição da série, este é um humano que se vê transformado num Pokémon), o processo que desencadeia a Mega Evolução poderá ter como base um "gatilho" diferente.

São também avançados detalhes referentes a determinados Pokémon com os quais os jogador poderá interagir durante o jogo onde um/uma Ampharos sai destacado(a).

Tendo como base experiências anteriores de PMD, é provável que se trate de um spotlight a Pokémon NPC (non playable character) tutores e/ou mercadores que prestam ajuda à equipa do jogador ao longo das aventuras. A hipótese de serem tutores (cada elemento com a sua especialização) é mais viável tendo em conta os laços dourados de equipa que transportam, sinal de que são exploradores, provavelmente de rank elevado, com provas dadas em termos de experiência de campo. Destacam-se Ampharos (provavelmente a figura tutelar mais relevante. Guildmaster ao jeito da série Explorers?), Buizel, Jirachi, Mawile, Archen, Bunnelby, Swirlix e Dedenne. A arte sugere outras como Torchic e Bulbasaur.
Outra hipótese em cima da mesa é estes Pokémon serem elementos de equipas rivais.

Aguardamos tradução para um esclarecimento concreto do que se apresenta nesta secção. Até confirmação a favor ou em contrário, convém digerir esta informação com uma pitada de sal.






sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Mais gameplay de Pokkén Tournament

Pokkén Tournament, o beat 'em up que surgiu da parceria entre a Pokémon Company e a Bandai Namco (concretamente dos mentores da série Tekken e Soul Calibur) já se encontra disponível desde 16 de Julho no Japão, em formato de arcada. 

Recentemente foi avançada a possibilidade de o jogo migrar para o Estados Unidos através da cadeia de restaurantes Dave&Busters, sendo que a localização americana do jogo poderá ser uma pista segura para a antever uma eventual versão inglesa (paralelamente à japonesa) do jogo quer nas arcadas como nas consolas. E por consola entenda-se Wii U, para a qual (ainda?) não foi confirmada adaptação. No entanto, dentro dentro do género, o lançamento da versão arcada a priori em relação à versão de consola é recorrente de modo a testar a receptividade do jogo, pelo que o anúncio da versão Wii U poderá estar para breve.

Para já, o que podemos antever do jogo para além dos trailers, seja promocionais como de jogabilidade, depende do que nos chega de terras nipónicas, nomeadamente gravações oriundas dos estabelecimentos designados para receber as arcadas de Pokkén Tournament, como Pokémon Centers

Uma pesquisa rápida pelo YouTube dá conta de algumas gravações que começam a chegar à plataforma como é o caso dos três vídeos que deixamos abaixo, disponibilizados pelo youtuber Melkorto que, ao aproveitar uma oportunidade para se deslocar ao Pokémon Center de Fukuoka (ilha de Kyushu), fez um 'apanhado' de alguma jogabilidade em primeira mão, com ênfase em Blaziken, mais recente adição ao roster de lutadores e também a última antes do lançamento japonês.

O primeiro vídeo mostra um combate entre Lucario e Blaziken. Não é claro, da nossa perspectiva, se o Blaziken é CPU ou se está a ser controlado por uma segunda pessoa (Melkorto controla Lucario ao mesmo tempo que filma (!). Estamos inclinados para a primeira opção, servindo este vídeo para demonstrar a jogabilidade de Blaziken através da inteligência artificial do CPU. 

Destaca-se a utilização das Mega Evoluções de ambos os Pokémon e uma arena nova (Old Ferrum Town) onde os observadores mais atentos poderão discernir bastantes elementos de inspiração italiana/romana (arco triunfal, aqueduto, pavimento da arena em mosaico com padrão, etc.). Apesar da filmagem não permitir a qualidade de uma captura de ecrã em alta definição, não deixa de ser perceptível o quão vivo é o cenário quer em animações como em detalhe, com destaque para as excelentes texturas dos modelos e efeitos e a igualmente excelente luminosidade da arena, realçada por um jogo de luz e sombras que apenas o pôr-do-sol pode conferir.





No segundo vídeo, Melkorto assume o controlo de Blaziken contra um Pikachu. Tal como no primeiro vídeo, é possível observar a utilização de Pokémon suporte como Snivy ou Jirachi.




No terceiro e último vídeo, deixamos Old Ferrum Town e regressamos à já conhecida arena de Phos Volcano para um combate de Iniciais de Fogo a condizer com o espaço: Blaziken VS Charizard. Tal como Blaziken e Lucario, a Mega Evolução (X) de Charizard também marca presença.



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pokémon Rumble World - Patch!

Olá treinadores!

Foi lançada uma nova patch - a primeira - para o jogo Pokémon Rumble World!

Graças a ela, nós temos acesso a um balão que nos dá acesso a uma nova região, a Lucky Ballon que basicamente é um local muito especial e que cobre todas as regiões! Este nível passa-se assim: voês percorrem em cada sala uma área diferente do jogo, passando por níveis onde ainda tenha Pokémons para capturar. Por exemplo, neste momento eu já tenho os 719 Pokémons capturados, mas se não tivesse, ao longo do nível vou passar por salas onde aqueles Pokémons que me faltam, aparecem! E isso é muito fixe!  

Este nível é uma prenda que nos oferecem, sendo por isso gratuito. Para quem já comprou todas as jóias do jogo, a mina de Poké-Diamonds oferece agora 40 Poké-Diamonds, ao invés dos 20 iniciais.

Este nível só pode ser jogado por quem estiver a nível 33+ e leva 20 horas a recarregar ou 10 PokéDiamonds, se quiserem ir de imediato. Quem já comprou os PokéDiamonds todos do jogo só paga 1 PokéDiamond.


Foi lançada também uma Password que vos dá acesso a 100 Pokédiamonds: 71104779 [Europa].

Reveladas imagens do misterioso Pokémon!

Olá pessoal!

Foram reveladas numa sequência de fotos, imagens do misterioso Pokémon que surge no final do filme de Pokémon que actualmente está a passar nos cinemas do Japão!

Eis a sequência:





Shaymin Pokeball