quinta-feira, 2 de junho de 2016

[Análise] Novidades Sun & Moon - 2/6/16

As prometidas novidades de Pokémon Sun e Pokémon Moon chegaram à hora prometida (14h, hora de Portugal Continental) através de um vídeo colocado no canal de YouTube oficial inglês da Pokémon Company.

Trata-se de um vídeo curto de 1m30s mas elucidativo no que diz respeito a alguns pormenores até agora pendentes, nomeadamante a tipologia dos dois lendários de capa - cujos nomes oficiais são agora conhecidos - de ambas as versões e os/as respectivos/as signature moves e habilidades, a confirmação de Alola como uma região-arquipélago (como seria de esperar), a arte oficial dos protagonistas, a confirmação do Professor regional e dos dois rivais. 




O canal japonês oficial de Pokémon disponibilizou também oito pequenos novos vídeos de Pokémon Sun/Moon.



















Começemos por falar de Solgaleo e Lunala (que perde os dois "a" em relação ao nome previamente avançado):


Os dois Pokémon lendários que surgem na embalagem de Pokémon Sun e Pokémon Moon desempenham um papel fundamental na história. O Solgaleo e o Lunala guardam a chave para a aventura que pode ser encontrada nestes jogos tão aguardados. 

Ambos os Pokémon lendários partilham o tipo Psychic, que por esta altura é basicamente o tipo "cósmico" (também utilizado em Cresselia e Deoxys).


Solgaleo

O segundo tipo do leão solar provavelmente apanhou muitos de surpresa, ou não fosse a ironia de Steel ser fraco em relação a Fire, o tipo que provavelmente muitos esperariam em Solgaleo e que à partida seria mais evidente tendo em conta a conotação solar do Pokémon.

A chave para o aparentemente bizarro tipo Steel de Solgaleo pode estar relacionado em ser mais um meteoro (estrela cadente) do que propriamente uma representação do nosso astro.


Tem como habilidade inédita Full Metal Body, que faz com que os respectivos stats não decresçam sob o  efeito de golpes ou habilidades do Pokémon adversário. Ou seja, é outra variante da Ability Clear Body. Esta Ability é excelente contra os populares Pokémon com a Ability Intimidate, pelo que se pode adivinhar que Solgaleo terá como papel ser um poderoso atacante físico.


Homenageado como emissário do sol desde os tempos antigos, Solgaleo é referido, com reverência, como "a besta que devora o sol." O corpo do Solgaleo guarda uma grande quantidade de energia e brilha quando está ativo. Tem uma juba fluída que se assemelha fortemente ao sol. O seu movimento característico é o Sunsteel Strike, um ataque que surpreende os adversários com a força de um meteorito, neutralizando a Ability do seu alvo. Basicamente o mesmo efeito que ter a Ability Mold Breaker mas em apenas um ataque. 



Lunala

Em termos de tipologia, Lunala apresenta uma das combinações mais expectáveis. Partilha o tipo Psychic com o seu rival solar ao passo que o seu corpo espectral confirma as suspeitas do tipo Ghost.

Ainda assim, é algo bizarro que não tenha o tipo Flying ou a Ability Levitate, tratando-se de um Pokémon aéreo.


Tem como habilidade, igualmente inédita, Shadow Shield, uma habilidade de carácter defensivo que permite a Lunala receber menos dano de um ataque quando apresenta a barra de HP (ou seja, vida) completa. Ou seja, é uma variante da Ability Multiscale. Bem vai precisar, dado a dupla fraqueza a ataques Ghost e Dark. Graças a esta habilidade pode se prever que Lunala será um Pokémon algo defensivo.



Desde os tempos antigos que o Lunala é homenageado como emissário da lua. Referido, com reverência, como "a besta que evoca a lua", o Lunala absorve constantemente a luz, convertendo-a em energia. Com as asas abertas para absorver a luz envolvente e a brilhar como o quarto crescente, a sua aparência lembra um belo céu noturno. O ataque característico do Lunala é Moongeist Beam, que liberta um feixe de luz ameaçador que neutraliza a Ability do adversário. É virtualmente idêntico ao ataque de Solgaleo, com a variante de ser um ataque especial em vez de físico.


- - -

Região de Alola

A aventura de Pokémon Sun e Pokémon Moon decorrerá na região de Alola, em torno de quatro ilhas tropicais e uma ilha artificial. Inúmeros Pokémon nunca antes vistos habitam as luxuriantes ilhas da região de Alola. A história tem início logo após a mudança da personagem principal para a região de Alola. Após escolher jogar como um herói ou uma heroína, os jogadores podem personalizar o nome e a aparência da sua personagem. A sua aventura começa a desenrolar-se assim que chegam a esta região, onde conhecem pessoas fantásticas durante a sua viagem.



No seguimento da apresentação dos lendários regionais, o trailer passa à região propriamente dita, cuja confirmação como região-arquipélago com base em quatro ilhas principais nos chega através de uma magnífica ilustração, numa perspectiva aérea/bird's eye. Podem ver aqui a imagem em toda a sua glória.

À ilha já conhecida baseada em Oahu, a segunda (grande) ilha a contar da esquerda, jutam-se outras três. Do que podemos analisar desde já, a ilustração parece confirmar a base de Alola como sendo as quatro maiores ilhas do arquipélago havaiano, ou seja, da esquerda para a direita, Kauai, Oahu, Maui e Hawaii. Também foi referida a ilha "MeleMele" como tendo um pokedex distinto de Alola (tal como os três pokedex regionais de Kalos).

Esta confirmação é atestada não só pelo posicionamento das ilhas e respectiva geografia, como por alguns elementos identificáveis na ilustração que remetem de imediato para localizações concretas das ilhas havaianas. Na terceira ilha a contar da esquerda, na que será baseada em Mahui, é de notar uma zona montanhosa em tom de vermelho-ocre que remete para a Red Hill localizada na ilha de Mahui. Por outro lado e neste caso mais evidente pela localização a sudeste do arquipélago e por se tratar da maior ilha da região, baseada na ilha de Hawaii (também esta a maior ilha do arquipélago havaiano), temos a presença de um vulcão . ou dois interconectados - cuja cratera se enconra congelada. Este vulcão será baseado no famoso Mauna Kea ou, a serem dois, Mauna Kea e Mauna Loa. Há também uma zona portuária com farol nesta ilha que, pela localização, parece corresponder à cidade de Hilo.

Em todo o caso e no que interessa para a região de Alola, a região parece agora totalmente revelada, a não ser que existam ilhas/localizações por revelar, o que não seria de admirar. É portanto a primeira vez que temos uma região-arquipélago, composta totalmente por ilhas em uma ilha-mainland como é o caso de Hoenn. Preparem-se para usar o Surf com frequência. Ou voar.


Elemento curioso é uma estrutura branca, em forma de torre, localizada entre as quatro ilhas de Alola. Será a tão esperada Battle Frontier? Ou será a Liga de Alola? Há certamente muito mais a dizer sobre esta ilustração da região de Alola do que esta breve observação dá a entender.




Outro elemento curioso é esta ilha isolada das restantes, e com um altar que parece ser aquele em que enfrentas o lendário da versão respectiva. Além disso, tem uma árvore gigante em que é possível entrar (?).





Parece que está encontrado também o Hotel da arte conceptual.





Esta zona do mapa parece ter uma torre semelhante à Bell Tower de Ecruteak City.
O estilo oriental também pode ser encontrado noutra ilha.


Falando de Ecruteak town, alguém encontrou os lendários principais de Pokémon Gold e Silver em algumas nuvens (!), conseguem vê-los? 





Adiante, esta estranha fortaleza é parecida com a do próximo filme Pokémon de Volcanion e Magearna.


A zona mais elevada das ilhas parece ser este vulcão adormecido e nevado. Deverá ser a localização  do já recorrente ginásio do tipo Gelo. Reparem ainda na plataforma que funciona como elevador desde o cume do vulcão.


Por trás da montanha é possível ver esta estação meteorológica/televisiva.


Na ilha mais desabitada é possível ver estas furnas/geisers, que deverão vos ser familiares se já visitaram os Açores.


Tal como estas termas, toda a região tem um aspecto vulcânico. 


Esta parece ser a entrada para uma base submarina, provavelmente da evil team da região.


Um campo de golfe num jogo Pokémon? Bem, certamente não haverá falta de Pokémon nas ervas.


Parecem haver muitas arenas espalhadas pela região, por que razão?

- - -

Arte e modelos dos jogadores
Segue-se a revelação da arte oficial dos protagonistas, masculino e feminino. A footage inicial que nos chegou não permitiu ter um vislumbre adequado da protagonista, pelo que agora o temos, seja o modelo in game como pela arte oficial. Em termos de vestuário (base, ao que parece), a dicotomia cromática do azul e do vermelho regressa, com algum verde e amarelo à mistura de parte a parte. Tributo evidente a Red, BlueGreen e Yellow? O vestuário parece também inspirado nos três iniciais de Alola, especialmente o da protagonista.



- - -

Professor Kukui

O Professor Kukui é o professor de Pokémon da região de Alola. É um apaixonado pela sua investigação sobre os movimentos dos Pokémon, tendo chegado, por vezes, a sofrer golpes diretos de Pokémon para ajudar nas suas investigações. Com uma bata de laboratório branca, o Professor Kukui apresenta um estilo inconfundível.

Aquele que muitos pensavam ser o assistente do Professor da região é, na verdade ele próprio o dito Professor, o relaxado e easy going Professor Kukui, e segue na linha do Prof. Sycamore ao ser um dos mais jovens entre todos os Profes que conhecemos até hoje. À semelhança dos seus homónimos, Kukui terá um campo de especialização no que toca à sua investigação. Será a Sync Evolution?



- - -

Lillie

A Lillie é a misteriosa assistente do professor. Esta jovem tem mais ou menos a mesma idade da personagem do jogador e trabalha como assistente do Professor Kukui. Não gosta de fazer com que os Pokémon lutem nas batalhas, mas adora ler e já leu imensos livros. A Lillie irá desempenhar um papel importante na história de Pokémon Sun e Pokémon Moon.

Kukui não é o assistente do Professor mas esse, ou neste caso essa, não poderia faltar. Chama-se Lillie e é descrita como sendo 'misteriosa' e tendo em conta o pouco que se pode escrutinar das imagens, a sua postura confirma o adjectivo de certa forma. Por outro lado, há algo que se destaca de imediato, as suas origens aparentemente não-alolenses. Lillie aparenta ser forasteira tendo como base quer a sua aparência como vestuário. Parece ser notoriamente europeia, que é como quem diz, kalosiana? Ou será de uma outra região de base europeia ainda por desvendar?



Qualquer que seja a resposta, parece ser evidente tratar-se da nossa rival ou pelo menos de uma delas. o formato de dois rivais (masculino e feminono) de Unova parece ter regressado a Alola.

A Lillie junta-se...

Hau

O Hau é um rapaz que adora Pokémon e tem um apetite voraz. Tem a mesma idade da personagem do jogador. O Hau tornar-se-á num dos melhores amigos da personagem principal. Tem uma queda por malasadas, uma iguaria muito famosa da região de Alola, pelo que está sempre à procura de lojas que a vendam. Além disso, o Hau tem um grande coração e gosta muito dos Pokémon.

Nada de novo neste campo, Hau já apareceu anteriormente, mais concretamente nos segmentos de trailer dedicados à escolha do Pokémon inicial, pelo que já sabemos de antemão que este vigoroso rapaz - em total contraponto a Lillie em vários aspectos - será um dos nossos rivais. Aparenta ser, à semelhança de tantos outros rivais, o típico vizinho que cresceu com o/a protagonista na mesma aldeia e que parte connosco na jornada pela região.

A pergunta que se impõe é, quem é o rival principal? Lillie ou Hau? Hau aparenta reunir as condições "tradicionais" mas a aura misteriosa de Lellie pode esconder algo mais e importa não esquecer que muitos dos rivais de infância têm também algum tipo de ligação ao Professor, seja por parentesco, assistente ou ambos.




Rotom PokéDex



O Pokédex é uma ferramenta extremamente útil, que grava informações sobre os Pokémon que os jogadores irão encontrar e apanhar durante a sua aventura. Em Pokémon Sun e Pokémon Moon, o Professor Kukui oferece um Pokédex especial conhecido como o Rotom Pokédex. É habitado por Rotom, um Pokémon com o poder de residir em diferentes aparelhos eletrónicos. O Rotom Pokédex faz muito mais do que apenas gravar informações sobre os Pokémon - tem a sua própria personalidade. Além de mostrar a localização atual e o próximo destino dos jogadores, o Rotom Pokédex também os aconselha sobre para onde deverão ir, com base nas conversas que os jogadores têm com outras personagens. 

A terminar o rol de novas informações de Sun & Moon chega-nos aquele que é, para todos os efeitos, o elemento mais bizarro do trailer. È avançado que a PokéDex que o jogador utiliza em Alola é das mais avançadas alguma vez construídas só que, por alguma razão, apenas funciona quando um Rotom se "apodera" dela, às semelhança de outros equipamentos eléctricos que lhe conferem as respectivas formas alternativas até hoje conhecidas.Ou seja, uma Dex "modular" que apenas fica completa com um Rotom nela integrado, que comunica com o próprio jogador!



O "porquê" desta PokéDex peculiar é de todo um mistério para alimentar teorias até que nos cheguem mais informações a respeito. Será algo reminiscente de uma companion app para o mundo Pokémon?



E será que vamos poder usa-lo em batalha ou é apenas uma nova funcionalidade?



- - -

QR Scanner


Foi também adiantado que em Pokémon Sun e Pokémon Moon, a funcionalidade QR Scanner permite aos jogadores ver informações sobre os Pokémon através da leitura de padrões de Códigos QR. Ao efetuar a leitura de padrões especiais de Códigos QR, os fãs podem registar Pokémon da região de Alola no seu Pokédex e descobrir onde eles moram. Se efetuarem a leitura de um Código QR de um Pokémon que ainda não apanharam, os jogadores pode saber qual é o seu habitat e encontrá-lo.

Se o jogador tiver um Pokémon capturado na PokéDex, isto permite uma outra funcionalidade. O jogador pode criar códigos QR desse Pokémon e partilhá-lo com um amigo. Isto permitirá a esse amigo registe o Pokémon de maneira que que o possa encontrar mais facilmente.

- - -

E é tudo no que diz respeito a novidades. Importa referir que foram prometidas mais informações inéditas para a Nintendo Treehouse da E3 deste ano, que está mesmo ao virar da esquina (de 14 a 16 de Junho). Antes das informações da E3, provavelmente a edição de Junho da CoroCoro servirá também como mais uma fonte de novidades. E cá estaremos para as analisar.


-

João 'Pliskin' Frias e Daniel 'Nuzlocker' Carrilho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Shaymin Pokeball