terça-feira, 4 de outubro de 2016

Pokémon Sun & Moon | Novidades 4/10 [análise]

Treinadores, as suspeitas confirmam-se. As pistas deixadas pelo ramo nipónico da Pokémon Company que sustentavam a hipótese de hoje, 4 de Outubro, sermos presenteados com as evoluções dos Pokémon iniciais de Alola revelaram-se como legítimas e desta forma ficamos a conhecer o primeiro estágio evolutivo dos Pokémon que nos acompanham desde o primeiro momento na jornada pela região de Alola. O segundo e último estágio - ou serão dois segundo alguns rumores? - ficam reservados para outra data.

Conheçam Dartrix, Torracat e Brionne.



Trailer Japonês

Trailer Inglês




Dartrix
Blade Quill Pokémon
Habilidade: Overgrow
Tipo: Grass-Flying

O pequena bola de penas chamada Rowlet evolui para Dartrix. O Dartrix ataca lançando as suas penas com extremidades em forma de lâmina e possui os sentidos extremamente apurados. Este Pokémon consegue detetar adversários atrás de si e atingi-los com as suas penas, mesmo sem vê-los. Além disso, este Pokémon preocupa-se muito com a sua aparência, penteando as suas penas sempre que tem tempo livre.

Em evidente alusão à astúcia e capacidades visuais/auditivas do animal que lhe serve de base e que o definem como um exímio caçador nocturno.

Torracat
Fire Cat Pokémon
Habilidade: Blaze
Tipo: Fire

Torracat é a evolução do felídeo do grupo, Litten. Para atacar, este Pokémon produz chamas que são lançadas a partir de uma bolsa tipo sino, presa na base da sua garganta. O Torracat adora lutar e ataca os seus adversários de forma implacável. A sua juba consegue pressentir tudo o que se passa ao seu redor e, mesmo no escuro, é capaz de detectar a presença de inimigos escondidos. O soco que este Pokémon consegue dar com as suas desenvolvidas penas dianteiras é extremamente forte. Consegue dobrar barras de ferro e deitar grandes homens abaixo com uma única patada!

Parece mais um grande felídeo do que Litten, com os membros dianteiros mais desenvolvidos do que os posteriores. A sua mudança de personalidade foi tanta que se pode adivinhar o tipo Fighting ou Dark para a ultima evolução.


Brionne
Pop Star Pokémon
Habilidade: Torrent
Tipo: Water

Do acrobático Popplio surge um Pokémon dançarino. Brionne é um Pokémon muito alegre e positivo que consegue dançar em perfeita sincronia com os outros. Muito trabalhador, Brionne aprende a dançar imitando os outros membros da sua colónia e, por vezes, até consegue aprender danças com os humanos. Ao mesmo tempo que este Pokémon dança, cria balões que lança contra os seus alvos, fazendo-os explodir e provocando danos aos seus adversários.

Numa viragem não muito inesperada, Popplio evolui para uma forma mais feminina e graciosa. Tudo indica que a forma final ganhe o tipo Fairy.


Lembram-se das formas finais dos Pokémon iniciais mostradas nos famosos chinese leaks de publicações anteriores? Pois, parecem praticamente confirmados.


A única dúvida resta quanto a se vão existir outras evoluções finais, pois partilham um segredo em comum com Lycanroc (e até agora, o seu único segredo é ter uma forma exclusiva de Moon e outra de Sun).

Para consideração: Split Evos (evolução dupla): Uma via plausível?

Aviso: texto longo


Uma questão pertinente que as revelações de hoje voltam a colocar em cima da mesa é precisamente a hipótese de os Pokémon iniciais reservarem uma surpresa e no decorrer da análise não pudemos deixar de notar alguns pormenores que podem sustentar esta via. Naturalmente estamos no campo da especulação e considerar esta hipótese é ter em conta a possibilidade de algo que muitos poderiam julgar "intocável" ser alvo de uma mudança. Falamos claro está da hipotética introdução de duas evoluções finais distintas para os Pokémon iniciais de Alola, tendo como base, e conforme se fez notar acima, as duas formas - diurna e nocturna - de Lycanroc e do segredo que este partilha com os ditos Pokémon. Por outro lado, no que toca a pormenores "intocáveis", Alola apresenta-se como uma região onde certas convenções da série principal (ou mesmo da franquia) são colocadas em causa mas a mudança de conceitos não é de agora. Afinal, quem é que em 2013 adivinharia que teríamos Mega Evoluções?



Partindo do princípio que os leaks chineses (sendo o uploader conhecido como Chinese Riddler) são verídicos - e certamente temos agora (mais) provas visuais que lhe dão crédito - e da possibilidade de o segredo que os iniciais partilham com Rockruff/Lycanroc ser precisamente as duas evoluções, somos levados a comparar quer leaks como a nova arte oficial e a fazer a "pergunta de um milhão de dólares": Há indícios que apontem para uma outra via evolutiva?

Acreditamos que sim e cremos que entre os três iniciais, Torracat é o que aparenta oferecer pistas visuais mais sólidas. Analisemos o felídeo de fogo:


Como podem constatar pela imagem acima, existem de facto elementos que sustentam a suposta evolução que foi alvo de leak, que entre a comunidade passou a ser conhecido como LuchaLitten, dada a inspiração de (heel) wrestler que está na sua base. Algo que se destaca de imediato é a pose e no que toca a comparações com o Lycanroc, este é um ponto-chave. Um Pokémon-gato (doméstico) que evolui para uma criatura reminiscente de um gato selvagem de médio porte mantendo a postura quadrúpede. Na última evolução passa a postura bípede e corpo antropomórfico. Podemo-nos basear noutro exemplo de Pokémon inicial para compreender - e não estranhar - a mudança de postura, um exemplo inverso: a 'família' Oshawott, que passa de duas formas bípedes para um Samurott quadrúpede. Em esquema evolutivo semelhante temos a 'família' Fennekin, antecessora imediata do Litten e respectivas evoluções, pese embora a transição Fennekin (quadrúpede) e Braixen (bípede) ser precoce em relação a Litten e Torrencat, que dó "se levanta" na última forma, aparentemente.

Com menos uma evolução, verifica-se o mesmo processo no Lycanroc, mais precisamente na sua forma nocturna, Midnight. Rockruff, quadrúpede, passa para um Midnight Lycanroc bípede, representativo de um lobisomem. Com esta comparação abre-se um precedente, pois resta uma evolução ao Lycanroc, o Midday Lycanroc, quadrúpede o que leva à pergunta: "À vista do que temos, onde poderá encaixar esta forma na "equação" evolutiva dos iniciais, concretamente do Litten?"



Pois bem, é aqui que entra a hipótese da Split Evolution, de uma segundo estágio evolutivo diferente do LuchaLitten que, por associação directa ao Midday Lycanroc e atendendo à postura quadrúpede do Torracat, se torna plausível. 

Há pelo menos três pormenores que parecem indiciar esta via: a informação da Pokémon Company refere uma juba na descrição do Torracat, pelo que se pode associar quer aos 'bigodes' farfalhudos que o Torracat herda do Litten (agora mais pronunciados) assim como à "madeixa" vertical que sobre da 'sobracelha' do Torracat, posicionada entre as duas orelhas. Estes pormenores, seja a "madeixa" como a juba propriamente dita, não se verificam no LuchaLitten "careca" pelo que, em termos de desenho, pode parecer estranho porque neste caso faz sentido que não só mantenha a "madeixa" mas que esta se torne mais evidente na evolução final, eventualmente evoluindo para uma juba semelhante a um leão, sendo Solgaleo e a respectiva juba um exemplo imediato de como a evolução de design pode funcionar.


Mas será que 'juba' neste contexto alude a uma juba de leão propriamente dita? Ou poderá ser uma derivação farfalhuda? Consideremos outra hipótese, a de um tigre dentes-de-sabre, uma via que tem sido apontada como uma das vias mais legítimas - LuchaLitten à parte - para uma evolução final do Litten. Os sabertooth são retratados como felídeos robustos e de grande porte, naturalmente adaptados às condições agrestes do Período Plistoceno/Holoceno. A sobrevivência nestas condições ditou que este "gatinho" evoluísse de uma forma notoriamente diferente dos big cats de hoje em dia - leões, tigres, pumas, etc - sobretudo no que toca a dimensões. "Besta" seria uma palavra adequada, besta essa que desenvolveu duas características anatómicas evidentes devido a isto: pelagem muito densa e uma "juba" que embora menos hirsuta que a de um leão, seria bem evidente - para protecção face ao frio - desenvolvendo-se do topo da coluna vertebral e prolongado-se ao longo do dorso. A outra característica prende-se com uma musculatura bastante desenvolvida sobretudo nas patas dianteiras e torso, consequência de uma caixa torácica de grande volume e da adaptação à caça de grande porte. A cauda seria curta (embora não se verifique no primeiro exemplo abaixo, apenas no seguinte) e do Litten para o Torracat nota-se uma diminuição do comprimento da respectiva cauda.



É face a esta constatação que voltamos ao Torracat pois se a "madeixa" vertical pode aludir ao desenvolvimento de uma juba, não necessariamente de leão mas dorsal (tipo mohawk) como a artwork fanmade abaixo sugere, as patas dianteiras robustas estão de facto presentes no Torracat, ao contrário do Litten que, como um gato-doméstico, tem as quatro patas em proporções semelhantes. Por outro lado, é interessante verificar que as patas e torso desenvolvidas(os) no Torracat validam ambas as opções evolutivas, seja um gato wrestler antropomórfico com braços e ombros bem desenvolvidos - naturalmente - ou um big catferal, quadrúpede, eventualmente inspirado num tigre dentes-de-sabre.



Prosseguindo para os outros dois iniciais, as pistas para as duas formas não nos parecem tão evidentes como no caso do Torracat mas há algo no design destes que seja possível 'esmiuçar'?

Tendo como base os leaks do Chinese Riddler, não parecem restar dúvidas de que as novidade de hoje confirmam as suspeitas da mesma forma que acontece com Torracat, quer Dartrix em relação "coruja arqueira" como Brionne em relação ao "leão-marinho sereia".


Um detalhe em comum a todos é a manutenção da inspiração eminentemente circense dos três iniciais. Dartrix é um 'atirador de facas' com venda nos olhos, visto conseguir atirar penas-lâmina com precisão sem a necessidade de ver literalmente o alvo para o fazer com precisão. A inspiração humana "casa" com as características da sua base animal que apontámos mais acima, da mesma forma que as características de um ninja "diluem" com a anatomia de um sapo, no caso do Greninja, por exemplo. Neste sentido a evolução para a coruja arqueira é plenamente justificada, da mesma forma que a acrobática Brionne para o leão-marinho sereia. E no que toca a evolução alternativa?

Dartrix é bípede, tal como Rowlet e a hipotética última evolução. Não há derivação de postura e vai de encontro a uma forma permanente bípede da mesma forma que a LuchaLitten. A postura do inicial de Água é neste aspecto mais ambígua e não pelo facto de não ter literalmente quadro patas mas por alternar. Popplio, Brionne e a "sereia" são retratados com a capacidade de alternarem de postura voluntariamente, apoiando-se na barbatana caudal. Bom, é um leão-marinho acrobático para todos os efeitos, espera-se versatilidade de movimentos.



O nome inglês de Dartrix alude a dardos embora se defina como utilizador de lâminas afiadas, pelo que pode ser duvidoso partir do nome para perspectivar uma evolução alternativa. De que forma poderia a coruja evoluir? Se as formas diurnas são representadas por quadrúpedes (Midday Lycanroc) então a via mais plausível seria um grifo, um favorito entre a comunidade. Hipótese de mudança de tipologia ou manterá os tipos Grass/Flying em ambas as hipóteses. Dardos ou lâminas venenosas poderiam justificar um alternativa Grass/Poison - Venusaur 2.0 - mas faria sentido ceder o carácter de Pokémon voador?

Um dos muitos exemplos fanmade que interpretam a última evolução do Rowlet enquanto grifo. ©Coalbones 

Brionne, como já foi dito anteriormente, é a nosso ver ainda mais insondável quer por alternar de postura como de não oferecer uma alternativa bípede/quadrúpede evidente quando se trata de um base animal que não se define por nenhuma destas posturas. Visualmente e voltando à inspiração circense, quer Popplio como Brionne sustentam a hipótese de evoluir para um palhaço de circo ou uma bailarina, ambos com o dom das acrobacias. Uma evolução clownish poderia justificar a muito badalada tipologia Water/Fighting ao passo que a sereia justifica Water/Fairy nomeadamente em apresentação visual.



Se a sereia, arqueiro e wrestler definem as evoluções bípedes (aspas na sereia) e nocturnas, o palhaço e o grifo, quadrúpedes, definiriam as diurnas. Mas de que forma evoluiria Popplio a partir de Brionne para um quadrúpede evidente? Seguindo a via da lontra ou outro mamífero marinho, como no caso do Samurott? É complicado dizer e apenas Torracat parece oferecer pistas sólidas para a Split Evolution mas algo pode ter escapado à nossa análise.

Conforme apontámos anteriormente, este 'parêntesis' na análise para a hipótese da Split Evolution é apenas uma suposição, um "suponhamos" com base no que podemos depreender da análise visual e pode não se verificar no produto final. Desde já convidamos os treinadores que nos seguem a dar a sua opinião em comentário, no blog ou nas partilhas. Como sempre, teremos todo o gosto em ouvir da vossa parte e as vossas interpretações. Parece-vos viável? Identificam outros pormenores que nos escaparam ou não acreditam de todo na hipótese de duas evoluções?



Outra possibilidade interessante é de os Pokémon poderem ter uma evolução com forma diferente dependendo da sua relação com o treinador. As descrições no website oficial suportam esta teoria.

Finalizada esta grande "nota de rodapé", prosseguimos para outras considerações pois a revelação do primeiro estágio evolutivo dos iniciais de Alola não é a única novidade de hoje:


Em Pokémon Sun e Pokémon Moon, as funcionalidades de comunicação estão reunidas no novo Festival Plaza. Esta funcionalidade parece uma continuação da Join Avenue de Unova.


Os jogadores poderão ver outros utilizadores que estejam a jogar nas proximidades, ou que estejam ligados à Internet, para participar em batalhas ou efetuar trocas. 


Ao falar com pessoas e ouvir os seus pedidos no Festival Plaza, os jogadores podem receber Festival Coins.


Existem lojas divertidas onde poderão gastar as Festival Coins, tais como tinturarias, lojas de guloseimas (onde são vendidos itens raros) e mesmo castelos insufláveis, onde os Pokémon podem treinar. À medida que os jogadores obtêm mais Festival Coins, o seu Festival Plaza vai aumentando de nível, alcançando prémios e disponibilizando mais atividades. 


Os jogadores poderão ainda ganhar a capacidade de organizar missões, onde múltiplos jogadores podem trabalhar em conjunto para tentar atingir determinados objetivos.

Outra nova funcionalidade revelada foi o Poké Pelago


No Poké Pelago, os Pokémon armazenados numa PC Box podem explorar uma variedade de ilhas, utilizar equipamento desportivo e desfrutar de outras atividades divertidas. 


Se os jogadores enviarem muitos Pokémon para o Poké Pelago, poderão desenvolver mais instalações e criar novos tipos de ilhas. 


À medida que estas ilhas são desenvolvidas e crescem em quantidade, permitirão aos jogadores obter itens e até educar os seus Pokémon.


As Mega Evoluções também estão de volta. Todos os Pokémon capazes de Mega Evoluir nos jogos Pokémon anteriores também poderão Mega Evoluir em Pokémon Sun e Pokémon Moon. 


As Mega Stones para os Pokémon com a capacidade de Mega Evoluir, que surgem na região de Alola, podem ser obtidas junto das personagens do jogo ou em lojas especiais.


O Pokémon Global Link será atualizado para os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon e estará disponível a partir da data de lançamento dos jogos. O site PGL atualizado irá conter novas funcionalidades, incluindo novas competições online, missões globais e até o modo QR Rental Teams em que podes usar códigos QR para disponibilizar ou usar equipas de Pokémon em batalhas online!


Por fim, foi ainda anunciado o Pokémon Sun and Pokémon Moon Special Demo Version, que estará disponível para transferência directamente a partir da Nintendo eShop ou do site oficial da Nintendo a partir de 18 de Outubro. Esta versão de demonstração especial dá a conhecer aos jogadores a região de Alola e inclui Ash-Greninja, o Pokémon que surge juntamente com o herói Ash na série animada de televisão Pokémon XY&Z

Ash Greninja
Ninja Pokémon
Habilidade: Battle Bond
Tipo: Water/Dark

Ash-Greninja é uma forma temporária em batalha semelhante á mega evolução. É ativada com a nova habilidade Battle Bond do Greninja ao este derrotar um Pokémon em campo. Os jogadores poderão transferir o seu Ash-Greninja da versão especial de demonstração para a sua versão completa de Pokémon Sun ou Pokémon Moon, assim que o jogo seja lançado a 23 de Novembro.


Por agora é tudo treinadores, as próximas informações serão a 14 de Outubro ás 14:00 (hora de Portugal Continental).

- - -

Co-autoria
João Frias e Daniel Carrilho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Shaymin Pokeball