sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Pokémon Stars | Nova versão de Sun & Moon na Nintendo Switch (?)

Pokémon Sun e Pokémon Moon na Nintendo 3DS e uma nova versão Nintendo Switch? Aparentemente a hipótese já esteve mais longe de se verificar.


A notícia chega em exclusivo através do Eurogamer que alega ter recebido informação de várias fontes que apontam para uma nova versão Switch dos mais recentes jogos da série principal de Pokémon, lançados hoje (18 de novembro) em todo o mundo com excepção da Europa, com lançamento agendado para a próxima quarta-feira, 23. Segundo as "múltiplas fontes" do Eurogamer - ênfase nos números para aparente legitimidade da informação - a produção deste novo título para o novo sistema de entretenimento da Nintendo já se encontra em produção há bastante tempo sob o nome de código Pokémon Stars e será lançado em 2017.

A tratar-se de informação verídica, não deixa de ser surpreendente por apontar para o regresso de uma terceira versão que muitos julgariam uma via encerrada com Pokémon Platinum em 2009, a terceira versão da quarta geração e, até prova em contrário, última terceira versão a ser lançada na série principal, fechando a 'tradição' iniciada por Pokémon Yellow e reforçada por Pokémon Crystal e Pokémon Emerald. Mas será que fecha mesmo?





Não obstante os rumores e o registo de versões similares para gerações mais recentes, como Pokémon Grey ou Pokémon Delta Emerald, a introdução do formato de sequelas diretas na quinta geração (Black & White 2), na mesma região dos jogos originais - formato em muitos aspectos mais enriquecedor para a experiência como um todo em comparação com uma versão alargada do mesmo jogo com add-ons - levaria certamente muitos a considerar o regresso às terceiras versões como um passo atrás na evolução natural da série principal. Mas podem estar reservadas supresas neste campo.

Pokémon Stars vem desta forma mudar - ou renovar - o panorama e marcar uma contra-tendência, sendo também a primeira vez - em 20 anos - que uma geração se divide entre dois sistemas distintos e chega a um sistema com vertente de home console para além de handheld. Por sua vez, dissipam-se as dúvidas quanto ao timing da expectável migração da série principal para a Switch, mais concretamente se a família 3DS teria ainda direito a um título da sétima geração no seu catálogo. A ser uma realidade, Pokémon Stars estreia a série na Switch e dá o "pontapé de arranque" para títulos vindouros no sistema, desde logo eventuais remakes ou mesmo a oitava geração. Para a Nintendo 3DS, a série termina com os títulos solar e lunar.





O Eurogamer menciona ainda que poderemos ter tido um vislumbre da versão Switch no trailer de revelação se Sun & Moon lançado em fevereiro onde é possível ver Junichi Masuda, Shigeru Ohmori e outros elementos da dev team nos estúdios da Game Freak com flashes consecutivos quer do processo de desenvolvimento dos jogos como de arte conceptual e modelos in-game. Um desses modelos, Pikipek - que deu muito que falar como o primeiro Pokémon da sétima geração a ser contemplado - apresenta uma resolução HD distinta quanto baste do modelo da 3DS, pelo que se suspeita que poderá estar integrado em Pokémon Stars, tornando-o não só o primeiro modelo a ser revelado da Dex de Alola como o primeiro modelo da supsota versão Stars.




O Eurogamer reforça com a seguinte nota, oriunda das respetivas fontes:

A estrutura paralela de desenvolvimento (de Sun/Moon e Stars) permitiu que o trabalho já desenvolvido em Pokémon Stars pudesse contar com elementos presentes nas versões Sun e Moon. Temos conhecimento de que a Game Freak interrompeu prepositadamente o desenvolvimento da versão Switch há cerca de dois meses para se concentrar na finalização de Sun e Moon a tempo do seu lançamento em novembro mas que retomará o trabalho em Stars com o desenvolvimento de elementos não presentes nas versões 3DS (o que reforça o carácter de terceira versão).

O desenvolvimento de Pokémon Stars (e a sua estrutura) não deverá ser encarado/a como algo que retira relevância ao lançamento de Sun e Moon. É sob esta perspectiva que são desenvolvidas as terceiras versões da franquia (terceiras versões não são exclusivas da série principal).

Haverão razões de peso para jogar ambas as versões, para além de elementos óbvios como a expansão da história de Sun e Moon. Será possível trocar Pokémon entre as versões 3DS e a versão Switch através da aplicação Pokémon Box. Algumas das fontes avançam que Stars contará com novos Pokémon mas tal informação não foi corroborada por todas as fontes com exatidão. Em termos geográficos, a região (e o mapa) de Alola será, em toda a sua base, igual - mesma representação artística, localizações, rotas, etc - destacando-se apenas por ser construida separadamente de forma tirar todo o proveito de elementos e texturas HD. A mesma região, apenas mais "vistosa" aos olhos desde mundo a modelos, como seria de esperar na Switch.

A data de lançamento prevista de Pokémon Stars seria algures no verão de 2017 mas as fontes indicam que esta terá sido adiada para finais do ano, possivelmente a rondar o primeiro aniversário do lançamento de Sun & Moon. Relembramos que a Nintendo Switch tem lançamento previsto para Março de 2017.

Quer a Nintendo como a Pokémon Company recusaram comentar (ao Eurogamer) a veracidade destas informações mas o site remete para uma entrevista concedida por Shigeru Ohmori em setembro sobre a possibilidade de um lançamento Switch - então ainda com o nome de código NX - de um título da série principal de Pokémon:

S. Ohmori: "Nós sempre desenvolvemos jogos Pokémon (da série principal) em hardware Nintendo. Algo que recentemente se tornou bastante importante no nosso entender é a comunicação (entre jogadores) e as funcionalidades wireless, de maneira que sempre que consideramos a transição para um sistema e outro, essa transição depende sempre do hardware em questão. As mudanças que podem ocorrer no que diz respeito ao hardware Nintendo é algo ao qual estamos sempre atentos e se este se verificar como apto (para o que procuramos nele - leia-se funcionalidades), então é algo que queremos certmente vir a usar."

- - -

The sun, the moon and the stars?


Fonte: Eurogamer

Sem comentários:

Enviar um comentário

Shaymin Pokeball