Pokémon X – a minha review ao jogo!

Fadárioreviewaz

Olá treinadores!

Nós, os membros do Poké Center Blog, decidimos cada um fazer a sua própria análise ao jogo. Combinamos também que nenhum de nós leria o que os outros escreveram antes de publicarmos o que vamos escrever, para que sejamos o mais fiéis às nossas opiniões pessoais quanto possível. De outra forma, correríamos o risco de adicionar pormenores, subconscientemente.

Bom, e depois do meu discurso de abertura ao tema, vamos lá então à análise do jogo. Ontem cumpri algo especial e que poderão ver no final desta minha análise. ^^

Antes de começar aviso que faço vários spoilers ao jogo, ao longo da minha review, pelo que tenham isso em atenção caso não queiram saber certos detalhes da história por ainda não terem passado o jogo todo ou sequer começado.

Pokémon X trouxe uma verdadeira lufada de ar fresco aos jogos da franquia Pokémon. Recordo-me com algum carinho quando em 1998 comprei os jogos Pokémon Red e Pokémon Blue. Eu e o meu melhor amigo jogávamos e combatíamos um contra o outro, eu com o meu Charmander, ele com o seu Squirtle, através do Link Cable.

Bons tempos.

Depois destes jogos muitos outros se seguiram. Eu todos joguei, a todos cheguei ao fim, e completei as Pokédex.

Pokémon X trouxe-me muitas coisas novas, muitas inovações. A nível de gráficos, está muito bom. Leio muita gente a queixar-se do facto do 3D ser um revés pelo facto de ser possível de usar apenas durante as batalhas, mas na minha modesta opinião, o 3D nada me trouxe de novo. Experimentei várias vezes “activá-lo”, mas não me cativou o suficiente para o usar sempre que participo em batalhas.

Pokemon Pt2 03 Thumb

Gosto imenso dos pormenores que foram introduzidos em Pokémon X e Pokémon Y. O facto de nos deslocarmos de vários meios de transporte, para além das Running Shoes – que agora sim, dão mesmo valor ao seu nome, passando pela Bike, que achei imensa graça ao detalhe de quando chega a noite, uma luzinha se acende para iluminar o caminho.

272

Em Lumiose City, a capital da região de Kalos é possível deslocarmo-nos de táxi, embora seja preciso pagar algum dinheiro para os usar. Mas existem mais: cedo no jogo recebemos os Patins em Linha, com os quais nos podemos deslocar de forma muito livre, usando o D- Pad e podendo fazer floops e aprender novas técnicas à medida que avançamos e exploramos o jogo. Depois de vencermos a Elite 4 e voltarmos ao jogo, o Professor Sycamore oferecerá um Pass para o TVG do jogo, que nos levará a um local especial, onde encontrarão o motivo de ser importante trocarem Friend Codes com outras pessoas.

Já agora, o meu FC é: 3797-7037-9319.

Se me adicionarem, avisem-me, para vos adicionar também! ^^

A estes meios de transporte acrescem mais 3: em certas partes do jogo, vocês podem andar montados em Rhyhorn, Mamoswine e Skiddo/Gogoat!

Todas estas experiências são únicas e montar Skiddo/Gogoat é bastante engraçado, existe uma pequena quinta com alguns onde podemos andar aos saltos e explorar uma route inteira montados num e a música que acompanha esse momento é leve e divertida. Além destes meios todos, temos 1 Lapras que um Pokémon Breeder nos oferece, sendo o único Pokémon que podemos ver montado quando fazemos Surf.

Images+(3)

A aventura está muito mais equilibrada e fácil do que é costume. Qualquer jogador, veterano ou não, conseguirá chegar ao final do jogo sem grandes dificuldades. Existem muitos treinadores espalhados pelas Routes, Caves, e até ocultos nas Tall Grass. Uma das coisas que me surpreendeu foi o facto de levarmos um tempo considerável a chegar até ao encontro com o Professor Sycamore [pelo menos 1 hora de jogo vão levar] e depois, até chegarem ao 2º Ginásio, mais um bom tempo. Mais tarde no jogo, já com uma boa equipa feita, os últimos Ginásios são bastante seguidos e relativamente fáceis de vencer.

Ezgif 5 81f5931f8c

Muitas coisas acontecem pelo meio.

Vocês quando começam a aventura, começam com mais 4 amigos. Um deles só quer saber de aprender danças com Pokémons, outro só quer saber de competir com vocês por qual de vocês os dois tem mais Pokémons vistos na Pokédex. Tanto um como outro em determinada altura do jogo desafiar-vos-ão para combater, a sério!

Quanto aos vossos rivais mais “activos”, esses sim, desafiam-vos vastas vezes ao longo do jogo e depois do fim, um deles oferece-vos o seu Pokémon Starter – no meu caso, recebi um Chespin, já que eu tinha escolhido o Fennekin. Quanto ao outro rival, depois de passarem o jogo, estará numa cidade à vossa espera para combater com vocês. Da primeira vez que voltarem a combater, ele desbloqueará a saga das Mega Stones e oferecerá a Absolite.

E com isto partimos para outra inovação que estes jogos trouxeram – as Mega Evoluções! Muita tinta já correu Mundo fora a propósito deste tema. A meio do jogo vocês serão testados por Korrina, a líder do 3º Ginásio, e que anda sempre acompanhada pelos seus 2 Lucarios.

063

Um deles afeiçoa-se a nós e diz à Korrina que prefere ficar na nossa companhia, a continuar na cidade com ela. Depois de a vencermos e de passarmos um teste, a Korrina oferece-nos esse Lucario e recebemos 2 objectos especiais: a Lucarionite, a pedra que permite ao Lucario Mega-Evoluir e a Mega Ring, uma pulseira que activada em simultâneo com uma Mega Stone, permite aos Pokémons Mega Evoluír. Conseguirão algumas das pedras ao longo da aventura, mas a grande maioria só é obtida após passarem o jogo. No total vocês podem ter 30 Mega Stones [actualmente].

A história das Mega Evoluções e das Mega Stones são os grandes temas do jogo. Além de várias personagens, como o Professor Sycamore, o/a nosso[a] rival e o Boss da Team Flare, algumas personagens mais secundárias também fazem referências a elas.

Pxywikiwalkthrough1141

O plot do jogo está bastante bom, porque mistura o Passado e o Presente, com a entrada de um personagem muito especial: o Rei AZ, um misterioso [e gigantesco] homem que supostamente anda a vaguear pela Região de Kalos3000 anos, à procura do seu companheiro Pokémon, um Floette.

Afb1
Esta é uma das cenas mais lindas e emocionantes do jogo!

Quando estava a fazer a minha jornada, muitas foram as vezes que me recordei do 15º filme de Pokémon, devido às semelhanças da história de ReshiramZekrom e de Victini [que coitadinho, ficou à espera que o seu treinador aparecesse para o vir buscar. Esse treinador era um Rei que entretanto morreu de velhinho. Victini aguardou muitos anos que ele aparecesse]. Se esse Rei e o Rei AZ têm alguma ligação, é algo que creio ser possível, pois no Palácio de Versailles Parfum Palace, nos Jardins do Palácio, existem 2 estátuas – 1 de Reshiram e 1 de Zekrom.  

A Team do Mal é a Team Flare. Os seus membros tem todos um look arrojado, mas o Boss deles, Lysandre, é sem dúvida, a personagem que mais gostei. É lindo, é forte, é poderoso! É um verdadeiro e digno aristocrata!

Lysandre X And Y
[Ele tem sangue real nas veias, o que pode explicar a sua aparência]

Lysandre um grande filósofo e não está com meias medidas – ele quer acabar com o nascimento desmesurado e o desiquilíbrio que Humanos e Pokémons estão a provocar no Planeta Terra. Lysandre está disposto a tudo para conseguir trazer um novo Equilíbrio ao Mundo – mesmo que para tal tenha de erradicar a Humanidade e deixar a Natureza recomeçar tudo de novo.

Pxywikiwalkthrough1141

Achei essa temática extremamente interessante e em certo ponto, concordo com os ideais dele. Nesse aspecto, acho que os jogos de Pokémon se tornaram mais maduros, mais virados para um público não tão infantil, que não iriam compreender a profundidade deste tipo de temas, mas para um público mais velho e até adulto.

As músicas do jogo são muito bonitas e dela destaco as minhas favoritas: a Bike Theme e as músicas que tocam no final do jogo, que é lindíssimo!

A todos os que ainda não chegaram ao fim do jogo, assistam com muita atenção ao que se sucede depois de vencerem a pessoa campeã de Kalos, pois vão aceder a duas cutscenes que não voltarão a ver, mesmo depois de voltarem a passar a Elite 4!

Acreditem, vale bem a pena! ^^

Como a review já vai longa, vou apenas referir mais duas coisas – adorei o pormenor do nosso personagem se virar para o lado quando está a passar de bicicleta por uma placa. Adoro também o facto de nos ajoelharmos quando estamos a falar com crianças no jogo, achei esses detalhes muito atenciosos.

Quanto ao lado negativo, acho que foi muito triste esta 6ª Geração ser composta apenas por poucos Pokémons. A 6ª Geração tem apenas 69 Pokémons. Esperava pelo menos o dobro dos que apresenta. Se capturarem todos os Pokémons da Região de Kalos, capturam 451 Pokémons diferentes.

Ainda existem Pokémons que têm variedades, como é o caso dos Vivillons – se os quiserem ter a todos, terão de reunir 18 diferentes e os Flabébés, que existem em 5 tipos diferentes. [não aumentam o número da vossa Pokédex, though.]

Na altura em que escrevo este artigo, começou o rumor que serão lançados brevemente mais 3 Pokémons Lendários e mais 2 Pokémons com Mega Evolução. Fala-se até em 2 novas Vivillons! Esperemos para ver. Apesar deste pequeno aspecto negativo, na minha opinião, o jogo está excelente, garantindo horas e horas de diversão a todos vocês! 

Existe sempre algo novo a explorar, a testar, a treinar!

Muito mais haveria a dizer, mas… deixo aos meus colegas do blog o resto através das suas análises aos jogos! 🙂

Para me despedir, deixo-vos com algo especial… espero que gostem!

Consegui acabar as Pokédex de Kalos ontem de manhã!

A Vivillon Collection já a terminei há duas semanas! ^^

Dscn0761

 As Pokédex de Kalos completas!

Dscn0747

Este objectivo foi-me proposto pelo Shu. Eu achei graça e aceitei fazê-lo – coleccionar todas as espécies de Vivillon do Mundo inteiro!

E agora, resta-me esperar pelo Pokémon Bank e pelo Pokémon Transfer para completar a National Dex! ^^

Um grande abraço e obrigado a todos vocês que tiveram a paciência para ler o meu testamento,
Professor Fadário



2 comentários a “Pokémon X – a minha review ao jogo!”

  1. Avatar de Lawliet Shinzo
    Lawliet Shinzo

    Muito boa análise! xD
    E vais-me ajudar no objectivo de completar o Dex! xDD

  2. Avatar de Unknown
    Unknown

    A teoria do AZ/Victini até está bem pensada..!
    Congrats on the Kalos dex 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.