Shiny Quest #06 – Soft Resetting

Boas, minha gente! No último episódio de Shiny Quest (que já vai há algum tempo), falámos um pouco sobre como fazer Shiny Hunting […]

Boas, minha gente!

Shiny Quest L

No último episódio de Shiny Quest (que já vai há algum tempo), falámos um pouco sobre como fazer Shiny Hunting nos jogos da Geração 1.

Hoje, vamos abordar o método Soft Resetting.

Como já disse anteriormente, a mecânica de Soft Reset consiste em reiniciar o jogo para obter um encontro diferente. É o equivalente ao “desligar e voltar a ligar” da informática. Ao gerar um novo encontro, é gerado um novo Pokémon. Apesar da espécie poder ser a mesma, outros detalhes vão ser diferentes. Detalhes como IVs, natureza, e se o Pokémon é shiny são decididos quando o Pokémon é gerado, e salvo raras exceções, o Pokémon é gerado quando interagimos com ele.

Em alguns casos, como o do Shaymin no evento do Pokémon Platinum, nem sequer é necessário reiniciar o jogo. Basta fugir do encontro, e interagir de novo, e é gerado um Pokémon novo, que pode ser shiny. Mas estes casos são raros.

Se o resultado não nos agradar, podemos recomeçar o encontro.

Há raros casos em que um Pokémon é fixo, isto é, todos os seus detalhes estão definidos, mas estes casos são raros e normalmente fazem parte da história dos jogos.

Quase todas as consolas da Nintendo têm uma combinação de botões que automatiza o processo.

  • GB/GBC/GBA: Pressionar e manter premido A, B, Start e Select.
  • XD: Gale of Darkness: Pressionar e manter premido B, X e Start.
  • Nintendo DS: Pressionar e manter premido L, R, Start e Select.
  • Nintendo 3DS: Pressionar e manter premido L, R, Start ou Select.
  • Nintendo Switch: Não existe nenhuma combinação de teclas para fazer Reset. É necessário fechar o jogo e abri-lo de novo.

Este método é mais usado em Pokémon lendários ou Pokémon estacionários (como por exemplo o Wimpod na Route 8 em Alola), ou para Pokémon que recebemos (tais como fósseis ou presentes). Se o Pokémon for “shiny-locked”, ou seja, não puder ser shiny legitimamente, escusam de perder o vosso tempo.

Eis uma tabela dos Pokémon que estão “shiny-locked”:

JogoPokémon
Pokémon ColosseumTodos os Pokémon que não são Shadow Pokémon (como por exemplo o Espeon ou Umbreon iniciais do jogador, o Plusle de Duking, e o Ho-Oh recebido por completar 100 batalhas no Mt. Battle).
Pokémon XD: Gale of DarknessTodos os Shadow Pokémon
Black, White,
Black 2, White 2
Victini, Reshiram, Zekrom, Pokémon recebidos como presente que tenham Hidden Ability (Deerling, Eevee), o Zorua do evento, e qualquer Pokémon obtido num Hidden Grotto
X, YSnorlax, Lucario de presente, Articuno, Zapdos, Moltres, Xerneas, Yveltal e Zygarde
Omega Ruby, Alpha SapphireKyogre, Groudon, Rayquaza e Deoxys
Sun, MoonZygarde, Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu, Tapu Fini, Cosmog, Solgaleo, Lunala, Ultra Beasts (Nihilego, Buzzwole, Pheromosa, Xurkitree, Celesteela, Kartana, Guzzlord), Necrozma, Magearna, Marshadow, e qualquer Pokémon que pode ser encontrado num local de Trial, que não pode ser capturado
Ultra Sun, Ultra MoonZygarde, Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu, Tapu Fini, Cosmog, Solgaleo, Lunala, Necrozma, Magearna, Marshadow, Zeraora, Totem Pokémon, novos Pokémon com os quais se pode interagir (exceto Ditto), e qualquer Pokémon que pode ser encontrado num local de Trial, que não pode ser capturado
Let’s Go Pikachu/EeveePikachu e Eevee (parceiros)
Sword, ShieldTodos os Pokémon recebidos como presente (exceto fósseis), Type: Null, Zacian, Zamazenta e Eternatus
SwSh: Isle of ArmorTodos os Pokémon recebidos como presente, incluíndo Kubfu
SwSh: Crown TundraTodos os Pokémon recebidos como presente, Keldeo, Victini, Glastrier, Spectrier, Calyrex, Galarian Articuno, Galarian Zapdos and Galarian Moltres.

As probabilidades de ser shiny dependem do jogo, do tipo de encontro e se têm o Shiny Charm:

GeraçãoTipo de encontroProbs. baseProbs. c/ Shiny Charm
2-4, 5 (BW)Soft Reset1/8192Não existia Shiny Charm nestas gerações
5 (BW2)Soft Reset1/81923/8192 (~1/2731)
6-8Soft Reset1/40963/4096 (~1/1365)
6-8Pokémon recebidos como presente1/40961/4096

Resumo

Hoje, aprendemos como e quando os jogos geram um Pokémon, como forçar um novo encontro, que Pokémon não podem ser obtidos shiny por Soft Reset, bem como as probabilidades deste método ao longo dos anos. Ah, e vimos que “desligar e voltar a ligar” não é só uma frase feita.

E fico-me por aqui, minha gente! Sempre que existirem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.