Pokémon Evolutions – Análise Episódio 2

Img3

Boas, minha gente!

Esta é a análise do segundo episódio de Pokémon Evolutions, intitulado “The Eclipse“.

O episódio começa com um Murkrow a voar, e a passar junto de Lillie que está, junto com Selene, a subir a escadaria para chegar ao Altar of the Moone, no topo do Vast Poni Canyon, em Poni Island em Alola. Enquanto Lillie observa o Murkrow que acabou de passar por ela, ouvimos a voz de Lusamine a dizer a Lillie que esta não tem a força de um Treinador, e que não será capaz de salvar aquele Pokémon, que sabemos ser Nebby, o Cosmog.

Vemos então o flashback de quando o Cosmog foi atacado por Spearow, em Mahalo Trail. Lillie tenta salvar Nebby, mas o seu medo leva a melhor, e Lillie recua.

Img1

Noutro flashback, Lillie está a conversar com a sua mãe, Lusamine. A jovem apela ao coração da Presidente ao chamar-lhe de “mãe”, mas Lusamine responde que não tem filhos, muito menos filhos que rejeitam o seu amor. Após esta virar costas, Lillie aparenta começar a chorar, algo que Lusamine apelida de “comportamento feio”.

De seguida, vemos o momento em que Lusamine usa Nebby para abrir um Ultra Wormhole para ir combater com Necrozma. Quando o poder de Nebby é ativado, uma enorme rajada de vento atira Lillie ao chão, onde é socorrida pelo seu irmão Gladion. Nebby evoluiu para Cosmoem, e não responde a estímulos.

De volta ao presente, Lillie comenta em pensamento que aquilo que aprendeu em Alola é que as pessoas se devem ajudar mutuamente, e que tenciona ensinar essa mesma lição á sua mãe.

Após chegarem ao Altar of the Moone, Lillie e Selene colocam-se nos pedestaiss e começam a tocar as Flautas do Sol e da Lua. Quando o fazem, o símbolo da Lua presente na parede abre-se e um raio de luz incide sobre o altar. É então que Nebby voa até essa luz, e a luz desaparece. Ao longe, o mesmo Murkrow observa a cena. É então revelado que Nebby evoluiu para Lunala.

Img2

Nebby voa para junto de Lillie e esta diz a Nebby que tem de ir onde Lusamine se encontra, e que a Presidente não precisa tentar capturar Necrozma sozinha. Eis que se abre um Ultra Wormhole, e de lá de dentro caem Lusamine e Guzma, inanimados.

Assim que Lillie se aproxima de Lusamine, umas enormes garras começam a forçar o Ultra Wormhole a manter-se aberto, e de dentro deste surge Necrozma. Lusamine suplica ás crianças que fujam, pois Necrozma é demasiado poderoso. Após uma breve explicação do que se passou no Ultra Wormhole, Lusamine mantêm-se deitada no chão, enquanto que Lillie e Nebby se preparam para combater Necrozma.

Os dois lendários atacam-se mutuamente. Com Nebby a conseguir manter o inimigo afastado. Lunala ataca com um Moongeist Beam. Mesmo depois do ataque o atingir em cheio, Necrozma contra-ataca rapidamente. Isto surpreende Nebby, dando a Necrozma a abertura necessária para contra-atacar e absorver-la.

Lillie chama por Nebby, mas quem está no controlo é Necrozma, na sua forma Dawn Wings. Este abre vários Ultra Wormholes.

Lillie está aterrorizada, sem saber o que fazer. Mas com a ajuda de Selene, depressa recupera a coragem. Pode não poder fazer muito, mas vai fazer o que puder para parar Necrozma e recuperar Nebby.

Img3

Durante os créditos, temos uma cena em que duas crianças, demasiado novas para serem Treinadoras, brincam com os iniciais de Alola. Junto a eles, vemos 2 Pikachu com os chapéus das personagens jogáveis dos jogos Ultra Sun e Ultra Moon. Toda esta cena é observada pelo mesmo Murkrow de antes, que levanta voo para ir para parte incerta.

Tema deste episódio:

O tema deste episódio parece-me bem explicito: coragem. Lillie sempre foi uma pessoa que tem muito medo. Logo numa das primeiras aparições dela, em Mahalo Trail, Lillie diz que não se consegue mexer ao ver Nebby ser atacado. São várias as instâncias em que Lillie tem receio de algo.

Aqui, quando Lillie está no Altar of The Moone, após Nebby ter sido absorvido por Necrozma, por breves segundos vemos Lillie a fechar-se e a contrair-se, como se o pânico se começasse a instalar. Foi precisa a intervenção de Selene para Lillie ganhar de novo coragem para derrotar Necrozma. E lembrem-se, ela não pode fazer nada, nesta altura da história ela ainda não é uma Treinadora. É uma espécie de “Não sei o que posso fazer, mas vou fazê-lo”.

Quando o tema é coragem, eu gosto de falar de 2 referências que tenho. Uma delas é uma citação de Carly Fiorina: “Coragem não é a falta de medo, mas sim agir apesar do medo.” Isto diz-nos que o medo de algo não nos pode parar.

A segunda referência é uma música: “Drive” da banda Incubus. Acho honestamente que a primeira estrofe da música se aplica bastante bem à personagem da Lillie.

Isto é algo com o qual eu lido constantemente. Eu tenho o “hábito” de pensar demasiado em tudo, e sei que este vício já me privou de muitas oportunidades. Por isso é que gosto tanto da música que falei acima. Esta música diz que, por vezes o medo toma conta de nós, mas que temos de ser nós a “conduzir” a nossa vida, e não o nosso medo.

E fico-me por aqui, minha gente! Sempre que existirem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.