Shiny Quest #04 – Shiny Hunting no Pokémon GO

Boas, minha gente!

No último episódio de Shiny Quest, aprendemos ao de leve sobre alguns métodos de Shiny Hunting.

Hoje, vamos falar de Shiny Hunting no Pokémon GO.

Convém, primeiro, ter noção de algumas coisas:

  • Pokémon GO é um jogo online, queiramos ou não. Com isto, quero dizer que para ser jogado, o jogo está em constante comunicação com os servidores da Niantic.
  • Nessa comunicação, é constantemente enviada a nossa localização no globo, baseada na qual nos são apresentados os Pokémon que podemos apanhar.
    • Ainda existem mais filtros como clima, eventos, incensos e coisas assim.
    • Mesmo ignorando os filtros acima, ainda há a taxa de spawn de cada espécie, fator que também nos é desconhecido.
    • Com isto quero dizer que o lote de Pokémon que podemos apanhar a uma dada altura é bastante limitado.

Já temos o básico. Vamos então ao avançado.

Já devem ter visto por aí algumas “probabilidades” de encontrar Pokémon shiny no Pokémon GO. Estas probabilidades são deduzidas, não descobertas. O que quero dizer com isto?

Estas probabilidades foram “obtidas” ao analizar os relatórios das sessões de jogo de milhares de jogadores de todo o mundo, e depois aplicar magia negra de estatística para consolidar toda essa informação em algo simples e útil. Mas estamos a lidar com pessoas. São pessoas que relatam as suas sessões de jogo, logo a veracidade destas informações tem como base a confiança. Se alguns destes relatórios não forem 100% verídicos, o resultado da experiência é viciado, e já não representa a realidade. 

Num dos dias anteriores a um dos Community Days de 2018, um Pokétuber publicou um vídeo onde falava do evento, e mencionou as probabilidades de encontrar um Pokémon shiny como sendo de 1/24 (não consigo encontrar o vídeo, deve ter sido eliminado ou privatizado). Quando o questionei sobre a origem dos dados, ele direcionou-me para a pesquisa feita pelo site Silph Road. Eu aqui dou a mão á palmatória e admito que a probabilidade de um Pokémon do Community Day é mais alta do que de outros Pokémon. Mas não 1/24 não me convence.

Eu gosto de fazer a minha própria investigação. Eu podia ser o tipo de pessoa que olha para os números, acena com a cabeça e diz “Seems legit”. Mas não sou. Sempre que possível, eu faço a minha própria pesquisa, e pelo que apurei, as probabilidades de um Pokémon ser shiny, algo que é integral para fazer shiny hunting, não estão presentes no código do jogo. 

Façam o seguinte teste: abram o Pokémon GO, deixem o jogo carregar, e quando tiverem vários Pokémon á vossa volta, desliguem a net e cliquem num. Se tudo correr bem, vai aparecer o Erro 25 (The Pokémon couldn’t be found). Isto significa que o jogo não conseguiu obter os detalhes do Pokémon do servidor da Niantic. Isto prova que nós só sabemos aquilo que a Niantic quer que nós saibamos. No momento em que alguém se descuide e revele a real probabilidade de ser shiny, esta vai ser alterada no mesmo dia.

Além disso, nem todos os Pokémon podem ser shiny, e estão constantemente a ser lançados novos Pokémon shiny.

Esta diatribe toda é uma maneira mais longa de dizer: “Não conhecemos com certeza as probabilidades de um Pokémon ser shiny. Apenas temos estimativas.”

E agora perguntam: Mas, Rob, como fazemos Shiny Hunting se não sabemos a probabilidade base?

Eu respondo: Não precisam da probabilidade base para nada. Não há métodos no Pokémon GO, porque a verificação de ser shiny ocorre no servidor, mas quanto maior o número de Pokémon encontrados, maior a probabilidade de algum deles ser shiny. No caso do Pokémon GO, tudo o que podem fazer é encontrar o maior número de Pokémon possível e esperar que algum deles seja shiny. É como Random Encounters, mas pior, porque no fim dói-nos as pernas de tanto andar.

A melhor maneira de encontrar shinies no Pokémon GO é esperar que haja algum evento em que o Pokémon que vocês querem apareça mais vezes na natureza, depois é verificar cada um. Quanto mais aparecerem, maior a probabilidade de algum deles ser shiny. Para ajudar com isso, existem os ninhos.

O que são ninhos? Ninhos, como o nome indica, são locais onde é mais fácil encontrar Pokémon de uma certa espécie. Os ninhos são alterados a cada 2 semanas (mais coisa, menos coisa), e a última “migração” foi ontem, dia 2 de Setembro de 2021. Não há forma oficial de saber onde estes ninhos se encontram, nem que Pokémon lá estão, mas o mais próximo disto é o Atlas de Ninhos do site Silph Road.

Percebo que não seja esta a resposta que queriam ler. Também não era a resposta que queria escrever, acreditem. 

Como sempre, se acharem que me esqueci ou que me tenha enganado em alguma coisa, são mais do que benvindos a enviar-me um e-mail, ou a passar pelo nosso Discord. Assim que puder responder, irei fazê-lo.

E fico-me por aqui, minha gente! Sempre que existirem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.