10 anos de PokéCenter Blog

10 anos de PokéCenter Blog. O anúncio de Pokémon X e Y parece que foi ontem…

Boas, minha gente!

Sei que já passou um mês desde o 10º aniversário do blog, mas não nos foi de todo possível publicar isto mais cedo.

Para celebrar a nossa primeira década de existência, pedi ao resto da equipa que escrevesse um pequeno texto sobre os 10 anos do blog. A nossa Cacia não teve possibilidade de escrever o seu texto, mas este artigo será atualizado assim que ela o fizer.

Comecemos então por mim,

10 anos. Deixem isto assentar.

A jornada que começou lá nos idos de 2012, com um artigo sobre TCG, chega finalmente à idade com dois dígitos.

Achei que o 10º aniversário era uma excelente altura para uma edição de “Extreme Makeover: Pokémon Fansite Edition”. Após 10 anos, estava na altura de evoluirmos.

Talvez se perguntem, “Mas vocês estavam tão bem como estavam, para quê mudar?” A isso, eu respondo: Desde que o Lawliet me adicionou à equipa, que eu me queixava da falta de funcionalidades do Blogger, o sistema que usávamos antes. Sempre usei WordPress, e raras vezes ele me desapontou, por isso, decidi propor a migração do site para esta nova plataforma.

Como disse acima, são 10 anos de história. Contidas nestas páginas, estão aqui algumas das épocas mais felizes e mais tristes da comunidade em geral, e da nossa equipa em particular. O primeiro jogo anunciado desde o início do blog, o nosso primeiro evento, a primeira vez que fomos reconhecidos pela própria Nintendo Portugal, tudo isso são momentos que nos marcaram, e que queremos levar connosco durante a nossa vida.

Por isso estabeleci um objetivo: migrar TODO o PokéCenter Blog, e os seus 10 anos de história, para o WordPress. E não foi fácil. Algumas das coisas que foram publicadas aqui ao longo dos tempos tinham recursos que foram importados de outros sites e que foram movidos, eliminados, ou caíram no esquecimento. Para combater isto, fiz muito trabalho de arqueologia digital. Cada artigo está agora (quase) como estava aquando da sua publicação. Apenas houve 2 artigos que ficaram completamente irrecuperáveis.

Eis algumas estatísticas da nossa história. Durante estes primeiros 10 anos de história:

  • Tivemos mais de 920 mil pageviews, em mais de 1200 artigos.
  • O nosso artigo mais visitado é o Apanha-os a todos no McDonald’s!, escrito pela Cacia, que acumulou cerca de 12500 visitas.

Dez anos. Dez longos anos de história (para mim foram menos, mas mesmo assim). Muito, mas muito obrigado por nos lerem, e fiquem por aí, porque o melhor está ainda para vir.

Roberto (Shiny Hunter Rob)

Passo agora a palavra aos meus colegas.

10 anos… Bem vistas as coisas, estamos a falar de 1 década. Estamos a falar de 120 meses; 521 semanas; 3653 dias… Podia continuar, mas acho que já fica absurdo referir que são 315576000 segun… Bem, desculpem, mas a emoção é de facto muita e a reflexão está-lhe equiparada. 

Estes 10 anos são verdadeiramente surreais. Olhar para trás e perceber o que construímos aqui em conjunto com a comunidade é verdadeiramente algo incrível. O PokéCenter Blog nunca foi simplesmente o site. O PCB é apenas uma parte de um projeto maior que teve inúmeras vertentes e algumas delas nunca chegaram a sair do papel. Só nós sabemos todas as ideias que já foram ditas no seio desta equipa, todas elas para entreter esta comunidade que adora Pokémon tanto quanto nós.

Numa década, conseguimos fazer vários passatempos e dar muitos prémios, fundar um blog comunitário, criar uma rádio online, fazer nascer um canal do YouTube, entrevistar atores de renome, participar em chain-plays e apoiar projetos fan-made, trabalhar diretamente com a Nintendo, conhecer os criadores da franquia Pokémon, fazer nascer uma revista digital e um site com maior abrangência no mundo geek… Pelo caminho ficaram algumas ideias megalómanas como uma PokéCenter TV, um Mangá com história original nossa e até um evento nacional de Pokémon…

Foram 10 anos a trabalhar para uma comunidade, 10 anos de notícias, 10 anos de rumores e leaks, 10 anos de dedicação, 10 anos de jikai made. Venham os próximos 10.

Ricardo (Lawliet Shinzo)

10 anos, parece que estamos todos a começar a escrever assim, então que melhor homenagem que referir a idade do blog, só para nos sentirmos mais velhinhos.

Quem me conhece sabe que escrever estes artigos, e editoriais para a MegaZine, são me bastante demorados e com pouca resolução, mas sempre os escrevi e este não será diferente.

Podia debitar tudo o que conseguimos conquistar durante esta última década, apenas estaria a parafrasear os meus colegas acima e não foi para isso que me contrataram, mas que isso não me impeça, durante os dez anos trabalhamos para ajudar comunidade de Pokémon a crescer e com ela também nós.

Ao longo do meu percurso dentro do PokéCenter Blog publiquei pouco, é uma verdade, sempre fui mais empenhado no trabalho de back-office e de termos sempre a melhor imagem possível. Quando falo em imagem refiro-me à arte que está presente em todas as nossas plataformas. Tem sido um grande desafio ao longo dos anos conseguir acompanhar a actualidade para que o nosso Blog tenha sempre aquele aspecto moderno que já vos habituamos. 

Outro desafio que tivemos foi conciliar a nossa vida pessoal e profissional com o projeto. Lembro-me do tempo da MegaZine que depois de um dia de trabalho havia uma noite em branco para conseguir acabar a tempo do lançamento, isto voltou a acontecer durante as semanas que antecederam o aniversário do blog, noites seguidas a fazer material gráfico.

Vale ou valeu a pena? Claro que sim. Quando trabalhamos para a nossa paixão todas as dores de cabeça são passageiras e quando temos uma equipa que se apoia mutuamente nem existem dores de cabeça.

Não posso deixar de agradecer a todos os fãs de Pokémon e do PokéCenter Blog, em particular, por acreditarem em nós e é por vocês que continuamos a trabalhar.
Tenho de agradecer a todos que apesar de não pertencerem ao Blog, ao longo dos anos nos ajudaram a fazer tantas coisas e que sem eles alguns projectos não teriam saído do papel, e um projecto em específico saído em papel, bem foi uma revista online, mas percebem a ideia.

Marcelo (Tutan Greem)

10 anos. Já pareço um disco riscado, mas é por ser incrível o facto de o projeto já ter 10 anos de existência. Dizer “obrigado” a todos os que estiveram desse lado parece pouco, mas acreditem que é sentido por toda a equipa. E vamos continuar a trabalhar para vos trazer o melhor conteúdo do mundo Pokémon.

Até à próxima!



Um comentário a “10 anos de PokéCenter Blog”

  1. Avatar de Sofia
    Sofia

    Muitos parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.